Projeto trailer 4x2,2

Olá, pessoal!

Sou Danilo, moro em Brasília/DF e há um bom tempo tenho acompanhado os sites de camping e RV como leitor. Gosto de muito acampar e sempre que posso tenho levado a patroa para curtir a natureza. Nunca entrei num trailer. No entanto, sempre tive o sonho de ter uma casa ambulante. Estou programando alugar um por uns dois, três dias para ter a sensação real de como é a coisa.

Já ensaiei vários projetos para camper/trailer/motorhome, no entanto, no meu caso, acredito que a melhor opção seria um trailer. Em suma, manter um veículo independente para trajetos cotidianos, não imobilizar tanto dinheiro num bem de baixa liquidez e a maior disponibilidade de fornecedores/fabricantes são fortes atrativos.

Não tenho condições financeiras para adquirir um produto novo e pronto. Nem sou talentoso como alguns colegas para fazer tudo por conta própria (acho que o @edintruder e o frank são os maiores exemplos). Então, minha ideia é encomendar o reboque e o baú de um fabricante credenciado nos órgãos de trânsito, com as especificações adequadas, e depois ir fazendo a parte interna na medida do tempo e da grana. Nos meus orçamentos iniciais, isso já sairia por uns 15-20 mil reais, que é bem próximo do que alguns pessoas pedem por trailers antigos que necessitam de muito reforma.

Em princípio, os maiores requisitos estão ligados às exigências da patroa, que topou a ideia. Precisaria ter muitas janelas (como disse, nunca entrei num trailer, mas parece haver uma diferença gritante entre a sensação de claustrofobia em um trailer normal e um Air Stream cheio de janelas), box e lavado separados e espaço acomodar dois casais adultos. Outro ponto é que meu carro - um renegade diesel - puxaria até 1500kg. Não queria passar desse limite.

Consegui montar uma planta que cumpra esses requisitos no tamanho de 4.0×2.20m, conforme imagens anexas. Como não tenho consigo fazer tudo por conta própria, erros de projeto podem custar caro. Então, o intuito é tentar prever o máximo de coisas possíveis para evitar problemas na hora da construção, principalmente aqueles relacionados a questões estruturais.

Em termos práticos, a opção mais “fácil” seria fazer tanto o chassis de metalon, quase todo fabricante/serralheiro usa. Vi que o @edintruder optou por perfil em U de 10x4cm e 1/8 no chassis, mas como meu carro é mais fraco, fiquei pensando se não poderia ser um perfil menos pesado.

Nas paredes, a ideia era fazer um sanduíche de fibra de vidro (externa), estrutura de metal + isopor de alta densidade ou poliuretano + fibra. O material mais certo para a estrutura da parede seria o metalon também. Um perfil retangular de 300x200mm dá conta? Precisaria de contraventamento? Cogitei usar alumínio na estrutura da parede para diminuir o peso, mas não sei quais seriam as especificações e nas buscas que eu fiz, não encontrei ninguém que soubesse/quisesse mexer com ele.

Sobre a suspensão, a sugestão frequente dos fabricantes que visitei é colocar eixo duplo com feixe de molas. Eu pensei em imitar os trailers novos da Turiscar e botar um eixo de torção da Al-Ko e, quando possível, instalar o controle de estabilidade. Lendo os relatos do @Dardo, achei bem interessante. Não sei quanto custaria a brincadeira.

Enfim, acho que é isso. Agradeceria muito se puder contar com a opinião e a experiência de vcs nessa empreitada.

Abraços,

Danilo

4 curtidas

Amigo, legais os primeiros esboços, dou a sugestão de você seguir algum projeto antigo já consolidado e a partir daí melhorar à sua necessidade.
No seu caso que já tem o desejo de acomodar dois casais e com banheiro com box separado você tem q partir do projeto de um Brilhante Luxo, veja que ele possui duas camas de casal nas extremidades e um banheiro com box separado. no lado oposto do banheiro a cozinha de bom tamanho.
O Turiscar Brlhante Luxo tem 4,8m então acomodar isso em 4m é bem complicado, você poderia tentar isso fazendo o banheiro de um lado e o box de banho do outro sacrificando o espaço da cozinha e daria uma sensação de aperto interno.
Acho que com seu renegade diesel você pode aumentar esse seu projeto em 80cm sem comprometer sobremaneira o peso!

