Estatísticas de campismo na Europa

Ontem a noite estava navegando nos dados que são divulgados publicamente pela União Europeia, e achei algumas coisas interessantes na área de campismo. Gostei tanto que montei uma planilha para ver algumas informações derivadas que nos mostram mais claramente como os vários países se posicionam em relação a isso.

Os dados são tão interessantes que preparei uma versão bonitinha da planilha para compartilhar e conversarmos a respeito.

Algumas notas:

  • Antes de mais nada, os números são impressionantes. São referentes a 2016, porque os mais recentes não estão tão completos.
  • Logicamente isso são as informações oficiais. Não há como saber o volume de “campismo selvagem”, onde o pessoal estaciona em locais não preparados.
  • Alguns países disponibilizam parques de estacionamento específicos para trailer e motorhomes. Estes também estão incluídos nestes dados.
  • Existem colunas normalizando os dados de duas formas diferentes: uma em relação ao tamanho do país, e outra em relação ao número de habitantes. Dessa forma vemos os valores absolutos, e também a popularidade proporcional do campismo.
  • As células em verde e vermelho mostram os locais onde o campismo é mais forte e mais fraco, segundo aquele parâmetro. Por exemplo, a França tem o maior número de campings, mas considerando o tamanho do país a Holanda tem a maior concentração de campings, e a Islândia tem o maior número de campings por habitante.
  • A parte da direita apresenta quantas noites as pessoas dormiram ao todo em hospedagens de curta duração (hotel, camping, etc), e então os número de noites dormidas em campings. Dessa forma conseguimos ter uma idéia do que isso significa para o país. Em Luxemburgo, por exemplo, 33% das pessoas que se hospedam no país ficam em campings!

Sem mais delongas, seguem os dados:

2 Curtidas