Construir em Trailer "vazio", sim ou não?

Pessoal, boa tarde e obrigado pela oportunidade! Vou tentar resumir e pedir ajuda/opinião de vocês…

Me aposento só daqui a 15 anos e não quero esperar pra viver meu sonho de viajar com a liberdade de carregar a casa comigo. Alugar nem pensar já que é proibitivo o preço do aluguel de veículos de recreação, mais caro que diária de hotel chique! Pensei em adquirir um veículo de recreação ainda que para fins de semana, feriados e férias, e quando aposentar ficar mais tempo na estrada. Tenho visto muitos canais no YT e me identificado muito com essa galera!

Após muita pesquisa de prós e contras, optei pelo trailer, etc. etc. Sabemos que os preços no geral são absurdos. Um trailer novo para acomodar 5 pessoas beira 100 paus! Outra dificuldade é não encontrar usados que atendam nossos desejos. Trailers mais antigos à venda normalmente não têm autonomia elétrica com placas solares, baterias, inversores, etc. E essa autonomia é importante pra mim, já que devo parar mais em postos de combustíveis do que em campings estruturados. Aqui no estado do Rio de Janeiro (divisa com MG) os MH e trailers quase não existem! No sul e em SP é comum, mas aqui no RJ uma pessoa com um trailer é um ET, ainda vão me chamar de louco aqui!!

Considerando a hipótese do “faça você mesmo”, já que não tenho pressa e a grana é restrita, pesquisei opções como:

  1. Fazer do zero mesmo, incluindo chassi.
  2. Comprar o chassi e construir a partir daí.
  3. Comprar um trailer vazio e contruir a casa, da mesma forma que seria feito num furgão sprinter, por exemplo.

Minha ideia é medida de 2m x 5m pra poder acomodar os 5 ocupantes do carro. E estou tendencioso pela opção 3 acima, já que existem cursos para montagem de motorhome (youtube canal “Motorhome o Sonho” e site “Traveleiros”). Suponho que montar num furgão ou num trailer não deve ter muita diferença, o que vocês acham?

Fiz algumas pesquisas e achei em Belo Horizonte e no interior do RJ Trailers “vazios” novos, 2m x 5m, com estrutura pra montar home, na faixa entre 25k e 30k, imagino que no sul ou em SP vá achar ainda mais barato que isso. São fábricas que fazem trailers para Food Truck e carretinhas também… Vocês acham esse caminho viável ou teria alguma outra ideia melhor pra considerar?

São tantas informações na internet que ficamos perdidos às vezes. Só não adianta também eu querer fazer por conta própria e, no final, o custo total ficar quase igual ao que eu pagaria num trailer montado novo. Penso que pra valer à pena a diferença no custo total tem que ser bastante considerável. Aceito sugestões e vou considerar e analisar qualquer ideia. Obrigado!

1 curtida

Olá Barros, sua situação e dúvidas são próximas às minhas. Dentre as diferenças, ainda estou mais longe das regiões que são mais comuns o uso de trailers e motorhomes, moro em Mossoró/RN.
Bem, eu já iniciei a construção do meu trailer e acho que já passei da metade nessa execução. Os preços dos chassis que você colocou me parecem meio caros, dá para fazer essa parte bem mais barato. Mas você precisará contratar um serralheiro e soldador (cortar os ferros, mesmo da estrutura, não é algo tão difícil, com muito cuidado e paciência dá até para fazer e economizar essa mão de obra, mas soldar exige bem mais técnica. Soldar, para mim, não é fácil.
O mais eu mesmo estou fazendo, é cansativo mas também muito prazeroso. O meu será para 4 pessoas, uma cama de casal e um sofá beliche. Terá banheiro com porta poti, chuveiro e pia. Além de uma pia na cozinha e fogão a gás de 2 bocas. Um frigobar de 120 lts e um split inverter de 9.000 btus. Estou fazendo pegando dicas na net, em parte as que você comentou.
Colocarei um sistema solar off grid, com 2 placas. Revestimento externo em Acm e interno com compensado naval de 6mm. Optei por colocar 2 eixos e as medidas externas são 2,1 x 3,5 x 2,0, o habitáculo, mais 1,5 mts de drawbar.
Devo investir algo em torno de R$ 40.000,00, mas espero aproveitar cada centavo :grin:
Espero me aposentar daqui a 10,5 anos, então não tenho tempo a perder.
Desejo sucesso na sua empreitada

1 curtida

Oi, Alexandre! Depois que eu fiz essa postagem, pra me situar, eu pesquisei em 3 sites que vendem trailers e MHs. Estou pesquisando algo pra 4 pessoas (e uma 5ª pessoa improvisada) e descobri que tem trailers de 4m aprox., com um único eixo, com essa capacidade, e com box e vaso separados, que é minha ideia. Achei um trailer muito bacana, fiquei realmente encantado, nessas condições, na cidade de Diadema-SP, e que sairia entre 90 e 100mil. Tem parecidos no sul e que vão lá pra 120-130 mil, um horror de caro! Meu receio é começar a tentar fazer por conta própria, ir “terceirizando” algumas partes (já que não tenho habilidades para fazer a bagaça toda), e no fim das contas ficar um resultado mediano e o valor gasto ficar próximo do que seria um novo e profissional. Confesso que estava querendo gastar aí na faixa de 40 ou no máximo 50 pratas aí… Só pra ter autonomia elétrica solar (não quero depender de ligar o trailer em energia externa), é um alto gasto com as placas, baterias, etc…

