Comprar estrutura de trailer ou reformar um usado?

Boa noite, li o tópico da construção do trailer do Edintruder “Fabricando o próprio trailer” no site macamp.

Por conta dos documentos, estou pensando em comprar uma estrutura nova ou um trailer usado e arrancar os móveis e adaptar. Pois tenho uma oficina com muitas ferramentas necessária para a construção.
e tenho visto a um bom tempo os trailer, mas são um tanto caro para o meu uso.

a princípio penso em transportar as motos, acampar, e varias coisas.

a ideia é conforme a planta mostrada abaixo (medidas internas), na traseira teria uma tampa abrindo para cima funcionando como um “toldo”. E a cama que pudesse dormir na posição mais alta e também movesse para baixo quando não tivesse as motos parta mais conforto.

em resumo… gostaria de uma opinião, o que é mais vantagem, comprar um estrutura encomendada ou um usado de 4,5m e adaptar.

1 curtida

Olá Caveira, interessante teu projeto, vou me arriscar a opinar na tua escolha.

Primeira coisa que me chamou a atenção no teu projeto é a questão de carregar as motos no trailer. É uma situação em que terás uma carga grande depositada na parte traseira do reboque e que requer um bom estudo para equilibrar esta carga evitando que teu reboque seja instável e bem desconfortável para rodar. Além disso ainda terás a cama com toda sua estrutura em uma posição alta, também na traseira, o que influencia no centro de gravidade do reboque.

Com estas particularidades do teu projeto, eu descartaria a opção de comprar um usado para adaptar, pois a estrutura dos trailer para camping que existem no mercado não são adequadas para este tipo de projeto, e terias que realizar muitas intervenções. Eles tem uma carga mais equilibrada, eixo(s) mais centrais, diferente de reboques projetados para uso semelhante ao que terás, como podemos ver na foto abaixo.

Hoje no mercado já existem opções como a AL-KO e a KNOTT onde tu podes adquirir eixos, lanças, engates, entre outros componentes para construir um reboque de qualidade.

Vou me limitar a estas opiniões pelo que vi até então do teu projeto, mas não esquece de atentar para as questões de distribuição de peso, aerodinâmica, e também o peso final do reboque.

Abraço.
Matheus Silveira

1 curtida

Também estava preocupado com a distribuição de peso no trailer, vai ter momentos que não terá moto!! 1 ou 2 motos. Sendo que cada moto pesa na faixa de 100kg

tinha pensado em usar 2 eixos, e com algum sistema que compense a distribuição de peso, acionando mais carga em 1 dos eixos.

a questão da altura, vi que vai ficar na altura padrão (2,0 m) pois a moto ocupará uma altura máxima de 1,30 m sobrando 0,7 m para a cama,
mas também posso fazer buracos onde ficará as rodas, abaixando em torno de 0,20 a 0,3 m. Podendo chegar a 1,0m de espaço para a cama.

Hoje no mercado já existem opções como a AL-KO e a KNOTT onde tu podes adquirir eixos, lanças, engates, entre outros componentes para construir um reboque de qualidade.

tinha visto da AL-KO, bom ver mais 1 opção da KNOTT

1 curtida

O projeto me lembrou do Deseo da Knaus. Pode servir de inspiração:

2 curtidas

bom, bem assim que penso em fazer…

1 curtida

Se tens vontade, tempo, espaço e ferramentas talvez seja interessante comprar um trailer com essa metragem aproximada que esteja bem ruimzinho, transferir o doc para Seu nome e começar a empreita.

Só observe que é muito interessante o doc dele estar como CARROCERIA = 122-Trailer.

Abraço

1 curtida

usado passeando no OLX, no tamanho q preciso, só para cavalo ou food truck :frowning:

por enquanto estou sem pressa, assim aparece algo…
se não, faço do zero.

1 curtida

projeto interessante, uma opção é fazer do zero e depois comprar uma nota e documentar, mas acho q sai mais em conta comprar um trailer sucata ou até de leilão só para ter um número de chassi e documento…

1 curtida

aqui em sc o pessoal esta usando reboque para 2 cavalos acho que serve para voce custa em media 10.000 .ai voce monta do seu jeito .ja vem com rodado duplo