Pessoal, boa tarde e obrigado pela oportunidade! Vou tentar resumir e pedir ajuda/opinião de vocês…
Me aposento só daqui a 15 anos e não quero esperar pra viver meu sonho de viajar com a liberdade de carregar a casa comigo. Alugar nem pensar já que é proibitivo o preço do aluguel de veículos de recreação, mais caro que diária de hotel chique! Pensei em adquirir um veículo de recreação ainda que para fins de semana, feriados e férias, e quando aposentar ficar mais tempo na estrada. Tenho visto muitos canais no YT e me identificado muito com essa galera!
Após muita pesquisa de prós e contras, optei pelo trailer, etc. etc. Sabemos que os preços no geral são absurdos. Um trailer novo para acomodar 5 pessoas beira 100 paus! Outra dificuldade é não encontrar usados que atendam nossos desejos. Trailers mais antigos à venda normalmente não têm autonomia elétrica com placas solares, baterias, inversores, etc. E essa autonomia é importante pra mim, já que devo parar mais em postos de combustíveis do que em campings estruturados. Aqui no estado do Rio de Janeiro (divisa com MG) os MH e trailers quase não existem! No sul e em SP é comum, mas aqui no RJ uma pessoa com um trailer é um ET, ainda vão me chamar de louco aqui!!
Considerando a hipótese do “faça você mesmo”, já que não tenho pressa e a grana é restrita, pesquisei opções como:
- Fazer do zero mesmo, incluindo chassi.
- Comprar o chassi e construir a partir daí.
- Comprar um trailer vazio e contruir a casa, da mesma forma que seria feito num furgão sprinter, por exemplo.
Minha ideia é medida de 2m x 5m pra poder acomodar os 5 ocupantes do carro. E estou tendencioso pela opção 3 acima, já que existem cursos para montagem de motorhome (youtube canal “Motorhome o Sonho” e site “Traveleiros”). Suponho que montar num furgão ou num trailer não deve ter muita diferença, o que vocês acham?
Fiz algumas pesquisas e achei em Belo Horizonte e no interior do RJ Trailers “vazios” novos, 2m x 5m, com estrutura pra montar home, na faixa entre 25k e 30k, imagino que no sul ou em SP vá achar ainda mais barato que isso. São fábricas que fazem trailers para Food Truck e carretinhas também… Vocês acham esse caminho viável ou teria alguma outra ideia melhor pra considerar?
São tantas informações na internet que ficamos perdidos às vezes. Só não adianta também eu querer fazer por conta própria e, no final, o custo total ficar quase igual ao que eu pagaria num trailer montado novo. Penso que pra valer à pena a diferença no custo total tem que ser bastante considerável. Aceito sugestões e vou considerar e analisar qualquer ideia. Obrigado!