Claro, vamos lá.
Com o inversor isso não ocorre porque o que dá choque é a diferença de tensão. Sem o circuito elétrico fazer a volta de forma a oferecer um caminho para os elétrons, não há choque. Uma forma legal de entender isso é pegar um transformador isolador, onde não há conexão entre a entrada e a saída do transformador, e tocar no fio fase do transformador. Não dá choque. E nem no neutro. Só não podemos tocar nos dois porque aí se estabelece o circuíto.
Mas atenção, “não façam isso em casa”! A maioria dos transformadores de média tensão (110V, 220V, etc) não é isolador, mas sim o que chamamos de “auto transformador”. Para economizar material, existe conexão entre a entrada e a saída.
Então, voltando ao inversor: por que não dá choque? Porque se estiveres do lado de fora da autocaravana e tocares no chassis, só estarás tocando em um dos polos. O outro está isolado dentro da autocaravana. Não há circuito.
E então, por que dá choque quando está ligado na tomada? Porque o circuito e o caminho existe. A terra faz parte do circuito elétrico do sistema energético. Ou seja, pé na terra, mão no chassis, e… fase no equipamento? Tem circuito? Opa, normalmente não! Falta alguma coisa entre a mão no chassis e a fase no equipamento. O que pode estar fazendo esta ponte entre o chassis e o fase? Algumas possibilidades:
-
Um equipamento elétrico tem fase e neutro estritamente determinados, e está ligado invertido. Isso faz diferença porque, apesar de não ser uma boa ideia, as vezes ligam o neutro no terra, e o terra seguidamente vai para o chassis do veículo na esperança que algum bom samaritano coloque uma haste para proteger contra problemas.
-
Um equipamento elétrico está com problemas, e está com o fase tocando no chassis do próprio equipamento, e o terra do equipamento passa para o chassis do veículo. É exatamente para isso que o fio terra serve: nesse tipo de problema, oferecer um caminho mais fácil para a energia ir para o chão que não seja o nosso corpo. Só que nesse caso funciona ao contrário infelizmente, porque chassis não é aterrado e cria um problema ainda maior que o original.
-
Uma fonte chaveada 12V ou equipamento similar (carregador de baterias, etc) está com problemas. Esse é semelhante ao problema anterior, mas ao invés de passar através do terra, o equipamento 12V está passando os 220V direto para o neutro 12V, que com frequência é conectado ao chassis. Esse comportamento também é bem interessante… muitos curiosos tomam choques sérios por conta disso. Vários equipamentos que funcionam internamente em 12V, na verdade funcionam entre 220V e 208V, por exemplo. Essa diferença dá 12V, e em termos eletrônicos não faz a menor diferença se o delta é de 0 para 12, ou de 208 para 220… são 12V na mesma. Mas para o gajo que testa com multímetro e depois coloca a mão faz toooooda a diferença… Esses equipamentos são sempre fechados e se for de uma fábrica conhecida vão ser difíceis de abrir (parafusos especiais, etc), e haverá um aviso em algum lugar para não abrir. Equipamentos 12V com conectores externos (as “bananinhas”) serão sempre isolados, logicamente.
Bom, então… qual a forma de descobrir o problema? Na verdade, bastante simples: um equipamento está fazendo a ponte entre o fase e o chassis, e temos que descobrir qual é. Para isso, basta desconectar completamente um por um e testar entre cada um deles. Mas não vale o interruptor do equipamento. É preciso realmente remover a conexão física do fase/neutro e o equipamento, porque se o equipamento está alimentado ele pode fazer mal uso do circuito, ligado ou não.
Para ninguém morrer, eu sugiro não testar com a mão. O multímetro entre o fase e o chassis, ou mesmo entre a terra e o chassis, vai acusar tensão. Vai ser mais de 50V, do contrário não dava choque.
Depois nos conta como foi aí, e cuidado com os choques elétricos. Enquanto não descobrir o que é, pode ser que toque em um local errado e o choque seja mais forte, e dependo do local por onde passa a energia no corpo o risco é real.
Grande abraço, Sandro.