Impressão 3D a disposição

Buenas campistas,

Uma das razões que andava meio em silêncio nos últimos temos é que estava aproveitando todo o momento vago para finalizar um outro projeto de longa data que só agora consegui colocar em prática: uma impressora 3D! Foram meses na função da encomenda das peças do exterior, e vários dias na montagem das centenas de partes da bugiganga. Acho que não minto quando digo centenas… foram horas e horas de montagem e achei que não tinha mais fim a coisa.

Bom, mas hoje finalmente consegui colocar ela pra funcionar. Depois de mais algumas horas de calibragens e ajustes, parece que tá funcionando de forma razoável. Segue uma foto da dita na primeira impressão: um apito.

No final o apito não saiu muito bom porque ainda estava calibrando ela, mas dá pra ter uma idéia do que se trata.

Bom, mas o que isso tem a ver com campismo? Pouco, de fato. :smile: A principal razão de eu estar compartilhando com vocês é que gostaria de colocar ela a disposição do pessoal que participa ativamente aqui. Sei que conseguir peças antigas ou personalizadas no Brasil é uma briga, então se houver algo que eu possa tentar ajudar, avisem que podemos tentar resolver com ela.

Não dá pra imprimir coisas muito grandes, e pro pessoal como o @edintruder e @matheus que são dois dos nossos inventores de plantão é mais fácil porque moram relativamente perto, mas é fácil de mandar pelo correio também.

Em fim, se precisarem de algo avisem.

Abraço, e bom final de semana!

4 curtidas

Caramba! O século XXII já chegou e eu ainda não sabia …:astonished:
Parabéns Gustavo, o fato de montar sozinho esa maquina do futuro é fantástico, e fala por si só da tua capacidade!
Tínhamos outro Professor Pardal entre nós e de novo, eu não sabia…:astonished: estou parecendo aquele político ( com perdão do palavrão) que não sabia de nada… :roll_eyes:
Fazer peças antigas que não mais existem…parece ficção cientifica… A qualquer momento o Mr. Spock me teletransporta o Guanaquito para a Enterprise! :grimacing:

Abraço Gustavito, e de novo, meus Parabéns!

Dardo.

Show Gustavo, uma hora queria montar uma também.
No momento estou juntando as peças pra montar uma router CNC pequena.

Muito obrigado, Dardo! Mas verdade seja dita, o mérito real é do pessoal que projetou essas engenhocas. Eu sou só um usuário com muuuuuita paciência para colocar tudo no lugar e apertar daqui e dali até que a coisa fica alinhada o suficiente para imprimir com qualidade.

Agora tenho que aprender as técnicas pra projetar objetos que fiquem bons quando impressos com essa tecnologia de plástico em camadas. Acho que também não deve ter muito mistério, mas pelo que vi até agora os softwares que fazem o fatiamento dos modelos são meio peculiares quanto ao que eles aceitam. Vou começar com coisas pequenas, talvez consertando alguns brinquedos do rapaz aqui.

Giuliano, se eu poder ajudar em algo avisa. Por incrível que pareça essas máquinas são mais parecidas do que aparentam. Motores de passo nos eixos, formato de arquivo é o mesmo em muitos casos (gcode), trabalho em camadas, e assim por diante. Mas a grosso modo uma tira material, e a outra adiciona.

O Gustavo sempre surpreendendo a galera!!!

Mas isso é ótimo mesmo para fazer aquelas pecinhas que a gente viu em algum lugar mas não acha pra comprar. kkkk

É bem isso, Ed. A primeira brincadeira que fizemos foi reconstruindo uma peça perdida de um brinquedo do rapaz aqui. Ele ficou bem animado com a coisa toda. :slight_smile:

Aqui tá o resultado:

2 curtidas

Nota 10! Espetáculo!

Muito bacana! E operar esse brinquedo não é pra qualquer um, eu mesmo nem me arrisco. E olha que sou metido a fuçador haha… parabéns!

Obrigado @Carlos, @GIN! Como disse, está a disposição se precisarem de alguma peça pequena para suas moradias móveis. Será um prazer ajudar.

Ontem a noite modelei um chaveiro que deve ser familiar por aqui… :smile:

1 curtida

Bah, muito legal!
Obrigado Gustavo por se dispor a ajudar com a impressora. Certamente em algum momento vai faltar alguma pecinha no trailer ou em algum equipamento, aí vou te incomodar! :grin:

Impressionante o resultado! Não deixe de nos mostrar outras peças que tu venhas a produzir nela.

1 curtida

As ordens, Matheus!

Aqui vai mais um então, dessa vez substituindo uma peça quebrada da geladeira. Aproveitei para dar uma pequena modificada no projeto original, para que ficasse mais fácil de colocar e remover os copos (motivo pelo qual quebrou o original) e também para que fosse possível utilizar com um número maior de formatos.

1 curtida

Bha impressiona o resultado da impressão 3D…Equipamento top!
Gostei do chaveiro… quando vais começar a produção para os amigos…aceita encomenda???.he…he…he:wink::grinning::wink:

Aceito sim, Carlos. :smile: Até já tem um extra aqui.

Pessoal, estou com saudade da nossa impressora 3D, e acho que não vou trazer a nossa do Brasil porque o alinhamento dela é muito importante para as impressões serem de qualidade, e certamente submeter ela a um voo em uma caixa ou algo do tipo vai ou quebrá-la ou desalinhá-la completamente. Pra comprar uma igual do outro lado, estou colocando ela a venda.

Se alguém da região tiver interesse de comprar e pegar ela montada e alinhada em Pelotas, ou souber de alguém que tenha interesse, por favor me avise. A impressora é muito boa, mas já aviso que não é muito barata porque ela não é chinesa e foi importada da forma correta com impostos pagos.

Abraço a todos.