Experimentando a Starlink

Buenas pessoal!
Apos um tempão sem escrever, estamos de volta na ativa! :wave:
E o meu novo tópico e’ sobre a conexão via satélite do “Tio Elon”, a tal de Starlink.
No retorno da viagem da Patagonia Chilena e Argentina, la’ por Abril deste ano, consideramos a compra da Starlink: estávamos nessas considerações, quando o Tio Elon decidiu cortar pela metade o custo de aquisição do kit da antena, base, roteador e cabos…bom, ate’ eu que sou tonto, não pensei mais e comprei o tal kit. :grinning_face_with_smiling_eyes:
Depois de aproximadamente um mês, recebemos o kit, e logo fui instalando, que digase de passagem, e’ muito simples e rápido.
Bem, checado o bom funcionamento, saímos de viagem para experimentar o novo equipamento, e conferir se de verdade ele funciona bem em outros lugares que não aquele do recebimento do kit.
Aqui cabe uma aclaração, especialmente para quem não conhece bem o sistema da Starlink, quanto aos seus modos de operar: basicamente, tem dois modos de operação do sistema, e que são o residencial (fixo), e o móvel (Viagem), que e’ o indicado para os Campistas, como e’ o nosso caso; tem outros modos como Movimento, Marítimo e Aviação, ainda alguns sem funcionamento pleno no Brasil.
No fixo, a mensalidade e’ mais barata, porem somente funciona no local que foi instalado pela primeira vez e declarado como base, e no “Viagem”, a mensalidade e’ um pouco mais cara, mas permite o deslocamento do sistema, sendo que a aquisição do kit (antena, base, roteador e cabos) tem o mesmo preço para ambos.
Nossa primeira viagem foi para Orleans, SC, no sitio de uns grandes amigos que também tem RV, e assim que chegamos, instalei a antena no teto do MH, no suporte que vem com a antena, e que tinha ja’ instalado fixo no teto (Trabalho feito por Davi em Gramado, RS).
Bem, em poucos minutos o sistema estava operando perfeitamente, para grande alegria minha, que comecei a me despedir sem saudade nenhuma das fracas wifi’s e sinal de celular de grande parte de meus destinos, e isso quando tinha a sorte de ter pelo menos um wifi fraco! :roll_eyes:
De Orleans, fomos para um Camping pertinho de Lajes, onde ficamos alguns dias, e de novo, uma maravilha de conexão! :grinning:
De Lajes, fomos visitar um amigo muito querido, que também tem MH em Xaxim, SC, e no sitio dele não pega nem pulgas, quanto mais sinal de celular…e de novo, a Starlink dando show! :star_struck:
Depois de alguns dias, fomos para Pomerode, SC, e de novo, um espetáculo de conexão! :heart_eyes:
Sempre devemos cuidar, contudo, de não ficar debaixo de arvores ou telhados, que o sinal e’ bastante sensível a isto, embora descobri que aqui no hemisfério sul, a antena sempre aponta para o sul, e então, você pode estar debaixo de uma arvore, porem se na vertical da antena e na direção sul estiver desimpedido, vai funcionar bem.
abaixei um app no celular que e’ uma bússola para saber quando eu estaciono, onde fica o sul, e pronto, resolvido o problema.
Então, comprovado que o sistema funciona muito bem na modalidade para a qual foi idealizado; agora, vamos falar sobre a utilização do sistema em movimento, como muita gente de fato esta’ fazendo, e que e’ o sistema de operação em movimento, que teoricamente, implica na aquisição de uma antena plana bem mais cara que a comum, especifica para colocar no teto do RV, e que tem uma mensalidade bem mais cara também…isto faz que muita gente, no exterior e também no Brasil, modifique a antena comum, tirando o motor elétrico de posicionamento, e ajustando ela fixa no teto do RV, funcionando muito bem também inclusive em movimento, com pouca perda de velocidade e eficiência, dependendo do lugar pelo qual se transita.
Nem precisa dizer que qualquer modificação no kit, implica na perca da garantia, embora, pelo pouco que entendi ao respeito, tal operação, em movimento para este sistema “Viagem” e’ desaconselhado, porem não e’ proibido expressamente.
No meu caso, vou primeiro viajar com a antena tirando para viajar e colocando nos lugares de parada para funcionar, ate’ ir no extremo sul do continente, e ver se em Ushuaia ou Punta Arenas, ela funciona bem em estas latitudes extremas sem precisar se orientar para a constelação de satélites no céu do sul do continente, tal como nosso caro Gustavo tinha me advertido ao respeito para checar primeiro, e também para esperar passar o ano da garantia.
Bom pessoal, e’ isso; estejam a vontade de comentar, pois sempre podemos aprender algo mais com a participação de todos; um grande abraço! :wave:

