Reforma da Camping Star

Olá amigos, há algum tempo estava procurando um projeto pra ocupar o tempo e transformar uma antiga Camping Star (pra quem não conhece uma carretinha que como no filme transformers se converte em uma grande barraca) em algo mais moderno.
Mantendo o conceito original de Pequeno, leve, fácil de rebocar mas ao mesmo tempo eficiente que integra dois mundos diferentes, o dos trailers e das barracas.
E assim está nascendo o novo brinquedinho.


Depois que comprei, acho que lá por 2011, Fiz uma reforma completa e agora vai virar um trailer!

Camping Star 2.0. Será?

2 curtidas

Que legal Valdeyer,

Vamos ficar acompanhando essa empreitada.:grin:

Segue o barco…

Depois de desmontar tudo é hora de começar a montagem.
Originalmente o chassi da velha Camping Star é leve e sem estrutura no piso, suas dimensões são de 1,60m x 2,20m e focando no conceito MOBILIDADE e EFICIÊNCIA, não vou alterar muito isso, vamos de “somente o necessário”.
Soldei alguns metalons 50x30 nas partes mais resistentes do chassi onde consigo fazer reforço com uma barra chata em ângulo. Isso pra reforçar o piso.
Na parte da frente, onde havia um suporte para frigobar soldei uma barra de metalom pra aumentar a área do baú para 2,50m de comprimento x 1,60m de largura.
O que vai complicar é habitar um trailer de 4m² com todas as mordomias, banheiro com ducha, cozinha completa, quarto reversível…


Velha Camping Star começa a ganhar o novo piso de 2,5m x 1,6m

2 curtidas

Legal, como será o projeto? já tem um esboço?

1 curtida

Vencendo o desafio do espaço

É claro que com espaço tão compacto não caberia tudo dentro e como não dá pra aumentar mais, ops! Não é que ganhei mais 30cm!! Lá no fundo vou aumentar o baú mais 30cm pra fora do chassi, cortado em ângulo e terei uma área total de incríveis 4,64m²… Mas voltando ao pensamento anterior …não dá pra aumentar mais resolvi fazer um “slide out” só pra cama e agora conto com aproximadamente 5m².
Nos desenhos que seguem, ilustro o projeto, bem básico, e conforme for construindo algumas coisas vão, certamente, se modificando. Bem no comecinho eu ia fazer um Trailer PopUp mas optei por um Trailer dobrável até pela questão de segurança.


Desenho inicial da nova Camping Star

2 curtidas

muito interessante, apenas atente q essa configuração para ficar equilibrada precisará de peso extra na frente (baterias, etc) , veja esse vídeo de um projeto semelhante.

No meu projeto como a cozinha é na traseira, para dar equilíbrio tive que jogar o casulo 40cm sob a lança (na configuração transporte sem moto)
Google Photos

Na opção com moto, eu jogo ele para a parte traseira e compenso o peso com a moto na lança (essa foto de como ficaria mas sem a moto estar carregada)
Google Photos
Google Photos

2 curtidas

Cara! Tenho um projeto em mente parecido com o seu tb baseado em um camping star. Parabens pela iniciativa!! tem mais fotos?

2 curtidas

Fiquei um tempo ausente… mas agora com a quarentena voltei a todo o vapor!!


Aí está o piso do trailer!

3 curtidas

E quando eu disse “todo o vapor” não foi só o piso que foi colocado, a parte de estrutura também está adiantada…


Fixada a parte de ferragem sobre o piso

3 curtidas

Muitos tubos de PU depois… É hora do brinquedo tomar um ar…


Articulação da parede do fundo


Tratamento da junta do piso


Só uma voltinha pra ver com ficou!

4 curtidas

Está ficando muito legal, parabéns!
Grande abraço e sucesso!

Dardo.

1 curtida

Valdeyer, vi sua reforma na camping star! Tenho uma que estou precisando trocar a lona como entro em contato com você para tirar dúvidas?

1 curtida

Depois dos metais chegou a hora de fazer o fechamento do brinquedinho. Escolhi usar ACM, um material composto de 2 chapas finas de alumínio recheada de polietileno.
Muita fita adesiva e PU depois… Ai está ela!


Tudo bem coladinho com fita dupla-face 3M e muito Poliuretano


Olha como ficou bonito por dentro e ainda falta o isolamento térmico e o acabamento interno


Mais um passeio pra ver como ficou…

2 curtidas

Tem muito trabalho ainda! Obrigado pela força!!

1 curtida

Liga ou manda um zap 19 98128-9939

1 curtida

Olá, amigo. você identificou onde está marcado o número do chassi na Camping Star, preciso regularizar uma o Detran exige o número marcado no chassi.

2 curtidas

Na parte de traz no chassi tem um L no canto esquerdo. Na frente na viga U atrás do bagageiro também tem

2 curtidas