Conteúdo elaborado por:
Viajando de Carro - Guia para planejar viagens de carro pela América do Sul
www.viajandodecarro.com.br
Aproveitamos nossa viagem para a Carretera Austral/Chile, agora entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, para coletar os preços dos combustíveis pelos países que passamos: Argentina, Chile e Uruguai.
Abastecendo em um posto selfservice em Puerto Montt (Chile): equipamento aceita dinheiro e cartão de crédito
Abaixo segue a tabela com os preços atualizados:
Aproveite e dê uma olhada na página Combustível para consultar os preços atualizados para a Bolívia, Paraguai e Peru.
Na tabela estão separados os preços da Carretera Austral no Chile e na Patagônia na Argentina, pois os preços possuem uma variação significativa nestas regiões.
Em relação a gasolina, desconsiderando a Patagônia Argentina (onde os combustíveis são subsidiados pelo governo), o Brasil está com o menor preço deste combustível.
Em relação ao diesel, o Chile possuiu o menor preço em relação aos demais países que passamos: R$2,47 foi o valor mais barato que encontramos. Este valor é inferior até mesmo ao preço na Patagônia Argentina (R$2,78).
O Uruguai, como sempre, apresenta os maiores preços, tanto da gasolina quanto do diesel. Os preços nesse país são tabelados pelo governo (ANCAP – Administración Nacional de Combustibles, Alcohol y Portland) e portanto são os mesmos em todas as regiões. Para não pagar tão caro, geralmente abastecemos o carro antes de entrar no país.
Posto na Carretera Austral - La Junta/Chile
Apesar de sempre haver pequenas filas para abastecimento nos postos da Argentina, não há falta de combustíveis pelas regiões que passamos. A única cidade onde observamos uma fila significativa para abastecer foi em Junin de Los Andes. Mas nós havíamos abastecido nosso carro na noite do dia anterior e não haviam filas nos postos desta cidade. Ouvimos falar de falta de combustíveis nas proximidades de Neuquén, pois ocorreu um incêndio que devastou uma área significativa na região e algumas estradas foram interditadas. Quando passamos por lá as estradas estavam liberadas e os postos de combustíveis estavam abastecidos.
Fila para abastecer em Junin de Los Andes/Argentina
Um abraço a todos, Alexandre.