Restauração do Guanaquito

4 de agosto de 2012 às 10:19

1 curtida

Essa é histórica, Dardo! O princípio de muitas viagens que inspiraram e inspiram tanta gente.

7 de agosto de 2012 às 17:46, por Odair Teixeira

7 de agosto de 2012 às 23:55

Meus caros, desculpa a demora em responder; sobre a restauração, dentro do Diamante, novos, a geladeira, as camas, fogão, micro-ondas, ar cond., transformador, forros de paredes, borrachas de janelas, aquecedor de pass., vaso sanitário, chuveiro, pia da cozinha, colchões, todo o canto alemão (mesa e assentos), mosquiteiros das janelas e clarabóias, torneiras, entre outros. No externo, os 4 amort. novos, 4 rolamentos novos, 4 rodas novas (originais da Kombi antiga, compradas na Guedes & Miranda, em SP), 4 pneus novos, bateria nova, inversor novo, conexão de alimentação da bat. da camionete para a bat. do Trailer, caixa de água nova, bomba Shurflo nova, amort. da triquilha revisado, assim como todo o chassis (revisado, eliminado um ponto pequeno de ferrugem e pintado), mangueiras e canos diversos, reparos no piso da caixa do gás e bateria, todas as lanternas, etc.

Este Trailer teve 2 donos, sendo que o 1ro. rodou 700 kms. aprox, e então ficou num camping parado por 15 anos; o segundo dono, deixou por 15 anos (até hoje) parado no camping, e então apareceu quem te escreve, que penso rodar o máximo que puder, e se Deus permitir, quero levar o Diamante para passear na Patagonia; bom, achei que me alonguei muito.

Caro Odair, muito grato pela dica, quinta-feira vou fazer o test que indicaste, muito grato! Quem está fazendo a resto é o Sr. Camargo, da “Casa do Trailista”, aqui em Curitiba, pessoa que tem muitos anos de experiência em reparos e rest. de Trailer e M.H., e a principio, estou gostando muito do trabalho, pelo menos até onde meus limitados conhecimentos me conduzem, pois meu forte é aviação, embora estou aprendendo a cada dia mais um pouco, e curtindo muito!

Grande abraço Odair.

8 de agosto de 2012 às 19:28

Estou tentando deixar o Diamante como novo, e sei que ainda tenho muito que aprender, para que fique “tinindo”, mas estou me esforçando! Acho muito bom ter pessoas como Odair, Matheus, Marcos (e muitos outros que não conheço), que partilham seus conhecimentos gratuitamente e com camaradagem, para que os “novinhos” como eu, possam evoluir nos seus conhecimentos disto que estou achando o máximo, que gostei a minha vida inteira, e só agora posso por em pratica.

Logicamente, na medida que for aprendendo, vou tentar passar meus parcos aprendizados adiante para que outros aproveitem o que lhes for útil, e por exemplo, já que conheço um pouco de aerodinâmica, pela minha experiência como Comandante de jatos, assim que começar a rodar com o Diamante, vou tentar passar adiante meus testes e resultados sobre a aerodinâmica em particular do Trailer, em especial no sul da Argentina, com seus ventos intensos e permanentes.

Se me for permitido pelo Fórum, posso fazer um diário de bordo, contando as experiências da viagem, como postos que usarei, camping, barreiras sanitárias, imigrações, controles policias, fotos, etc., todo relacionado ao viajar com um Trailer pela Argentina e eventualmente, Chile, para encorajar as “aventuras” de muitos outros. Vi as fotos de viagens, e sei que tem muito para se desfrutar, mesmo por perto, tanto no Brasil quanto no Mercosul; sei que viajar, se deslocando de “A” para “B”, também faz parte do passeio, e que acampar, é mais que um hobby, é, sim, um estilo de vida.

Grande abraço.

29 de agosto de 2012 às 15:56

Pronta toda a parte de rodagem: os 4 amort. novos, os 8 rolamentos novos, os 4 pneus e rodas novas. Concluídas as portas do aquecedor de pass. e do ar-cond. Calafetação concluída. Falta menos a cada dia!

Abraços.

29 de agosto de 2012 às 21:38, por Odair Teixeira

30 de agosto de 2012 às 12:23

Bom dia Odair; o projeto da rest. do Diamante é baseado no original, embora foram feitas mudanças, como o local do ar cond., em virtude da nova localização ser melhor estruturalmente, pois vai ser suportada pela estrutura do estante esquerdo; o fogão, tem forno, que servirá como aquecedor também nos locais frios (aproveita para esquentar as empanadas e o Trailer em Bariloche); a gel. é o novo modelo da Cônsul, de 230 Lts., que é bem melhor em termos de consumo do que modelos com menor eficiência energética (segundo a fábrica) e por aí vai.

