Dúvidas sobre engate

Olá!

Preciso de ajuda com algumas questões envolvendo engate reboque.
Tenho uma Ranger XLT 2.5 Flex (2014). Quero colocar um engate com dois objetivos. Primeiro, quero utilizar um daqueles suportes p/ bicicletas que vai preso na bola. Mais tarde, se possível no final do ano, quero adquirir um trailer. O PBT do trailer que eu olhei é 2500Kg.

Perguntas…

Existe alguma marca recomendada de engate p/ o meu veículo? Eu ouvi falar bem do Bulldog, porém no meu caso a vendedora falou que o máximo suportado seria 1816Kg de PBT, chegando a 2724Kg com um distribuidor de carga, que eu não faço a mínima ideia do que seja (e olha que tentei o Google). Aqui eu fiquei perdido.

E o que é o correto? Parafusar? Soldar? Ou os dois?

A bola pode ser removível? Eu particularmente acho feio carro com engate sem necessidade.

Obrigado.

1 curtida

Oi, Maicol!

Sobre o suporte da bicicleta não saberia te ajudar. Mas sobre o engate para o trailer, aqui na Sinostrailer costumamos a recomendar o pessoal da Feltek de Sapiranga (não temos nenhum vínculo com eles, nem recebemos comissão pelas indicações que fazemos). Podes entrar em contato com eles pelo fone: 51 3529-9056.

Abraço.

Esse porta bicicletas sobre a bola do engate é o maior destruidor de engates, pois faz o movimento contínuo de desconjuntar o engate. Aonde você mora, para indicar o fabricante ?

Obrigado pelos retornos. Eu sou de Sapiranga/RS, a 50 min de Porto-Alegre. Enviei um e-mail para a Feltek como sugerido pelo Sinostrailer, mas aceito mais opiniões.

Queria comprar algo realmente testado pelos campistas e só solicitar a instalação, pois já li relatos diversos de serviços mal feitos e produtos não adequados, e não quero embarcar nessa pra me estressar ou correr riscos desnecessários.

Abs

Buenas @Maicol,

Eu tenho esse engate na S10 também, e a qualidade dele realmente é de primeira. Se for semelhante, robusto e aparafusado diretamente no chassis, eu recomendo sim. Essa questão da distribuição de peso eu acho que não se aplica tanto para os modos mais comuns de trailers que temos aqui, com as rodas centrais. O peso do trailer fica mais distribuído naturalmente, se comparado aos modelos que tem o rodado próximo da traseira do trailer, mais comuns em outros países (a Bulldog na verdade é representante de uma multinacional).

Uma outra vantagem que gosto no caso da Bulldog é a fabricação em série. Isso quer dizer que um único modelo de engate, feito em linha de produção, está sendo testado por todo mundo e corrigido ao longo dos anos.

Dito isso, também assino embaixo da sugestão da @Sinostrailer. Apesar de termos comprado o engate pronto, depois nós fomos na Feltek para fazer a parte móvel do engate com a bola um pouco mais baixa, para que o trailer andasse nivelado. Pode se fazer isso também, ou se fazer o engate inteiro com eles e já fazer nivelado de primeira.

Depois nos conta. Grande abraço.

1 curtida

Bom dia Gustavo. No caso do Bulldog, você lembra se o seu engate tem as mesmas especificações para carga?

A Feltek me retornou o email dizendo que o engate deles tem capacidade para 1300Kg, mas que suporta bem mais, e como são fabricantes reforçam bem ele. Enfim, não sei que tipo de reforço pode ser aplicado, e se fizeram algum no seu caso, mas o Bulldog de chegada já tem maior capacidade. E isso que falei que o PBT era 2500Kg, então tua teoria talvez esteja correta. O distribuidor de carga que a vendedora do Bulldog me passou aumenta a capacidade para 2700Kg, o que seria suficiente. Nas pesquisas que fiz, ele só aparece em trailers e reboques onde a roda fica bem atrás (EUA).

O da S10 acho que é pra 3500 com distribuição de carga, possivelmente porque essa é a própria capacidade legal de carga da camionete, então não há porque eles se responsabilizarem por mais. Dá uma olhada no manual da tua pra ver se o valor não bate.

Não fiz nenhum reforço porque realmente parece muito bem construido. Ainda assim, sempre fico de olho pra ver se está em boas condições, sempre peço pra verificarem os parafusos durante a revisão regular da camionete, e tenho uma cinta de carga que liga o trailer ao próprio chassis da camionete pro caso de tudo mais dar errado (idéia dos amigos aqui do forum que adotei).

Bah, aqui to eu enchendo o saco novamente.

Exatamente Gustavo, no manual diz “massa maxima de reboque com freio: 1700kg”. A Diesel 2.2 informa 1800Kg e a Diesel 3.2 informa mais de 3000Kg.

E agora? Posso puxar mais que isso? Acredito que qualquer trailer pesa bem mais que isso completo. E se a diferença entre uma Diesel e outra é assim tão gritante, provavelmente é devido ao conjunto mecânico, pois a parte estrutural certamente é a mesma. Eu iria forçar mais o motor e caixa.

Outra coisa, acho que o seguro não cobriria nada se soubesse que reboquei algo além do recomendado.

Pois é, Maicol, esse é um problema interessante. Tem muito carro no Brasil que diz no manual que não pode rebocar absolutamente nada, tanto em modelos econômicos de passeio quanto modelos sedans mais caros. Parte do problema é que não temos uma cultura bem estabelecida de reboques no Brasil… em alguns outros paises isso é requisito do mercado.

A maioria das pessoas não dá bola pra isso e toca em frente, mas fica difícil de recomendar aqui algo que vai contra o que está no manual do carro. E quanto a seguradora, sim, é possível irem em cima desse tipo de detalhe.