Abraço.

1 curtida

Danilo, o desenho inicial está excelente. Fui muito ajudado pelos fóruns, e o melhor a se fazer é escutar o pessoal, assim evitamos despesas desnecessárias por retrabalho ou ajustes posteriores.

Alguns pontos a avaliar:
Tamanho: O meu trailer ficou com 4,8m, uma capa de casal atrás e dinete para solteiro na frente, isso para manter o box separado sem sacrificar cozinha.
O que EU faria hoje? Eu deixaria um banheiro com box integrado ao banheiro a fim de manter o espaço interno do trailer maior. O box separado é ótimo, mas para um trailer maior.

Peso: Tem como reduzir o peso, podes fazer a estrutura toda em perfil de alumínio, usando apenas o chassis em aço. Revestimento externo em chapa de alumínio ou laminado também acaba aliviando o peso total, até porque serve como contraventamento e podes manter esse mesmo desenho estrutural que apresentasse no esboço.

Planeja o banheiro de form que o sanitário não fique alinhado ao eixo, pois acaba sempre dando problema com a caixa de detritos.

Vai mantendo o tópico atualizado que a galera te ajuda

2 curtidas

Obrigado, @edintruder e @Giuliano_mo. Tenho certeza da contribuição do pessoal. Na verdade, a própria ideia e os poucos conhecimentos q tenho são consequências dos fóruns. Li e reli o macamp. Rs

Esqueci de postar a imagem da “planta baixa”. A ideia é na frente ficar o banheiro e um armário. Na parte de baixo do armário vai uma gaveta para uma geladeira portátil e na parte de cima fica um guarda roupa.

No centro fica a dinete (1.90m) e a cozinha. E nos fundos vai a cama de casal com baús embaixo.

IMG-20181008-WA0040

1 curtida

Oi Danilo,

Pelo tamanho do teu projeto seria um KC-380 como o M&Ms, mas no meu caso o banheiro é integrado, mas já vi um trailer de 3,8 metros com box da Casa do Camping, segue a foto.
O Edin é o mais indicado pra te informar sobre construção de trailer, o Canivete foi todo desenvolvido por ele, eu apenas adquiri um antigo e estou em constante reforma.:sweat:

Grande abraço!

Família M&Ms

1 curtida

@Giuliano_mo, muito obrigado pela contribuição. Vamos lá.
1- Partir de um projeto construído: Concordo plenamente contigo. No meu caso não lembro exatamente de onde copiei essa planta. Acho que ela é uma cópia de muita coisa. rs De início, estava pensando numa planta bem próxima ao Turiscar Brilhante, mas quando desenhei achei que o banheiro no meio do trailer quebrava a claridade. Daí optei por uma planta em que o banheiro fosse na frente, de forma quem entra vê todas as janelas. Depois disso, vi um caso em que o banheiro não ocupava toda a traseira. Ele era dividido com um armário.
2- Banheiro separado: acho que me expressei mal. Os dois acessíveis pela mesma porta, mas havendo uma parede divisória entre o sanitário e o box já é o suficiente.
3- Tamanho/peso: aumentar o comprimento é uma alternativa, mas vou tentar fazer milagres antes. rs

edintruder (o site não deixou de marcar), muito obrigado também.
1-Banheiro: A ideia é justamente integrar box e sanitário. O sanitário e a caixa de detritos ficariam no “meio” do trailer, mas não sobre o eixo, eles ficariam na frente. A imagem que postei tá meio pequeno, mas dá uma noção. Depois posto outra.
2- Material da estrutura: vc sabe qual é a liga e a dimensão indicada para o perfil? Pelas minhas pesquisas, vi que o mais indicado seria o alumínio 6325, que não achei para vender em Brasília. Além disso, não consegui definir qual o tamanho adequado do perfil.
@Marcelocs, a planta seria bem parecida com a sua. Muito bem observado, vou procurar fotos dele para ter uma noção de como é realmente. Minha ideia somente inverteria a posição da dinet de solteiro e o banheiro e a dinet de casal seria uma cama fixa.

