Projeto Elétrico Minitrailer

Olá pessoal
Estou pensando em montar o projeto para autonomia de um ou 2 dias em um minitrailer e o consumo mensurado foi o abaixo:
1.1 A
138 a 231 W

tudo está em 220 portanto preciso de bateria, carregador e um inversor.
É pouca coisa, um frigobar a amônia e algumas lâmpadas, conseguem me dar algumas dicas?
obrigado

2 curtidas

Bom dia, o consumo do frigobar de amônia na resistência elétrica é alto infelizmente

1 curtida

Bom dia Carlos, na verdade aparentemente não, esse foi o meu espanto, pela lógica seria mais porém apresentou 1 amper… e frigobar com motor é maior q isso…

1 curtida

com esses dados tem sites que calculam uma aproximação de cargas de baterias que precisa!!

no meu chute → 1 bateria de 200A, controlador 20 A, e 2 placas de 250W, inversor de 1000W poderá atender.

é bom usar o máximo de equipamento a 12V ou 24V assim diminui o consumo da bateria.

2 curtidas

Buenas @POLESE!

Sabes qual o ciclo de trabalho aproximado do frigorífico? Em uso normal, quanto tempo ele fica ligado consumindo os 230W e depois quanto tempo desligado antes de ligar novamente?

Esses 230W são meio altos para manter funcionando a longo prazo, e em um mini trailer não há muito espaço para grandes placas solares ou bancos de baterias. Para ter uma idéia, se dividirmos os 230W por 12V ficamos com aproximadamente 19A. Só para virar uma noite de 12h seriam necessários uns 230Ah na bateria, e só isso já dariam quase 60kg de baterias. Já é demais, e ainda é pouca bateria para suportar essa carga.

O @Carlos tem razão… o problema dos refrigeradores a amônia é que eles funcionam por aquecimento direto do gás. Quanto ligado no gás tradicional ou GLP, isso é ótimo porque há muita energia armazenada em uma garrafa de gás. Por outro lado, quando ligado na energia, sendo 110/220V ou 12V, o aquecimento do gás é resistivo, o que é pouco eficiente. Os refrigeradores tradicionais, 110/220V ou 12V, usam o motor para circular o gás como uma bomba de calor, o que é mais eficiente.

@Caveira, esse é um dos casos onde o 12V não ajuda a menos que troque para um motor também. No caso do refrigerador com amônia os 12V são ainda piores pois na baixa tensão é mais difícil de esquentar a resistência e há mais perdas.

Dependendo da eficiência e do ciclo de trabalho, as soluções que vejo seriam ou mudar para um refrigerador com motor 12V, ou então utilizar gás no refrigerador, assumindo que ele suporte as duas opções.

Depois nos conte como ficou, @POLESE.

Boa sorte, e um abraço.

1 curtida

Gustavo muito obrigado pelas explicações, entendo pouco de elétrica e me ajudou bastante.
Então, como ele é de amônia com radiador não consigo transformar ele a gás e também acho q seria inviável financeiramente, não tendo motor seu consumo é constante, esse pico que relatei é com todos os equipamentos elétricos ligados (lâmpadas, frigobar, ventilador) deixando apenas o frigobar o consumo fica constante na faixa de 140W.
O que me chamou atenção é que no medidor que tenho fica aparecendo consumo de 1.0 a 1.1A, não deveria ser maior?
Acho q o caminho mais em conta seria comprar um frigobar novo …

1 curtida

Com 140W já diminui para uns 12A em 12V, o que já começa a ficar mais perto de algo que daria para tratar, mas ainda é muito para um mini-trailer. Para mantê-la funcionando por um dia inteiro se vão 290A. Placas solares ajudam, mas aquele dia chuvoso vai criar problemas, por exemplo. Para ter uma ideia, uma geladeira pequena com um motor 12V deve ficar por volta dos 5A, e isso quando ligada. Com ciclo de trabalho de 30% fica abaixo de 2A constantes… uma bateria de uns 150Ah poderia manter por uns dois dias mesmo sem placas.

Quanto ao 1.1A, isso deve ter sido medido em corrente alternada com 220V:

  • 220V x 1.1A = ~242W

Em 12V isso ficaria por volta dos 20A.

1 curtida

Entendi Gustavo, muito obrigado pela ajuda… antes de pensar em um autonomia vou pensar em trocar o frigobar, esse modelo que tenho é insustentável… vou pegar um modelo tradicional e trabalhar com inversor.
abs

1 curtida

vou pegar um modelo tradicional e trabalhar com inversor.

Ou melhor, um tradicional com o compressor 12V, assim não precisa do inversor.

https://lista.mercadolivre.com.br/compressor-geladeira-12v#D[A:compressor%20geladeira%2012v]

2 curtidas

Caveira, o ideal seria, porém o valor inviabiliza, claro, se a ideia fosse passar meses sem rede elétrica ao alcance, com certeza essa seria a única opção, mas como a intenção é ter algo para manter funcionando em trânsito, 2 ou 3 pernoites acho que vou de inversor mesmo.

1 curtida

um inversor decente custa o preço do compressor 12v.
vantagem do compressor 12v é um menor consumo total;
vantagem do inversor é poder ligar outras coisas 220v nele em uma eventual necessidade.

1 curtida