Como limpar a cassete

Ótimos contra-exemplos! :joy:

Não que o processo seja prazeroso, mas assim realmente fica mais complicado.

Algumas dicas que faltaram ali para eles:

  • Aquele botão azul na parte oposta ao tubo de saída é uma entrada de ar. O processo normal é virar a cassete e apertar o botão com o dedão para entrar ar e sairem os resíduos rapidamente e sem o glug glug glug.

  • Aquela tampa “lateral” (na verdade superior quando a cassete está instalada) não se abre manualmente a menos que seja para dar manutenção. Ela é o mecanismo que abre e fecha junto com a descarga quando instalada, e se aberta lateralmente como foi feito faz escorrer a sujeira para a parte externa da cassete. A vedação da tampa é apropriada para que a cassete possa ser virada sem que saia nada. A lavagem da cassete é uma boa ideia, mas coloca-se e tira-se a água pelo cano.

  • A tampa do cano de saída pode ser usada como medidor, mas ela é suja por dentro pois justamente é uma tampa. O melhor é a “água” que passar por dentro dela não escorrer pela mão ou por qualquer outro lugar. :smile:

  • Isso é verdade para todo o resto também. O melhor é os resíduos serem virados diretamente no local correto e de preferência sem contato da cassete ou da pessoa com os arredores, pois claramente a pessoa anterior pode não ter sido tão cuidadosa. :joy:

  • É uma boa idéia manter um kit de limpeza simples junto a cassete, incluindo um pano e desinfetante, e dar uma geral antes de guardá-la de volta. De preferência sem estar toda molhada devido ao banho de água suja. Lembrando que água pode diluir e é melhor do que nada, mas não é desinfetante.

  • Aquela saqueta azul dilui na água e é um produto bastante forte. Não é uma boa idéia soltar ela em cima da cassete molhada.

  • Essa saqueta funciona de forma igual aos líquidos que usamos mais no Brasil, e tem um tempo de atividade tanto inicial quanto limite. Ou seja, ela funciona melhor durante os primeiros dois ou três dias somente, e o efeito não é instantâneo. Precisa ficar em contato por algum tempo para decompor os resíduos. O melhor é acertar o momento da limpeza da cassete durante o dia.

  • Importante também cuidar o nível quando em uso. Eles não cometeram este erro, mas eu cometi e aprendi da pior forma possível. Eu acreditava que haviam 3 LEDs que eram níveis baixo, médio, alto, mas na verdade somente um deles era o nível baixo/desligado ou alto/ligado. Não foi legal. :joy:

Mas com tudo isso e assim como nós nessa última ocasião, eles eram marinheiros de primeira viagem e estão perdoados é claro. Só aproveitei o bom contra-exemplo para falar a respeito, pois acho que nunca comentamos sobre isso aqui.

Uma boa semana a todos!

2 curtidas

Excelente abordagem! Vou pegar meu trailer esse mês e também possuo o Vaso Cassete no meu equipamento. Terei que fazer alguns exercícios e treinos para descarregar, pois realmente deve ser bem desagradável se sujar com os resíduos… :grin: :grin:
Uma dúvida que fiquei é com relação ao nível, para todo modelo existe algum indicador? e precisamos usar aquele produto azul ou podemos usar umas misturas com cloro como muitos recomendam fazer?

1 curtida

HMMMMMMM… sei não…Gustavo, não é por nada não, não leva a mal, mas este tópico não me cheira bem… :thinking: :grinning_face_with_smiling_eyes: :joy: :joy: :joy: :joy:

Abraços!

1 curtida

Olá Berna; o ideal é utilizar os produtos próprios, como por exemplo, o Walex, que eu mesmo utilizo, embora existem diversas outras marcas no mercado, e no caso específico do cassete do vaso, talvez tenha algo mais especifico e apropriado.
Se optar por produtos caseiros (ou não) a base e/ou com cloro, cuidado para que não fique em contato com a borracha que sela a descarga do vaso, pois o cloro resseca a borracha, estragando a mesma e perdendo a mesma a capacidade de vedar corretamente.
O produto que eu utilizo é este:

http://www.walexbrasil.com.br/

http://www.walexbrasil.com.br/Cont_Default.aspx?prod=207

Grande abraço!

Dardo.

3 curtidas

Obrigado @Dardo! Bem observada a questão das borrachas… realmente se vazar qualquer coisa dali não vai cheirar bem…rsrs
Onde consigo comprar esse produto? Os telefones do site que você mandou não atendem e na página não indicam onde comprar. Procurei no Mercado Livre e também não achei.

1 curtida

Buenas Berna!
Realmente, depois de ler teu post, liguei para a Walex e não consegui me comunicar.
Eu tinha contato por e-mail com o vendedor da Walex:
comercial@walexbrasil.com.br
Veja se consegue contato com eles e me avisa, por favor.
Abraços.

Dardo…

2 curtidas

Nesse video do ‘De repente estrada’, a partir do minuto 5:00, o Alex aborda uma realidade que nunca vi comentada - a bomba que é a tal mangueirona do vaso fixo.

1 curtida

Fala Dardo!
Mandei e-mail e tive essa resposta:

"Com a flutuação do dólar em alta fica inviável fazer a importação e estamos sem o produto da WALEX;

Fizemos uma parceria com a empresa Nacional ( LPL ) e somos distribuidor do produto Sachê;

Sua apresentação é em balde com 100 unidades de 30g e custa R$ 220,00 + frete, produto semelhante a WALEX ( sachê biodegradável )

Gentileza nos informar seu CNPJ para oficializarmos a cotação."

Você conhece esse produto? Será que tem o mesmo efeito? O preço está bom? Mandei outro e-mail para ele perguntando se eu posso comprar como PF, pois não sou PJ.

Abraço!

1 curtida

Buenas Berna!
Olha, nao conheço o produto deles, embora acredito que deve ser bom, pois sao uma empresa química, e devem ter criado algo similar ao Walex, em termos de formulação química.
O preço é razoável, e acredito que vale a pena intentar usar esse produto, e ver como se sai; acredito que ao terminar meus produtos da Walex, vou comprar deles e experimentar.
Desejo que dé certo para voces, e também que nos encontremos em algum camping, para nos conhecer pessoalmente e trocar informações deste produto e de muitas e diversas conversas debaixo de algum toldo de Trailer ou MH.
Grande abraço Berna, e me mantenha informado do produto, se te for possível, obrigado!

Dardo

3 curtidas

Opa, cheguei meio tarde pois parece que já foi tudo resolvido :grinning_face_with_smiling_eyes:, então só duas notas:

Os líquidos / sachês de sanitas tem dois objetivos primários: tirar o odor, e dissolver os dejetos. Com frequência o pessoal pensa em matar as bactérias o que resolve em parte o problema do odor (dependendo do produto), mas esquece que é necessário essa segunda etapa. Eu não tenho experiência própria com fórmulas alternativas então não tenho como opinar. Sempre usei soluções comerciais próprias.

A segunda nota é com relação aos sachês: adoro! :joy: Eu regularmente manchava a sanita com os produtos, por mais cuidado que tivesse, pois é difícil de colocar sem que saltem ao menos os respingos. Desenvolvi toda uma técnica e material para despejar no local exato, o que melhorou bastante o problema. Desde que começei a usar sachês, nem penso mais no assunto.

Abraço a todos!

2 curtidas