Autonomia elétrica heterodoxa?

Oi Gustavo,
Obrigado por seu comentário.
O alternador de minha Adventure 1.8 2012 é de 110A - forte, não?
O que você achou da conexão do positivo na bateria, não direto do alternador, mas usando a bateria como ‘estabilizadora’ ? É uma automotiva 50A.
O cabo positivo até a mala foi de 25 mm, uns 3,5 m.
Os 15 metros de fio de 2,5 mm chutei, é o fio que usava para cortar a grama do jardim, acho até que é menor. Mas entendo que a finalidade aí é só afastar o carro em lenta da gente, ainda que seja silencioso, econômico e provavelmente bem menos poluente do que um gerador.
Parados no sinal nem sentimos se está ligado ou desligado, certo ? E para 220V talvez pudesse ser até fio 1,5mm, não ? Será plugado na externa do trailer, a mesma da energia de rede/camping, carregando através do inversor-carregador Achord´s de 1000W.
A dúvida que me resta é a que você mencionou, de evitar as perdas na transformação CC-CA-CC - a viabilidade/vantagem de - quando em trânsito - fazer a conexão direta do cabo de 12V que chega no inversor, com plugs no engate, até o trailer. Seriam mais uns 3-3,5 metros. Você acha que um cabo igual de 25 mm estaria bom ? (Bem, como nesse caso eu pediria essa instalação ao eng. elétrico da fábrica, ele poderá julgar, ao instalar).
Hoje estive lendo um texto do Jandir de Teresópolis no Fórum Macamp, que me entusiasmou, diminuiu minha sensação de estar inventando coisas…
AQUI, pelo início.
Isso aí,
Um abraço, Gustavo,
Nelson

Olá Nelson,

Eu não tenho conhecimento suficiente para dizer se é forte ou fraco para o contexto. A questão que eu tentaria responder é se ele é superdimensionado o suficiente para tolerar esse tipo de “abuso” de forma constante. Ou seja, além de toda a carga para o qual ele foi projetado para suportar durante o funcionamento do veículo, ele estará a fornecer 60A, possivelmente por várias horas. Ou seja, o veículo funcionaria com com um alternador de apenas 50A (110 - 60)? O alternador foi projetado para funcionar de forma constante com esta corrente?

Essa forma é realmente a tradicional para esse tipo de sistema. Por exemplo, quando construímos um sistema solar, o carregador solar alimenta a bateria, e o cabo para o inversor sai diretamente da bateria e não do cabo que vai para o controlador de carga solar, por este mesmo motivo.

Essa distância é significativa para a corrente. Para dar uma ideia, com 60A irá perder em torno de 0,75V devido aos 7m (3,5m x 2) de cabo de 25mm². Se utilizar o chassis como negativo pode melhorar um pouco para 0,4V. Dito isso, assumindo um alternador não inteligente que ficará nos ~14.5V sempre que ligado, pode ser irrelevante para esta carga e distância. Ainda assim, eu mediria tudo para ter uma ideia concreta da tensão que está a chegar no inversor em momento de demanda.

14 metros de cabo 25mm² com 60A de corrente teria uma perda de aproximadamente 1.5V. Se o alternador fornecer 14.5V, chegam 13V ao trailer. O conversor DC-DC ficaria no trailer, e levantaria esses 13V de volta para 13-15V dependendo da configuração do conversor, então não haveria problema nenhum. O conversor que eu uso da Victron, para dar um exemplo, aceita entrada de 8V até 17V, e entrega em uma tensão regulada do outro lado conforme a configuração (eu uso 13.2V). Por isso, as perdas não são um grande problema.

Um outro detalhe que acho que não cheguei a comentar é o barulho do inversor. Chegaste a ligar o inversor com carga alta para ver o ruido do ventilador? A menos que seja um ventilador de excelente qualidade, o que é raro em inversores (eu nunca vi), provavelmente vai incomodar durante a viagem.

Depois nos conta como anda o trailer.

Grande abraço.

1 curtida