Chines Senoidal Pura ou Xantrex Modificada ?

Pessoal, boa noite.

Sou novo no fórum pois acabei de adquirir uma Ford Transit furgão longo para converte-la em um pequeno Motorhome. Com relação ao projeto elétrico do mesmo estou enfrentando uma duvida que gostaria de compartilhar com os colegas.

Quero instalar um inversor com no minimo 3.000 W de potencia. Ainda que não vá precisar para o que pretendo instalar agora, quero ter disponibilidade de carga para futuras incorporações (um AC Inverter por exemplo). Estou avaliando duas possibilidades:

Minha tendencia eh pelo Xantrex (pela confiabilidade da marca), mas tenho receio de eventuais problemas em função da onda modificada. Quanto ao chines, fica a duvida da qualidade (ateh por isso mesmo estou comparando um de 3.000 W com o chines de 4.000 W).

Alguém com experiencia e/ou conhecimento para compartilhar ?

Antecipadamente muito grato e um grande abraco,

Marco

Boa noite, Marcolas
A Xantrex tem também inversor de senoide pura.
É mais caro mas é o indicado quando você quer alimentar motores elétricos.
Outro cuidado é ver a sua disponibilidade de energia nas baterias para acionar um ac.
No forum temos colegas com bastante experiência nessas aplicações.
Com certeza vão ajudar.

Oi Helvio, boa noite !

Obrigado pela contribuição ! O tema é que um inversor de onda pura da Xantrex de 2.000 W custa quase o dobro de um inversor “chines” de 4.000W… por isso minha duvida se vale a pena um chines de maior capacidade nominal ou um Xantrex “bom” de onda modificada…
Estou inclinado ao chines que postei o link, até porque com um investimentomenor fica menos dolorido se tiver que voltar atras mais tarde.
Mas não tenho ideia do risco de qualidade/confiabilidade que estaria assumindo com esta escolha…

Abração,

Marco

Bom dia @Marcolas,

Não é nem uma questão de risco, já que sabemos ao certo o efeito da diferença entre onda quadrada ou modificada e onda senoidal. Se houverem motores diretamente ligados nessa fonte de energia, conforme o @Helvio mencionou, a onda senoidal é muito importante pois a base desses motores são bobinas eletromagnéticas que atraem e repelem gradualmente com suavidade conforme a onda. Se a onda for quadrada ou modificada, ao invés desse processo ser gradual e suave, é aos trancos. Isso se traduz em baixa eficiência, baixa durabilidade, e quase sempre ruídos. Não é legal.

Um fator interessante nesse caso é que se o motor for inverter, existe a chance do próprio compressor não sofrer esse problema, pois o nome “inverter” vem justamente do fato de que nesses motores a onda é primeiro retificada (passa a ser corrente contínua) para depois ser novamente transformada em alternada com potência variável. Ainda assim, é quase certo que além do compressor em sí vão existir outros motores tanto na máquina externa quanto na interna para os ventiladores, e esses não vão passar pelo inversor. Então o conselho ainda vale.

No nosso caso, fizemos exatamente esse cálculo e acabamos com um inversor de marca desconhecida de 4kW (chinês quase todos são, acredito que inclusive o Xantrex/Schneider), tanto pela questão do preço, quanto pela potência, peso (alguns Xantrex/Schneider usam transformador), e também por conseguirmos um inversor na especificação exata que queríamos (220V, 60Hz).

1 curtida

Bom dia, Gustavo.

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Montar um motorhome é uma aventura que nos propicia adquirir um montão de conhecimento, como os que eu estou absorvendo aqui no site. Obrigadão mesmo.

A questão do inversor acabou se tornando menor, pois estou fazendo a opção de um ar condicionado 24V de caminhão para ser instalado no teto e que seria alimentado diretamente pelas baterias. Portanto devo fazer a opção por um chinês de onda pura mesmo.

Nesse cenário agora me surgem duas duvidas complementares:

  • Faz algum sentido ter a instalação do motorhome toda em 12 V e instalar um conversor DC-DC de 12 para 24V (step up) somente para o ar ? Ou melhor fazer a instalação toda em 24 e instalar um DC-DC de 24 para 12V somente onde não houver disponibilidade de equipamentos em 24 v ? (as claraboias com ventiladores, por exemplo, são todas em 12 V)

  • Eu vou instalar 4 painéis de 100 W no teto. Caso queira montar o circuito em 24 V o mais correto é primeiro ligar painéis dois a dois em paralelo e depois ligar os dois conjuntos em serie ou ao contrario (primeiro dois a dois em serie e depois os dois conjuntos em paralelo). Realmente não sei se a ordem interfere, pois em qualquer caso teria o resultado final em 24 V com o dobro da amperagem nominal de cada painel…

Um abraço grande,

Marco

1 curtida

É um prazer ajudar de alguma forma, Marco.

Pensa bem nesse esquema do ar condicionado de 24V que pode sair caro e te dar trabalho no final das contas. Pra ter uma idéia rápida, o nosso ar condicionado de 7500 BTUs, que não é um ar condicionado muito grande hoje em dia, consome 750W. Se a gente fosse alimentar isso com uma fonte de 12V, teria que ter uma fonte de 60A, sem considerar nada mais. Isso tem que ser refletido em um fonte de boa capacidade, no cabeamento, e a de se ter cuidado nas distâncias, entre outras coisas. Nesses valores de alta corrente, acho que também não vai ser muito fácil achar um conversor step-up DC-DC, mas estou chutando pois nunca procurei.

Se for realmente fazer isso, e estás fazendo do zero, o melhor talvez seja fazer tudo em 24V já do início. Quanto aos painéis solares, não faz diferença nesse sentido, e vai depender mais da capacidade do controlador. A maioria dos controladores de carga bons vão entregar 12V ou 24V automaticamente (mas é bom verificar!), e precisa do controlador de qualquer forma porque a tensão que sai da placa varia muito.

1 curtida

A razão de estar escolhendo este tipo de ar vem exatamente do fato do menor consumo, Gustavo. Ele possuiu somente 2.500 btus (meu motorhome tem somente 3,10 metros de comprimento). O consumo máximo indicado é de 17A em 24v.

O caminho mais logico parece mesmo ser montar o sistema em 24V, pois os maiores consumos (ar e geladeira) são disponíveis nesta tensão. Para o que eu não encontrar em 24v instalo um dc-dc para 12 v (step down)…

1 curtida