Se eu conseguisse um trailer pra 4 pessoas, com aparência de quase zero quilômetro, e que
fosse aí nessa faixa de até 50 mil, eu compraria, difícil é achar isso! Tem muito trailer bagulho anunciado por aí…

Essa covid revirou minha cabeça (e de um monte de gente)! Pagamos plano de saúde, remédios, um monte de continhas e basicamente trabalhamos! Daqui a pouco estamos com 80 anos e não viajamos nada! Não vou esperar a aposentadoria chegar não, quero cair na estrada e viajar muito mais a partir de agora! Obrigado pela postagem…

1 curtida

Barroso,
como opção ou para teres ideias, da uma olhada no Aguiar Reboques (aqui na minha terra)
Eles desenvolveram a ideia do “Conceito Aberto”, onde o trailer é para dormir e para casos de chuva tem uma pequena cozinha interna. Vou mandar um link

Pena que eles não colocaram o fechamento na parte aberta…
Abs e boa sorte.

Sérgio

1 curtida

Amigo, não sei se tenho condições de te dar algum conselho, mas tirei da fábrica há quase dois meses um trailer zero, da Apolo, e tenho algumas coisas que, se te ajudarem um pouquinho, já me deixam feliz. Te digo porque não conhecia nem o campistas.net nem ninguém que pudesse me ajudar.
Então, é o seguinte:

  1. Acho que estás certíssimo em não deixar para a aposentadoria para começar a te conectar com o mundo, cuidar de ti mesmo e da saúde mental de tua família. Quantas pessoas vivem para se aposentar e quando lá chegam tem mil outras circunstâncias que a gente nem imagina e nem domina? Então fecho contigo 100% nesse aspecto.
  2. Eu também tinha muita ideia de parar em postos e lugares sem energia, mas no fim das contas aplicativos e sites nos dão muitos lugares onde parar e acampar onde tem energia e água. Ainda mais se vais levar família, isso se torna mais importante. Não estou dizendo que seja perigoso ficar nos postos ou em free camping mas será natural procurares lugares mais “protegidos” para ficar. Protegidos, se não efetivamente, ao menos na sensação que dão. Aí, nesse caso, a questão das placas e da grande autonomia elétrica, ao menos para começar, no meu caso não estão fazendo tanta falta. Mas como te escrevi, cada um tem seu estilo de uso. (E eu mesmo posso mudar de ideia lá adiante…vá saber!!!)
  3. Me preocupo com a questão da segurança para trafegar, antes de tudo. Penso na minha família mas também na dos outros que estão na estrada. Por isso pensei muito em comprar de fábrica que tivesse os certificados todos. Talvez se fosse mais experiente eu não precisasse disso, mas para quem começa é reconfortante dirigir um equipamento certificado e feito por uma fábrica que teoricamente tem mais experiência em segurança do que eu.
  4. Quanto a fabricar, depende se isso é uma “curtição” para ti ou um tempo que deixas de acampar. Se isso diverte, então a parte bacana, boa, da história toda já começou para ti. Manda bala. Do contrário, se vai ser fonte de estresse, desgaste e cansaço, aí talvez seja de procurar mais um pouco e ter paciência até aparecer o que procuras. (Ou juntar a grana mesmo…)
    Não sei se ajudei, como disse sou verde no negócio, mas enfim, torço para que dê tudo certo contigo.
1 curtida

Caramba Emerson, eu não consigo ser mais didático do que você, não trocaria uma vírgula do teu raciocínio!
Bom, o fato de ser Professor Universitário, e principalmente Tricolor, explica muita coisa! :smile:
Falando serio, a experiência que a vida de Campistas nos outorga, faz que seja muito subjetivo, embora com muitas probabilidades de estar certo, a ideia do que é melhor e mais prático na nossa escolha, por exemplo da construção de um Trailer, ou a compra de algo já fabricado comercialmente.
Lembro do trabalho que algumas pessoas tiveram para construir seus próprios veículos, como foi o caso do Grande Edintruder e seu Cavinete, e como ele foi aprimorando seu Trailer na medida que avançava a construção… também vi (no meu caso) como as modificações que você faz para o fabricante muda muito da utilidade do teu RV… e também vi muita gente que não mudou nada do projeto original e está feliz da vida!
Por isso, independente de conceitos preestabelecidos, volto para a ideia principal, que Emerson ponderou tão bem, e é que o importante é que você, Barrosoft, decidiu ser livre e feliz com este tipo de vida que uns e outros amamos e que é a essência de nossa vida, e que é o Campismo, independente do modismo o veiculo; parabéns por se decidir a viver de verdade agora, e não necessariamente esperar uma distante e utópica aposentadoria.
Grande abraço!