Maicol e Gustavo. Quando comprei meu Diamante, também me indicaram a Feltek. Ocorre que, ao tentar orçar um engate reforçado, mesmo tendo explicado que o trailer que eu iria rebocar tinha mais de duas toneladas, me disseram que o engate mais reforçado deles era para 1.500kg e que serviria para mim. Ao questioná-los sobre a diferença, simplesmente disseram que nenhum cliente havia reclamado até então. Não satisfeito com a informação, continuei pesquisando e cheguei ao modelo da Bulldog. O mesmo que vocês comentaram. Sem outras opções na nossa região, acabei comprando e instalando o modelo da Bulldog. Estou muito satisfeito. O produto parece ser de excelente qualidade. Também examino periodicamente, a procura de falhas, mas até agora, nada. Procuro não judiar do conjunto durante minhas rebocadas, embora nossas estradas nos reservem as mais variadas surpresas.
Abraços!

1 curtida

No quesito engate, o segredo de todo engate é ser bem distribuído na estrutura do rebocador. Se for veículo de monobloco, sempre se tem a dificuldade de fixação, se é veículo de chassis, o problema está quase resolvido.

Qualquer engate do mercado pode ser reforçado e customizado para o veículo que se utilizará. No meu caso eu mesmo preferi fazer o engate que uso, justamente pelos motivos expostos, resistência e confiabilidade.

1 curtida

Boa Tarde Pessoal!
Sou do interior de SP, conhecem alguma empresa para indicar para instalação de engate??
Pode ser na capital mesmo.
Na minha cidade eu já desisti.

Abraços!

Ja tentou o Bode Carretas e Engates em Tiete?

Desculpa a demora, vou entrar em contato com elas, consegui na korg engates e carretas, mas nao levei ainda. 1300 removivel, sob medida. e 1700 o freio inercial…

Obrigado pela indicação!!

1 curtida

Olá pessoal,
Achei melhor postar aqui, pois tem relação com os comentários que serão feitos, mas como não estou muito familiarizado com postagens, qualquer coisa me avisem o melhor caminho.
Comprei um mini trailer de 750 kg, com freio inercial e a indicação de 100kg na bola.
Meu engate é para 1500 kg, no entanto, a indicação de peso no pino é de 70 kg.
Fiz um reforço no apoio a bola, mas alguém tem alguma sugestão ou conhecimento de como poderia modificar isto? Com um engate mais robusto e maior peso no pino.



O trailer é o da foto, reboco em uma hilux 3.0 diesel.
O reforço, foi esta mão francesa, soltada no topo e por trás em uma chapa bem grossa do próprio engate, não tem solta no tubo que suporta tudo para não mexer na estrutura dele.

1 curtida

@andrepiche Olá Andre,

É difícil de dar dicas a esse respeito pois as variáveis são muitas, mas uma coisa que podes fazer é pesar o trailer no engate para saber quando efetivamente está sendo apoiado sobre a bola. Imagino que os 100kg sejam conservadores, pois o fabricante não pode dizer ao certo quanto será armazenado no trailer, em particular nessa tulha frontal.

O fato do trailer ser pequeno também é bom, pois em movimento o peso dinâmico sobre o engate será menor do que um trailer de peso e proporções maiores. Esses 70 ou 100kg são uma base de referência, pois na prática com o movimento vertical do trailer a força exercida é sempre maior. Imagina a força que um trailer de duas toneladas faz no engate quando a camionete passa por um buraco grande, por exemplo.

2 curtidas

Valeu por comentar.
Fiz a verificação do peso, e está entre 70 e 95, de acordo com o que vou colocando no trailer, como caixa d’água cheia.
Breve posto novidades…

1 curtida

Olá, Maicol, tb tenho a mesma dúvida. Tenho um renegade 4x4 e instalei o engate da propria fábrica (da MOPAR) e a indicação de peso sobre a bolota é de 50kg. Pretendo rebocar um trailer apolo young 31, que não sei exatamente qual o peso que teria sobre a bolota, mas imagino que deva ser em torno de uns 70-100kg. Como a empresa nao indica que se reboque nada além de 400kg (reboques sem freio) fico sem referencia de se e ele estaria indicado para o que pretendo. A Jeep no Brasil não fala nada sobre rebocar trailers, apesar de na Europa (inclusive no site da Jeep em Portugal) indicar que um renegade 4x4 reboca até 1500Kg. Ainda temos muito a melhor sobre caravanismo no Brasil… Obrigada

1 curtida

Olá pessoal; sim, é comum no Brasil as montadoras ainda não acordarem para o fato do caravanismo ser cada dia mais e mais utilizado pelos usuários dos seus veículos, e que a diferença destas bandas, os seus pares na Europa e norte américa sim publicam as capacidades de reboque dos seus carros.
Portanto, o mais fácil de se fazer é ingressar no “site” da montadora na Europa ou na América do Norte destes veículos que no Brasil omitem essa informação por desconhecimento, incompetência, má fé ou tudo junto, e utilizar os dados destas montadoras mais serias, considerando que o veiculo em questão, é o mesmo.

Grande abraço!

Dardo.

2 curtidas

Prezados!

Sou novo aqui no Fórum e gostaria de saber sobre engate de reboque para o Hyundai Tucson 2013/2014. No manual diz que o carro consegue puxar até 1400kg com freio, mas não consigo encontrar engate de reboque que puxe mais de 700kg para esse carro. Alguém teria sugestão de loja/vendedor de engate para 1400kg?
Já possuo o carro e este já tem um engate para 700kg, mas queria um com capacidade maior para poder comprar e puxar um trailer com ele.

Muito obrigado.

1 curtida