Dúvida em relação as caixas de aguá e detritos !?!?

Olá, como não tenho trailer ainda, mas logo terei , estou pesquisando muito e surgiu a dúvida, após ver esse vídeo:
https://www.pinterest.ch/pin/383720830754832734/

Achei interessante esse acessório , pessoal usa algo semelhante?
Como funciona a manutenção das caixas?
De quanto em quanto tempo é preciso fazer manutenção , e se acontece muitos problemas em relação as caixas?

:wink::mask:

Buenas Leandro,

Como está a função do trailer por aí?

Eu nunca experimentei esse tipo de suporte, mas o primeiro sentimento que me vem a mente é que rouba muito espaço da própria pia, que já costuma ser bastante restrito em trailers e motorhomes. A foto já parece mostrar esse problema: aparentemente o suporte chega quase até o ralo central. Imagina lavar um prato dentro dessa pia.

O que vejo muitos fazendo e que me parece uma boa ideia é ter uma bacia ao lado da pia, tanto para poupar água em alguns casos quanto para servir de apoio para pratos e talheres molhados. Essa bacia pode ser maior que a própria pia, o que facilita lavar algum prato ou panela maior.

Quanto a limpeza das caixas, nós nunca tivemos uma agenda muito regular para isso. O que fazemos é aproveitar boas oportunidades (lugar bom, entrada e saída de água ao lado, dia quente, tempo disponível, vontade! :smile:) para fazer a limpeza.

Para a caixa de água limpa usa-se cloro em quantidade pequena e proporcional ao tamanho do tanque. Encha o tanque para que vá em todo ele, abra as torneiras e chuveiro para que circule por todo o encanamento, e deixa algumas horas. Dependendo da construção do tanque, as vezes é bom andar um pouco com o veículo para que a parte de cima do tanque seja lavada também.

Para o tanque de água suja o processo é similar: um pouco de água no tanque (1/4 ou algo do tipo), desinfetante de nossa preferência em quantidade proporcional, e andamos um pouco com o veículo para lavar. Quando colocamos o desinfetante e a água, já aproveitamos para colocar através dos vários ralos de forma a limpar o próprio ralo e o encanamento no processo.

Para o tanque sanitário, além do processo tradicional que se faz regularmente durante o uso normal, com produtos de decomposição e que removam as bactérias e o mau cheiro, nós também fazemos as vezes um processo semelhante ao da limpeza da caixa de água suja, mas enchemos mais o tanque e deixamos ele com o produto entre uma saída e a próxima de forma que fique com água limpa e desinfetante durante todo o período. Ajuda a remover o cheiro dos outros produtos utilizados.

Essa é a nossa teoria, mas imagino que certamente existem outras alternativas e boas ideias a respeito.

2 curtidas

Opa !!! Tudo beleza, todos com saúde por aqui , Graças a Deus !!!
Atual situação da pandemia vai adiar mais um pouco, mas logo vai chegar o grande dia :pray:

Que bacana @Gustavo, achei que era necessário tirar as caixas.
Quem bom que o procedimento é mais simples, muito interessante!
Imagino que para quem curte , toda a função da manutenção do trailer/motorhome é um passa tempo gostoso.
Já vou ter várias dicas, hehe , pegando atalho aqui no fórum, muito bom sempre !!!

E por ai, tudo voltando ao normal aos poucos?

Grande abraço e Obrigado pelas dicas !!!
Muita saúde a todos por ai !!! :wink:

2 curtidas

Acho que essa dica é boa , kkk
Será !?!?


https://pin.it/7wyIfXQ

1 curtida

Eu fiquei muito tentado com esses modelos dobráveis também. É perfeita para caravanismo… leve, grande, mas ao mesmo tempo compacta para armazenar. O motivo pelo qual acabei não optando, ao menos por enquanto, é que vi muitos relatos a respeito da borracha ressecar e rasgar, e ao preço que encontrei pareceu caro para arriscar.

Nesse momento eu estou pensando em comprar uma bacia plástica normal dessas que não custam quase nada mesmo. Só ainda não fui atrás porque quero ver bem o tamanho do espaço disponível para utilizá-la e guardá-la antes.

2 curtidas

Interessante seu relato, não tinha pensado nisso.
Com certeza, a bacia é o mais prático e barato.
Dando uma pesquisada, e sempre, vendo produtos multi uso conforme falou.
Espaço reduzido, tem que ser pratico e preço bom sempre, hehe!!!

1 curtida