Excesso de peso em reboque novo

Boa tarde
Amigos esto com um problema quero ver se alguém me ajuda mandei fazer um reboque trailer sobre medida para montar a casa toda por min mas o fabricante fez algo com problema a medida é de 4,00 m e mais 70 cm fechado para gerador cabos e ar condicionado tudo fechado só que o fabricante deixou 10 cm para traz do centro dos 4,00 m e o trailer é trucado com feixe de 8 molas de 60 cm fui pesar o total é 2,200 kg mas o problema é que ficou com 220 kg na bola do engate com freio de 2,500 kg é rebocada pela L200 tritom automática flex 3.5 v6 quem pode achar como eu posso resolver este problema do peso e o fabricante não quer dar assistência e nem informar as peças colocadas como ponta de eixo e rolamentos já agradeço Atenciosamente Adair

2 curtidas

Olá Adair,

É difícil de dar sugestões boas sem saber mais detalhes sobre o projeto, mas não me parece que os 10cm de diferença do centro para trás sejam um problema. Eu acredito que esse leve deslocamento é inclusive comum em trailers e reboques com eixos centralizados para melhorar a estabilidade.

A única coisa que me chama um pouco a atenção nesse descrição são os 2200kg para um trailer de 4 metros. Me parece um valor elevado para o pouco espaço. Em geral os trailers pequenos que vejo ficam entre os 1100 e 1500kg.

Com esse peso todo em um espaço pequeno feito sob medida, existe o risco de que a organização da casa em geral não tenha sido feito de forma balanceada. Por exemplo, o ar condicionado e o gerador são bastante pesados, e pela descrição parecem estar sobre a lança ambos. Imagino que o gás também esteja ali? O que mais está localizado nesse espaço entre o eixo e a camionete? Onde estão a geladeira, caixa d’água, e outras coisas pesadas?

Outra coisa que eu verificaria é o alinhamento horizontal do trailer. Se ele estiver sendo “levantado” pelo rebocador, o peso na bola vai ser bem maior do que se ele estiver na posição natural horizontal com o peso acomodado mais naturalmente sobre os eixos dele.

Há sempre a possibilidade de usar um mecanismo para distribuir o peso na camionete, como usado em países que realmente forçam por lei que os eixos sejam atrás por questões de estabilidade (procure por “weight distribution hitch”), mas é estranho isso ser necessário em um trailer pequeno com eixo central. Minha preocupação nesse caso é estar mascarando algo mais sério que poderia ser resolvido de outra forma.

Se houver alguma novidade no caso nos avise.

Abraço!

1 curtida