Modem Elsys - internet na estrada

Resolvido.

Liguei direto e não explodiu. rs


(Mensagem original)

Faz um tempo que tenho uma antena/modem Elsys, mas só usava ligado na rede 110volts. O modem é 12volts, então vem aquelas fontes pretas. Até ai tudo bem, mas queria testar o desempenho do equipamento na zona rural, longe de antenas de celular. Coloquei uma bateria estacionária no carro, um inversor e liguei as fontes da antena/modem. Funciona perfeitamente. Fiz uma viagem de 150km de distância de BH e o sinal de internet ficou instável o tempo todo. Mas estou fazendo uma bobagem ligando o inversor para transformar 12v em 110 e depois ligar fontes 12v da antena/modem. Queria ligar a antena/modem diretamente nos polos da bateria estacionária, eliminando as fontes. A bateria alcança picos de 13,7 quando estou dirigindo e meu receio é que essa tensão maior estrague a antena/modem. Alguém sabe como ligar equipamentos 12v de maneira segura na bateria estacionária e poderia me ajudar por favor?

Meu modem é este,

https://www.elsys.com.br/product-details/LINK4G

Abs

Olá Alex,

Pode funcionar, e pode não funcionar. E pode funcionar de vez em quando também. :slight_smile:

Pela tua descrição já sabes qual o problema: equipamentos 12V podem precisar de 12V realmente, ou podem aceitar uma variação entre 11V e 15V, que é mais realista pra uma bateria chumbo-ácido que estará ligada em um carregador. O que tem que cuidar e com o comportamento do dispositivo quando ligado no carregador… se não estiver preparado para a tensão mais alta com um regulador, certamente vai esquentar. Pode queimar na hora, ou pode queimar com o tempo.

Na dúvida, o melhor é buscar a especificação ou conversar com o fabricante. Se for impossível, então cuida o comportamento e a temperatura pra ver se vai esquentar demais quanto a bateria estiver sendo carregada a 14.5V ou mais.

1 curtida