Montar do zero - Tiny sobre rodas - Atualizações

Pessoal, tudo bem?

Conheci o fórum a algumas semanas, parabéns pela comunidade!
Depois de ler muitos tópicos ( para evitar qualquer tipo de flood) encontrei algumas informações pulverizadas ou antigas para reformar ou criar um trailer e muito pouco especificamente para Tiny Houses (dimensões e características diferentes). Estou no dia 0, iniciando do zero minha tiny decidi pedir ajuda para consolidar as atualizações (Normas, Leis, processos).

Sou engenheiro mecânico, e sei que para quase tudo que desejamos criar no Brasil, existe regulamentações e burocracias que validam o produto, mas que as vezes dificultam, e deixam o processo complexo e inacessível para boa parte das pessoas. A ideia é deixar os encontrados atualizados neste tópico para ajudar pessoas que tem essas dúvidas. Peço ajuda de todos para coletivamente encontrar as respostas (ou referenciar respostas com outros tópicos). Obrigado!

No meu caso particularmente, venho estudando muitos materiais americanos para construção de tiny houses sobre rodas. Seguem muito a filosofia de um trailer, mas claramente com menos mobilidade. O modelo me inspira pq a idéia é ser off-grid e com minimo impacto de construir no solo. Se alguém tiver opiniões por favor, compartilhe também.

O que tenho em mente (sugestões por favor!):

Chassi: deverá ser algo com dimensões aproximadas de 6x2,5m (Conjunto deverá ter PBT < 6t), provavelmente será um chassi estruturado com dois eixos, mas deve ser considerado como trailer especial.

Perguntas:

  • Melhor fazer com empresas de reboque, no quesito legal?
  • É ruim fazer com empresas de aço e ser o intermediário para esta construção?
  • Dicas para eixo, sistemas, fabricantes, sistemas de freio, etc
  • Quais certificações são necessárias em 2020 para realizar a homologação, e ser possível rodar nas estradas do BR?