Esquema eletrico trailer - Duvidas

Boa tarde Amigos!
Acompanho o fórum a algum tempo, e tenho o prazer de dizer que admiro todos vcs!
Estou dando uma mudada na vida vida, vou sair do meu emprego junto com minha esposa,
compraremos um trailer(já esta fechado) reformarei o básico e vamos viajar por pelo menos 2 meses, ou ate quando durarem os estoques financeiros.

Preciso da ajuda dos colegas, quanto ao projeto elétrico.
Minha ideia é ter uma certa autonomia eletrica, então usarei painel solar, alternador para carga em movimento, e quando parado em algum lugar com estrutura carregador inteligente.

Sei que existem conversores com carregadores, mas estão acima do meu orçamento.
Como viajarei para paraguai e uruguai, o que puder vou pegar simples aqui e comprar melhores lá, se o custo valer a pena.

Vou postar minha ideia, minha duvida é quanto a ligação dessas fontes de carga, e aceito qualquer sugestão quanto ao projeto em um todo.

O medo é quanto a “volta de carga”, quando estou com uma fonte, essa não estragar a outra. Acho que a solução é por diodos.

conto com vcs!!

Abraços

Adriano Leme
Sorocaba - SP

1 curtida

Seja bem vindo, Adriano!

Se for possível, por favor compartilhe o processo todo da viagem com a gente! Essas histórias e os planos que antecedem são super legais e muito inspiradores para todos nós.

Quanto a questão, normalmente não precisas te procupar com retorno de carga com esse tipo de equipamento. Uma forma fácil de entender o problema é assim: a própria bateria é uma fonte de energia, então se o equipamento foi projetado para ser ligado em uma bateria, por definição ele tem que ser capaz de previnir que a corrente volte para ele após carregar a bateria.

O fato de ter um segundo carregador ligado no mesmo circuito não altera muito essa questão. Em ambos os casos haverá uma tensão que deve estar entre uns 11.2V até no máximo uns 14.5V entre os dois polos desse circuito, para ser saudável para uma bateria chumbo-ácido de 12V nominais.

Tem mais alguns detalhes sobre esse tipo de ligação no artigo sobre fontes chaveadas que escrevi quando estava montando o circuito do nosso trailer.

Para ter autonomia, eu sugiro investir em mais placas solares e um carregador melhor ao invés do alternador. Isso garante que o trailer vai ter energia mesmo que ele não esteja rodando. Quando fizemos a instalação inicial do nosso trailer calculei que uns 500W seria suficiente para manter o trailer alimentado com uma carga básica (incluindo geladeira, etc) em condições normais e considerando perdas (com 40% de perdas por ângulo, sujeira, etc, sobra 300W reais). Isso se comprovou bem na prática, e depois de viagens chegamos com energia suficiente para a noite.

Se for fazer isso e as placas estiverem com uma instalação paralela, aí sim vais precisar de diodos para que não exista corrente reversa pelas placas. Se a ligação for serial não precisa pois as próprias placas tem diodos de “bypass” para esse caso (o motivo é um pouco diferente na verdade, mas os detalhes não são importantes aqui).

Como um último comentário, realmente existem alguns carregadores inteligentes multi-funcionais, alguns de excelente qualidade como o Xantrex, que fazem tudo em um único equipamento. Depois de muito pesquisar eu também preferi separar tudo, tanto pelo custo quanto pelo fato de que se torna um ponto único de falha: se esse único equipamento der problema, não há mais energia de lugar algum.

Depois nos conte como ficou.

1 curtida

Concordo com Gustavo, e foi praticamente isso que fiz no Guanaquito, com ótimos resultados.
Grande abraço Adriano, e bem-vindo ao Campistas.net, reduto de sonhadores e realizadores Rodo-Navegantes!

Dardo.

Bom dia Gustavo!!!
Vou compartilhar sim !!!
O carregador, penso em utilizar esse tipo de fonte, Fonte.
Ao invés de um carregador, ela tem flutuador, e acho que funcionaria bem, o que acham?

