Como construir uma carreta barraca tipo americana

Olá

Me chamo Leonardo e moro no Espírito Santo.

Que bacana encontrar um grupo como este.

Vejo aqui que vcs são profissionais e gostatia de aprender muito com vcs. Tenho um compincar, a criançada cresceu, e agora busco um caminho para construção de uma carreta barraca que acaba se transformando em um Trailer. Busquei na rede e me identifiquei com as americanas. Está opção se dá por não ter lugar para estacionar um trailer, pois moro em prédio e o melhor seria uma carreta barraca.

imagem

Vocês podem me indicar algum que já construiu uma dessa? Abraço e bons campings a todos.

1 curtida

Seja bem vindo, Leonardo!

E que legal esse projeto… eu nunca tinha visto esse modelo de carreta-barraca. As que conheço são mais baixas e com menos infraestrutura interna. Mas essas aí parecem mais com um trailer normal. Naquela primeira foto se a pessoa não olhar bem nem se dá conta que é uma carreta barraca, e realmente o armazenamento dela, e a própria viagem, devem ser mais fáceis.

Quanto ao processo de construção, deve ser relativamente tranquilo depois de ver o que o @Matheus, o @edintruder, e o @frank fizeram ou estão fazendo nos trailers deles. Acho que eles teriam prazer em te dar alguma dica mais específica que precises.

@JuMachado Olha que legal essa, Ju. Mostra pro Sandrigo.

2 curtidas

Muito interessante, principalmente por termos pouco espaço para guardar um trailer. Vou mostrar ao Sandrigo e pesquisar mais sobre…

1 curtida

Olá Leonardo,

Se permite, gostaria de dar meu palpite!:grin:

Comprei um trailer em julho de 2015 e logo comecei a reforma-lo, apenas agora estou terminando a reforma e voltando a acampar.
Eu tenho um grande fascínio por todas as atividades envolvidas na reforma de um trailer, é muito gratificante pra mim ver a evolução do trabalho! Diante disso, te digo que não foi tão ruim ter ficado todo este tempo sem acampar, mas para alguém que não tem este gosto pela reforma/construção, isso poderia causar uma grande dor de cabeça!

Outra questão é o custo. Na minha opinião, se colocarmos na ponta do lápis todos os custos de uma reforma ou contrução, vale mais a pena comprar pronto para usar. Acho que se é para considerar este ponto, devemos incluir consumo de energia, água, hora de trabalho, o pincel, a lixa, o lápis…

Por que estou te dizendo isso?
Porque já vi algumas pessoas sofrendo por não conhecerem todos os poréns.

Se tu gosta de criar e além de ter, tu queres vivenciar a construção, vai em frente que certamente vais conseguir!

Se quiser considerar outra opção, te sugiro o Palomino importado pela Itu Trailers. É um Tent Trailer completo, com freio elétrico, calefação, geladeira elétrica e a gás, entre outros detalhes. Eles importam três modelos diferentes, você pode conferir estes no site da Itu Trailers ou nos anúncios deles no Mercado Livre.

Abraço e bem vindo ao fórum!

3 curtidas

Muito boas dicas, Matheus. Obrigado!

1 curtida

Ano Passado fui examinar um Tent Trailer Coachmen Clipper na Barra do Ribeiro/RS, ano 1996 se não me engano, bem grande, completo até “banheiro” tinha, acabei não fechando negócio na ocasião até por um pouco de medo que meu carro não puxasse pq andei lendo q esses tent trailers mais antigos e maiores são bem pesadinhos.
Mas o ponto crucial de não ter fechado foi que minha esposa ainda preferiu continuar a procura por um trailer pq não se sente segura ao dormir em uma “barraca” pq as laterais são de lona. Isso até foi um ponto que tb não curti pq inviabilizaria um pernoite em posto de gasolina por exemplo, o que eu acho bacana pra poder viajar parando para descansar sem pressa.
Mas ainda assim eu acho fenomenal esses TENT Trailers!
Se tivéssemos parques nacionais como os dos EUA com espaço para acampamento acho q aí a coisa mudaria de figura.

3 curtidas

O Tent Trailer que ví ano passado ao vivo era igual a esse abaixo. perdi o contato da pessoa que estava vendendo infelizmente.
O dono fez uma importação independente nos anos 90 acho que o dolar na época estava em 1 pra 1 deve ter valido a pena.

2 curtidas

Boas colocações @Giuliano_mo. É interessante que a maioria dessas escolhas quase sempre se traduz em uma relação entre conforto na estrada e armazenado vs. conforto quando acampando. Ou seja, quando menor o trailer ou o motorhome, mais fácil é de guardar e de viajar com ele… por outro lado, depois que se acampa o espaço maior tem benefícios.

1 curtida

Olá. Concordo plenamente com suas colocações, porém como utilizo apenas campings perto de casa, máximo 400 km de distância, sempre fazemos viagem diretas, sem paradas. O que me levou a idealizar o projeto foi a praticidade para guardar e para mondar e desmontar.

Acredito que sou parecido contigo, o tempo do projeto e a construção não irá importar muito, pois será um sonho vivido nos detalhes. Iremos começar mês que vem. Vou postando as fotos aqui é os custos. Acredito que ficará 60 % mas em conta do que comprar já pronto e outra, a história que depois iremos ter para contar não tem preço né.

2 curtidas

Algumas fotos do sistema de levantar o teto do trailer que eu peguei na internet qdo estava pesquisando para construir algo parecido!

218b57da774013ea0b43f82e67c1b2ba

Greg-218-661x494