Enfim, por enquanto é isso. To entrando em contado com os fabricantes e fazendo orçamento. Não está fácil, mas vamo que vamo. rs

2 curtidas

Eu acho legal de olhar bem os trailers antigos montados pq aí tu vê certinho como é ele pronto, de preferência vá olhar ao vivo, veja se tem algum a venda na sua região e vá ver de perto aí tu terá noção de espaço.
acho que 4metros dá pra fazer um trailer bem bacana.
No tópico do Frank se não me engano eu postei uns contatos de fábricas de laminados de fibra em santa catarina, tens q ver se o frete não inviabilizaria pra você.
tem a Vetroresina em Botucatu/SP s enão me engano que também fabrica o laminado e ainda tem um pessoal que tá usando ACM pra revestir, inclusive já vem na cor que desejares e os preços não são ruins.
Eu recebi uma dica do Sr. Julio da vetroresina em usar o proprio laminado para fazer a estrutura nas paredes, consiste em cortar no laminado tiras da largura igual a espessura que ficará a parede, por exemplo 3cm, e usar essas tiras verticalmente aos pares com um isopor no meio, de forma que ela ficando perpendicular à chapa de fibra da parede dará muita resistência. explicando aqui é um pouco difícil de entender mas funciona!! Dessa forma tu não precisa um monte de metal pra formar a estrutura do trailer, eu arriscaria a dizer que daria pra fazer ele todo desse modo como uma caixa e depois parafusando essa caixa no chassis.

1 curtida

@Marcelocs , nos nossos KC380 tranquilamente poderia fazer igual essa planta que postasse, era só botar o frigobar abaixo do fogão e naquele espaço de fribobar e armário original aumentar o banheiro.
Eu acho que o box integrado ao banheiro numa coisa só não é ruim, o incoveniente é molhar o banheiro todo mas aquele tamanho em 1minuto tu passa um paninho hehehe.
Minha maior dúvida na real é como não sai água pela porta, o meu tem uma abinha de aluminio que fica presa na porta lá embaixo aparando a água mas to pensando seriamente eu fazer uma cortininha de correr no teto de modo a tapar a porta por dentro na hora do banho.

1 curtida

@Giuliano_mo, esse projeto eu achei muito interessante mesmo, e pelo que eu saiba é exclusivo da Casa do Camping.
Eu também não tenho problemas com o banheiro integrado, nós até já regulamentamos o procedimento, minha filha é a primeira, eu o segundo e a patroa é a ultima e finaliza o serviço…:smile::smile::smile:

1 curtida

O problema é que menos um armário no trailer é brabo, num espaço que já é pequeno tirar um armário que dá pra guardar alguma coisa para fazer um box de banheiro sei lá, não me chama atenção.
Rapaiz, pelo menos reveza um pouco com a patroa a ordem do banho quando em vez hehehehe!!

1 curtida

Que nada, ela que instituiu a ordem, eu nem me meto…:rofl::rofl::rofl:

1 curtida

Entendi, mas será que somente colada no isopor teria resistência adequada? A fibra teria a mesma espessura q no laminado?

Para suportar forças verticais até acho possível, pois o teto não deve ser tão pesado e de todo jeito tem os demais pilares de metal. Mas no caso das forças horizontais e transversais (porta e janela), parece meio frágil. Né não?

1 curtida

Não tenho dúvida que aguenta.
De todo modo se tu for veres videos e fotos da fabricação da apolo trailer, dos novos turiscar, e tb pesquisando os trailers gringos tu terá muita dica de como fazer, de como estão fazendo as fabricas atualmente.

1 curtida

Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Ajuda na construção de novo trailer