Buenas Leandro,
Como está a função do trailer por aí?
Eu nunca experimentei esse tipo de suporte, mas o primeiro sentimento que me vem a mente é que rouba muito espaço da própria pia, que já costuma ser bastante restrito em trailers e motorhomes. A foto já parece mostrar esse problema: aparentemente o suporte chega quase até o ralo central. Imagina lavar um prato dentro dessa pia.
O que vejo muitos fazendo e que me parece uma boa ideia é ter uma bacia ao lado da pia, tanto para poupar água em alguns casos quanto para servir de apoio para pratos e talheres molhados. Essa bacia pode ser maior que a própria pia, o que facilita lavar algum prato ou panela maior.
Quanto a limpeza das caixas, nós nunca tivemos uma agenda muito regular para isso. O que fazemos é aproveitar boas oportunidades (lugar bom, entrada e saída de água ao lado, dia quente, tempo disponível, vontade! ) para fazer a limpeza.
Para a caixa de água limpa usa-se cloro em quantidade pequena e proporcional ao tamanho do tanque. Encha o tanque para que vá em todo ele, abra as torneiras e chuveiro para que circule por todo o encanamento, e deixa algumas horas. Dependendo da construção do tanque, as vezes é bom andar um pouco com o veículo para que a parte de cima do tanque seja lavada também.
Para o tanque de água suja o processo é similar: um pouco de água no tanque (1/4 ou algo do tipo), desinfetante de nossa preferência em quantidade proporcional, e andamos um pouco com o veículo para lavar. Quando colocamos o desinfetante e a água, já aproveitamos para colocar através dos vários ralos de forma a limpar o próprio ralo e o encanamento no processo.
Para o tanque sanitário, além do processo tradicional que se faz regularmente durante o uso normal, com produtos de decomposição e que removam as bactérias e o mau cheiro, nós também fazemos as vezes um processo semelhante ao da limpeza da caixa de água suja, mas enchemos mais o tanque e deixamos ele com o produto entre uma saída e a próxima de forma que fique com água limpa e desinfetante durante todo o período. Ajuda a remover o cheiro dos outros produtos utilizados.
Essa é a nossa teoria, mas imagino que certamente existem outras alternativas e boas ideias a respeito.