Duvidas com relação a trailers pesados

Boa tarde .
tenho interesse em adquirir um trailer, mas tenho duvida sobre o peso e tamanho ideal para o tipo de uso que pretendo. Quero um equipamento para rodar em locais diversos, andei verificando o guia de camping e a maioria dos campings , não tem uma estrada de acesso plana muitas são cheias de ladeiras subidas e descidas as vezes ingrimes, obviamente nem todos os campings tem condições de receber equipamento grandes, mas essa é ideia conhecer campings com diversas estruturas. Analisei 2 equipamentos, um kc 640 aprox 1600k e um turiscar vila rica 2300k. É muita diferença de peso.
Mas imagino um tracionador tipo pajero sport 43kgf torque ou ou até uma pickup s10. Para rebocar o kc 640 moleza, mas no caso do vila rica, me pergunto, em de estrada com aclives o tracionador aguenta subir descer as rampas? Tavez possa patinar mesmo sendo 4x4. imagino na lama!
Alguem já teve experiencia parecida para relatar?
Agradeço desde já as opiniões.

1 curtida

Seja bem vindo, Nelson!

Nós tinhamos exatamente esse conjunto: um trailer equivalente ao Vila Rica (era de fato um Vila Rica mas foi reconstruído) que era até um pouco mais pesado que os 2300kg, e uma S10 que adquirimos justamente pelo motor que era o mais forte da categoria naquele ano, e pela robustez para cargas desse tipo de veículo.

Nunca tivemos problemas em subidas, e o mais próximo que chegamos de ficar presos em algum lugar foi em um encontro em Candelária, pois estacionamos em um gramado em declive com uma valeta a frente, e choveu no último dia. O 4x4 e o fato de termos estacionado de forma a sair de ré nos salvou, pois o trailer empurrava a camionete para baixo e aumentava a tração. E isso que nunca nos limitamos a ficar em locais tradicionais… sempre que tinamos a oportunidade, como no Parque Santa Teresa ou o Camping da Pinguela, gostávamos de ir para o meio do mato e ficar entre as árvores. Sem maiores dificuldades. Meu lema era “se entrou de alguma forma sai depois”. :smile: As vezes dava um certo trabalho para entrar ou sair, claro… mas com calma vai.

Dito isso, muito respeito as descidas! Isso é verdade para todos os veículos pesados, mas em especial aos trailers pois os freios deles são pouco eficientes e quem segura realmente é o veículo tracionador, o que facilmente causa o super-aquecimento. Nós tivemos um episódio que contei antes aqui onde ficamos praticamente sem freios, e isso que eu achava que vinha cuidando os freios. A partir dali descidas muito ingrimes foram feitas em segunda marcha. Mas desde que se tenha isso em mente, também não é um grande problema. Fomos a Gramado várias vezes, passamos pelos morros de Bombinhas em Santa Catarina, subimos e descemos a serra de Curitiba, e assim por diante. Desde que se tenha tranquilidade e respeito com o problema, é tranquilo.

Quanto ao tamanho e peso ideal, isso é muito particular de cada um e depende do estilo de viagem que se pretende fazer. Quanto maior a casa, maior o conforto quando parado e maior a dificuldade na estrada e nas manobras. Quanto menor a casa, maior a facilidade de se locomover e acessar lugares difíceis, e menor o conforto quando parado. O perfeito não existe… cabe a cada um pensar sobre o seu propósito.

Grande abraço, e mais uma vez seja bem vindo.

2 curtidas

Oi Gustavo
Valeu pela sua experiencia .
Eu sou de São Paulo, realmente o trailer grande deve ser o ideal, estou quase optando por ele, e se a pickup que é mais pesada pode dar conta, melhor.
Valeu

2 curtidas

Olá Nelson, estou com um diamante club 97 para vender, é de um amigo que está com problemas de saúde, se interessar te mando foto sou do RJ mas o trailer está em MG 21 999913506 abraço Carlos Fanara

1 curtida

Ola Carlos
Agradeço pela apresentação, mas o projeto é só para ano que vem
valeu.

2 curtidas