Quanto a retorno de corrente e carga, imaginei o seguinte, quando estou rodando, alternador carregando, alimentando 14V, equipamentos 12v(principalmente geladeira que vou trocar o compressor), recebendo esses 14V, paro cai para ±12, ligo o carregador(fonte) vai subir e depois flutuar perto dos 14V. Isso não afeta os equipamentos? não teria que ser algo estabilizado?

Sim, tbm penso nisso de utilizar tudo em um equipamento, embora seja mais robusto, o buraco é maior quando vier um problema.

A duvida é em relação ao painel / carregador, se não teria que colocar o diodo pra não voltar essas “cargas”, bem que pelo que falou, e se entendi correto, a bateria por si só já estaria voltando essa carga todo o tempo.

Dardo!! muito obrigado! vou trabalhar com orçamento mais reduzido para “tentar” aumentar o tempo na estrada, mas bem isso, quero atingir pelo menos uma certa autonomia.

Abraço a todos!

1 curtida

Essa é uma fonte chaveada. Dá uma olhada lá no nosso artigo aqui no forum que tem vários detalhes sobre como funciona e o que cuidar.

Quanto a ir de 11.2 a 14.5V, é como eu mencionei acima depende do equipamento, mas equipamentos que foram feitos para serem ligados em baterias 12V são preparados para essa variação de tensão porque é exatamente assim que toda a bateria 12V funciona. Na dúvida, é só ver no manual do equipamento quais são as tensões suportadas.

Se tiver mais alguma questão manda pra gente que vamos tentando ajudar conforme nosso conhecimento permitir.

Grande abraço e boa sorte na empreitada!

Bom dia Pessoal!!!
Aproveitei uma oportunidade e comprei,
1 painel solar de 250W, controlador de carga, e duas baterias ( 220A e 170A moura) ambas com 1 ano de uso.
1 inversor xing ling de 4000w
e de quebra um gerador a gasolina de 800W com carregador(so para emergencias)
por R$ 1700.
Comprei tbm uma fonte taramps de 120A para quando estiver parado carregar as baterias.
http://blog.lojadosomautomotivo.com.br/fonte-e-carregador-automotiva-digital-taramps-procharger-120a-12v-7686
Peguei esse modelo.

atualizei o projeto eletrico. vou mandar pra dar uma olhada.
Estou na duvida quanto aos disjuntores, li que existem diferencas entre os de ac e dc,
porem muitos usam esses convencionais para cortar Positivo e negativo,
enquanto os de CA so encontro modelos de "para som " onde so cortaria o positivo.

tentei limitar sempre ao equipamento.

No inversor tenho um duvida que nao encontrei em lugar nenhum.
Ele é de 4000w, sendo que 4000w em 127W daria em torno de 35A.
Porem qual seria a Amperagem que ele puxaria dos 12V.
fiz como se fosse os 4000w entao penso em colocar um disjuntor de 300A (300x12v= 3600W), para nao exceder o limite.

1 duvida. meu raciocinio esta correto??

2 duvida/problema. Uma duvida sobre o tracionador,
Tenho um focus ghia 2.0 2004 aut
e tenho um linea 2010 1.9 automatizado.
ambos com 130+cv e torque na faixa dos 20.

vou vender provavelmente o linea e ir viajar com o focus.
Mas aqui na minha cidade não encontrei uma pessoa capacitada para instalar e reforcar o engate (so vendem o padrao de 500kg, e insistem em dizer que nao da, so para SUvs) . alguem tem indicação em SP?

Obrigado a Tdos!!!

Eu segui o esquema que comprei do sem fronteiras achei ótimo Como fazer sozinho a elétrica de seu motorhome em casa. Através de um SIMPLES e PRÁTICO passo a passo com técnicas e EQUIPAMENTOS INOVADORES. (Aprenda De Forma SIMPLES EFICAZ Como deixar Seu Motorhome COM AUTONOMIA TOTAL).

1 curtida