Conserto da manivela do toldo

Buenas!

Mais uma pequena manutenção, desta vez na manivela do toldo:

Depois de abrir o toldo algumas vezes, comecei a perceber que por vezes tinha dificuldade de fechá-lo novamente, principalmente quando a extensão era maior. Até cheguei a pensar que era algum defeito do próprio mecanismo do toldo, mas eventualmente me dei conta que era a própria metade de cima desta manivela extensível que estava patinando. Em uma das últimas vezes quase fiquei na mão… o toldo não fechava mais.

Ao desmontar ficou claro que a senhora Thule não fez um bom trabalho em um ponto crítico da manivela:

Existem dois furos que atravessam a peça, um a 90⁰ do outro e desencontrados, e o tubo tem marcas equivalentes. Porém a primeira das marcas está praticamente fora do tubo, e a pressão feita não parece suficiente para segurar o peso do toldo. Algo simples, mas que faz todo o conjunto não funcionar mais.

Depois de entender o problema a solução foi simples também: um furo de lado a lado e um parafuso atravessado. Antes de colocá-lo no lugar, fiz uma pequena ranhura para conseguir dar manutenção se necessário:

Nos testes funcionou muito bem. Vamos ver se vai durar.

Essas coisas me lembram das conversas que temos aqui e em outros lugares onde conversamos sobre caravanismo. Manter uma casa é isso aí… sempre há coisas para arrumar… ainda mais quando tem rodas.

Uma boa semana a todos.

1 curtida

Boa Gustavo, por via das dúvidas vou tirar e examinar. Valeu

2 curtidas