Dardo.

2 curtidas

Pessoal, muito obrigado pela parceria nas considerações de todos vocês. Estou atento e receptivo a todas as opiniões - principalmente dos mais experientes - para que a coisa aconteça sem atropelos!

Bem, um ponto a considerar e que eu não tinha mencionado até então é a dificuldade de agregar minha esposa nessa ideia toda! Ela não topa coisas do tipo acampar em barraca, contato com a natureza (e os mosquitos) - resumindo - ela é muito fresca pra essas coisas. Como eu não pretendo me separar, mas também não quero esperar a próxima encarnação pra viver esse projeto, convenci a patroa de fazermos uma experiência, um test-drive, pra ver se vamos nos adaptar nesse estilo de vida. Mostrei vídeos e fotos de trailers e MH lindos pra ela e ela agradou e topou o desafio. Na pior das hipóteses, se não der certo dali a alguns meses, é só colocar a venda o trailer e seguir outros caminhos… Nada tem obrigação de ser definitivo! Alguém já passou pela experiência de ter uma esposa que não é desse ramo e conseguiu convencê-la?

Semana passada descobri no Youtube o canal do Helton Luz (dêem uma pesquisada lá). Ele fez sozinho o trailer dele, somente aos fins de semana, ao longo de 2 anos. Pelos vídeos me pareceu muito bem feito. Ele tem uma oficina mecânica na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ e eu fiz contato pelo Whatsapp com ele, que foi muito gentil e simpático por sinal! Mandei um projeto de um Trailer que eu amei no site da RRTrailer, modelo Milão, que acomoda 4 pessoas, e perguntei se ele toparia executar o projeto. Ele disse que levaria uns 3 meses e me cobraria de mão-de-obra R$ 25.000,00. Pelo que mostrei ele disse ainda que eu gastaria uns 35 mil em todo o material e equipamentos. Resumindo: o trailer que novo na RRTrailer custa 90 mil sairia por 60 mil, segundo cálculos bem genéricos dele.

Aparentemente é tentadora a ideia, um belo desconto, mas quando eu comecei a considerar todos os prós, contras e riscos envolvidos, desanimei com a ideia. Pedi opinião por Direct do Instagran ao Ricardo do canal “Trailerando por aí” e ele também, gentilmente, listou vários argumentos para eu desistir da ideia de fazer desta forma. Risco muito grande!

Como eu cheguei a conclusão que tenho tempo mas não tenho talento para executar um projeto desse tamanho, também não estou disposto a comprar um novo, sobrou a última opção: vou começar a procurar um trailer usado em bom estado, para acomodar 4 pessoas, na faixa entre 30 e 50 mil reais, que é o que estou disposto a pagar.

Inclusive, queria a opinião dos Campistas daqui, se consigo achar coisa com bom custo-benefício nessa faixa até os 50mil e que acomode 4 (ou 5) pessoas… Fiquei encantado com esse modelo Milão da RRTrailers de Diadema-SP. Compacto, um eixo, mas é exatamente o que eu gostaria… Pena que um novo custe a partir de 90 mil… Pra instalar kit energia solar aumenta mais 5.5k…

Não tenho pressa! Vou continuar procurando com calma e se alguém tiver algo pra indicar eu agradeço. Abraços…

1 curtida

Pessoal, vocês conhecem ou já ouviram falar de uma empresa de Novo Hamburgo - RS chamada AGUIAR REBOQUES?

Tem no site deles e no youtube um trailer ultra compacto chamado de Coruja 3.0 (deve ser 3 metros), mas que consegue fazer algumas “mágicas” e colocar até 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças) e custa a partir de R$ 39 mil!!!

Claro que não é um primor de espaço, é justamente o oposto, é como se fosse um “fusca ou fiat uno dos trailers”, mas pensei que poderia ser um “trailer de entrada” nesse meu novo projeto.

Queria algo um pouco maior, mas pelo preço e por ser zero km talvez valesse à pena considerar…

1 curtida

Oi Barros,

Conheci o coruja 3.0, ele é pequeno mas muito bem feito, acomoda até quatro pessoas, te aconselho fazer uma visita sem compromisso na fabrica, eles são bem receptivos.

Ah, minha esposa não era muito adepta de acampamentos, mas agora é uma baita parceira.

Abraços.
Família M&Ms

Estou iniciando meu projeto que terá 3x2 metros (cabine) e acomodará 5 pessoas nativamente. Como consegui isso? Ela é design de interiores e a planta dela está perfeita.
Um detalhe, ele terá que entrar na minha garagem que tem portão de 210cm de altura, e a altura interna na cabine será de 195cm.

Estou finalizando pesquisas para iniciar o projeto.

Li a opinião de cada um de vocês e aprendo mais a cada comentário (obrigado).

Espero em breve compartilhar detalhes aqui com vocês.

1 curtida