Filtros de água para bombas

Buenas,

Há alguns meses atrás, quando estive pela última vez na Sinostrailer, aproveitei que eles tinham a pronta entrega filtros de água de meia polegada fabricados pela Shurflo e comprei um par – um pra cada bomba.

O propósito é duplo: preservar as bombas, evitando que pequenas pedras passem por ela ou mesmo se instalem lá; e também evitar que sujeira chegue nas torneiras. Com alguma frequência tinha que limpar o pequeno filtro que há na própria torneira porque praticamente não passava mais água:

(dica: tampe o ralo antes de retirar o filtro da torneira)

Foi daí que começei a ter a idéia de procurar um filtro.

A instalação destes filtros não tem como ser mais simples já que a própria bomba tem uma rosca de meia polegada na entrada da água:

E funciona. Aqui depois de uma única acampada entre uma limpeza e outra:

Pra limpar o mais fácil é deixar a caixa meio cheia, remover a tampa do filtro, e limpar na própria água da caixa:

O aviso mais óbvio de que está na hora de trocar o filtro é quando a bomba fica ligando e desligando em pequenos intervalos. Na primeira vez que isso ocorreu fiquei um pouco confuso, mas depois me dei conta: essas bombas trabalham com controle de pressão aumentando ou diminuindo o fluxo conforme a necessidade. Além de aumentar a pressão porque a torneira está fechando, como ela é uma bomba de diafragma também é possível aumentar a pressão interna estrangulando a entrada dela. Porém, nessa opção a saída não chega na pressão correta que a bomba foi programada para se desligar, então ela tenta novamente, e isso gera o liga-desliga.

Quando for possível, vou instalar um terceiro filtro desses na entrada da água na caixa, logo atrás da torneira de entrada que também é de meia polegada:

Dessa forma chegará menos sujeira na caixa e os filtros internos que são de mais difícil acesso vão ficar limpos por mais tempo. Eu já vi o pessoal utilizando filtros de máquina de lavar para esse propósito, mas essa opção me parece menos conveniente, ao menos no caso do trailer em que temos menos espaço sob o chassis e onde o peso é algo mais precioso. Nós também não tomamos essa água que passa pelas caixas, então desde que os fragmentos sejam pequenos o suficiente, não há um grande problema.

Uma curiosidade: “Shurflo” em inglês tem a mesma pronúncia de “sure flow” – algo como “fluxo assegurado”. Bom nome pra uma bomba de água pra RVs. :slight_smile:

Abraço e bom final de semana a todos.