Dardo.

1 curtida

Legal essas informações D@rdo, vou esperar ver se cai mais o preço e considerar embarcar nessa também hehehe.
Estive em Gramado final de julho, por um acaso não estavas por lá também??
Meu cantinho no Gramado Camping!

2 curtidas

Bom dia Dardo, espero que estejas com muita saúde. Verifiquei que no sitio do tio elan não consta cobertura da starlink na Argentina, estaria desatualizado ? Abraços.

1 curtida

Ola’ Giulano!
Estávamos sim! Tu’ não viu o Ursinho abancado por la’?
A próxima vez, vai cumprimentar a gente…nois e’ bagual, porem somos limpinhos e não mordemos… :grinning_face_with_smiling_eyes:
Giu, os preços ja’ caíram e voltaram ao normal…o bom e’ que o sistema Viagem, embora um pouco mais caro do que o Residencial ou fixo, você pode pausar a tua assinatura, e não precisa pagar enquanto não usa, todos os meses que quiser.
Grande abraço Tricolor!

Dardo.

1 curtida

Buenas Pelagio!
Tudo bem, a Deus graças, e espero que assim seja com vocês.
Argentina e Uruguay ainda não estão operando para poder comprar o equipamento e fazer a mensalidade, porem os satélites passam igual por cima dos países, então, o sistema opera sim, pelo que vi na internet, inclusive de um casal que utilizou a Starlink normalmente quando passou pela Venezuela (lugar que, convenhamos, não ‘e muito do agrado do Tio Elon nem da maioria dos norteamericanos), e esta’ previsto este final de ano o Uruguay estar operacional pleno, assim como no ano que vem, Argentina.
Inclusive as antenas de terra da Argentina (gateways) ja’ estão prontas.
Ou seja, os uruguaios e argentinos não podem comprar ainda os kit da Starlink nem fazer as assinaturas de cobrança mensal, embora se você vai do Brasil e passa pelo Uruguay ou Argentina, você vai ter, sim, acesso ao serviço normalmente; talvez perca um pouco de velocidade, porem nada muito significativo.
Um grande abraço!

Dardo.

1 curtida

Bah não creio que vocês estavam lá e eu não falei com vocês, acho q eu q sou bicho do mato mesmo hehehehe!!!
tinham vááários motorhomes e eu não tava familiarizado com o ursinho pra identificar ele hehe!!!

1 curtida

Pessoal, uma correção; a data de inicio da Starlink no Uruguay será em 2024, e não 2023, como erroneamente tinha comentado.
Bom, para 2024 falta menos de 4 meses, então logo, logo, vai ter inicio da operação da Starlink em terras Charruas.
Grande abraço!

Dardo.

