Olá, pessoal!
Sou Danilo, moro em Brasília/DF e há um bom tempo tenho acompanhado os sites de camping e RV como leitor. Gosto de muito acampar e sempre que posso tenho levado a patroa para curtir a natureza. Nunca entrei num trailer. No entanto, sempre tive o sonho de ter uma casa ambulante. Estou programando alugar um por uns dois, três dias para ter a sensação real de como é a coisa.
Já ensaiei vários projetos para camper/trailer/motorhome, no entanto, no meu caso, acredito que a melhor opção seria um trailer. Em suma, manter um veículo independente para trajetos cotidianos, não imobilizar tanto dinheiro num bem de baixa liquidez e a maior disponibilidade de fornecedores/fabricantes são fortes atrativos.
Não tenho condições financeiras para adquirir um produto novo e pronto. Nem sou talentoso como alguns colegas para fazer tudo por conta própria (acho que o @edintruder e o frank são os maiores exemplos). Então, minha ideia é encomendar o reboque e o baú de um fabricante credenciado nos órgãos de trânsito, com as especificações adequadas, e depois ir fazendo a parte interna na medida do tempo e da grana. Nos meus orçamentos iniciais, isso já sairia por uns 15-20 mil reais, que é bem próximo do que alguns pessoas pedem por trailers antigos que necessitam de muito reforma.
Em princípio, os maiores requisitos estão ligados às exigências da patroa, que topou a ideia. Precisaria ter muitas janelas (como disse, nunca entrei num trailer, mas parece haver uma diferença gritante entre a sensação de claustrofobia em um trailer normal e um Air Stream cheio de janelas), box e lavado separados e espaço acomodar dois casais adultos. Outro ponto é que meu carro - um renegade diesel - puxaria até 1500kg. Não queria passar desse limite.
Consegui montar uma planta que cumpra esses requisitos no tamanho de 4.0×2.20m, conforme imagens anexas. Como não tenho consigo fazer tudo por conta própria, erros de projeto podem custar caro. Então, o intuito é tentar prever o máximo de coisas possíveis para evitar problemas na hora da construção, principalmente aqueles relacionados a questões estruturais.
Em termos práticos, a opção mais “fácil” seria fazer tanto o chassis de metalon, quase todo fabricante/serralheiro usa. Vi que o @edintruder optou por perfil em U de 10x4cm e 1/8 no chassis, mas como meu carro é mais fraco, fiquei pensando se não poderia ser um perfil menos pesado.
Nas paredes, a ideia era fazer um sanduíche de fibra de vidro (externa), estrutura de metal + isopor de alta densidade ou poliuretano + fibra. O material mais certo para a estrutura da parede seria o metalon também. Um perfil retangular de 300x200mm dá conta? Precisaria de contraventamento? Cogitei usar alumínio na estrutura da parede para diminuir o peso, mas não sei quais seriam as especificações e nas buscas que eu fiz, não encontrei ninguém que soubesse/quisesse mexer com ele.
Sobre a suspensão, a sugestão frequente dos fabricantes que visitei é colocar eixo duplo com feixe de molas. Eu pensei em imitar os trailers novos da Turiscar e botar um eixo de torção da Al-Ko e, quando possível, instalar o controle de estabilidade. Lendo os relatos do @Dardo, achei bem interessante. Não sei quanto custaria a brincadeira.
Enfim, acho que é isso. Agradeceria muito se puder contar com a opinião e a experiência de vcs nessa empreitada.
Abraços,
Danilo