1 curtida

Buenas pessoal!
Bom, cheguei à conclusão que era trabalhoso e com um certo risco até o fato de subir no teto do MH cada vez que mudava de local, e então optei por colocar ela fixa no teto.
Assim, decidi nao esperar ir até latitudes muito austrais antes de deixar fixa no teto do Ursinho, e já que a Santo Inácio está colocando esta antena no teto de seus MH, fiz com eles o serviço.
Cabe aqui aclarar que a Santo Inácio SÓ faz nos veículos da sua empresa, e não para terceiros.
Ficou legal, não aparece, parece mais uma claraboia vista de fora, não precisa cada vez subir e descer colocando e tirando antena e funciona muito bem, incluso em movimento, porem…descobri que quando chove, a agua que acumula na parte superior da antena, causa obstrução na recepção do sinal da mesma, deixando o funcionamento entrecortado e com péssima qualidade de recepção!
Bem, notifico a SI para modificarem o projeto, deixando com inclinação que permita o escoamento da agua (é por isso que a antena fica no chão no seu pedestal inclinada!), e estou no aguardo da entrega da Santo Inácio do novo suporte com a inclinação necessária.
Nesse meio tempo, pensei, pensei, e cheguei a uma ideia que poderia resolver minha situação até chegar a nova base, e bolei uma cobertura (bem rustica! :smile:) que acabou resolvendo meu problema! :star_struck: :tada: :wine_glass: :champagne: :wine_glass: :wine_glass:
Aproveitei que estava no Camping de Gramado e que tem uma pequena oficina com refugos de madeiras, e pus mãos `a obra; considerando que não lixei nem pintei as madeiras, o trabalho ficou bem feinho :crazy_face:, porem como é provisório até a nova base chegar, creio que o resultado foi bom, e funciona muito bem!
Só preciso tirar ele para viajar, que fiz ela só montada por cima, sem fixar no teto, o que também não é muito indicado se ventar forte e não estiver com o MH aproado para o vento, mas o intuito é proteger da chuva, não para que fique fixa no teto.
Usei umas madeiras em forma de tirantes, cobri com plástico e voilá, funcionou!
Vou subir umas fotos para que vejam a obra…só não podem rir! :sweat_smile: :joy: :joy:
Vou patentear nos melhores Galinheiros Reais! :joy: :joy: :joy: :joy:

Grande abraço!

Dardo.

1 curtida

Buenas!
Espero que todos tenham tido umas ótimas festas, assim como nós, a Deus graças.
Estamos em Los Antíguos, em plena época da colheita de cerejas :cherries:, para variar, embora este anos atrasou em 2 semanas a colheita, em virtude de ter acontecido um inverno bastante frio, por conta das já conhecidas mudanças climáticas.
Com respeito da Starlink, funciona que é uma beleza, mesmo que o pessoal daqui ainda não tem para comprar, embora o novo Presidente, Sr. Milei, tenha assinado um decreto que permite a entrada da Starlink na Argentina, pelo que acredito que no próximo mês, já vai estar disponível para compra por estas bandas; não que fizesse diferença para nós, pois os :artificial_satellite: passam igualmente por estes céus.
Com respeito a fixação no teto, não dá diferença visível na recepção dos tais satélites, pelo que não senti diferença com a qualidade de sinal que tinha no Brasil, exceto em alguns horários que fica pouca coisa mais lenta, pelo fato de em estas latitudes, a constelação de satélites que orbitam é menor, ao menos por enquanto, pois o Tio Elon :rocket: tem planes de lançar alguns milhes de satélites :artificial_satellite: a mais. :pray:
A capa que fiz para a antena para evitar a obstrução da chuva, não utilizei por estas bandas, em virtude de ser uma região muito seca, embora sim utilizei na Província de Buenos Aires, quando passei por lá e choveu bastante; passei pela região de Bahia Blanca, sul da Província de Buenos Aires, 2 dias antes da fortíssima tormenta que causou varias mortes e muita destruição.
Bom, é isso que tinha para comprovar e repassar para quem se interessar pelo assunto, e podem vir tranquilos para Argentina e Chile com a Starlink Viagem, que funciona muito bem mesmo.
Bem, espero que este tópico tenha sido de utilidade, e recebam um forte abraço Tricolor do oeste da Patagônia!

Dardo.

1 curtida