Tento que fique o mais parecido possível ao projeto original, embora aproveitando as evoluções que teve a industria em geral nos últimos 30 anos, coisa que você, como Engenheiro, vive todos os dias (por sinal, os teus comentários acho ótimos, pois se percebe a objetividade e o conhecimento da tua profissão; são muito úteis para mim).

Vou tentar enviar mais fotos, embora perto de outros Trailers (inclusive o teu), ele não se destaca em muita cosa. (Só o dono o acha o máximo!) Espero daqui a poucos meses, te encontrar no caminho para o Chile e Argentina, assim como muitos outros seguidores do site.

Grande abraço!

11 de setembro de 2012 às 20:23

Como diria o “Macaco Simão, Buemba, Buemba…”! Ou parafraseando o recentemente partido Neil Armstrong… ”Um pequeno passo para mim, um grande salto para a Humanidade…”

Bem, hoje fiz meu primeiro Km. (de muitos, espero!) de Trailer, para ir fazer a vistoria e transf. aqui em Curitiba. A experiência foi fantástica, e segundo meu “instrutor”, até que fui bem, embora passei “lambendo o meio-fio numa curva na esquina prox. do Detran-PR, e segundo ele, meu “instrutor”, só existem dois tipos de Trailistas; os que já atropelaram o meio-fio, e os que ainda vão atropelar… Bom, pode parecer bobagem, mas para mim, foi como meu primeiro voo solo, e isto, nunca se esquece.

Estou enviando adjunto, as fotos do acontecimento.

Abraços!

1 curtida

11 de setembro de 2012 às 21:39, por Odair Teixeira

13 de setembro de 2012 às 11:39

Espero quando estiver pronto “El Guanaco” (nome dado pela minha esposa, pois como é amarelo e branco, diz que assemelha aos guanacos, parentes das lhamas e camelos, que a gente sempre vê nas nossas viagens para a Patagonia), eu vou tirar fotos dele limpo, que nos esquecemos no dia da vistoria.

E como diria John Lennon, com respeito aos meio-fios, galhos e guias assasinas, “…eu sei que não estou sozinho…”. Que me desculpe o “Green Peace”, mas deveria ter uma lei que mande cortar todos os galhos por onde os nossos Trailer perambulam…brincadeirinha…mas falando serio, vou ter que ficar muito esperto, pois a minha Triton agora mede 14 mts. X 2,60 mts. de altura X 2, 20 de largura.

Abraços!

13 de setembro de 2012 às 11:41, por Odair Teixeira

13 de setembro de 2012 às 11:50

Odair, eis um ponto importante o fato de ter que cruzar com outros veículos largos em lugares com arbores, bem ponderado por você. Me lembro da viagem neste ano, que quando passamos por Mendoza, AR, as ruas da cidade são parecidas as de Maringá, PR, e proporcionam uma sombra fantastica, além do visual lindo; mas agora, eu tenho que encarar de outra maneira, que como você diz, não vai sair barato, fora que num lugar diferente, estranho, arrumar isto vai ser mais difícil.

Abraços Odair!

13 de setembro de 2012 às 12:09, por Odair Teixeira

13 de setembro de 2012 às 12:19

As fotos das ruas de Mendoza, indo para a Bodega Catena Zapata (fotos 2 e 3). Lindas, porém agora, dignas de cuidado; engraçado, na volta, após a degustação dos vinhos na Catena Zapata, a rua parecia muito mais estreita…estranho… preciso voltar para conferir…

16 de setembro de 2012 às 10:30

Odair, buenas, ví nas tuas fotos, a teu Trailer com a tua pick-up de lado, e na frente da tua HiLux, tem uma Triton branca; é conhecido teu? Se ele reboca Trailer, como está indo com a Triton? Tem experiências para comentar?

Abraços!

16 de setembro de 2012 às 12:35, por Odair Teixeira

17 de setembro de 2012 às 17:30

Odair, grato pela resposta, gostei da ideia da camara.

Espero que a Triton se saia bem no reboque; por sinal, teu Imperial é bem maior que o Diamante,e vai bem com a HiLux, então acho que com a MIT vai estar bem distribuído o binômio rebocador-rebocado. Só começando a viajar que vou descobrir todos (e seguramente não da primeira vez) os segredos desta “arte”.

Com respeito a tua pick-up, pelo que vejo na Patagonia, a HiLux é pau para toda obra, e isto nas piores cond. climáticas, com neve, geadas, e estradas de “ripio” (cascalho), e ela continua com valentia andando nesses desertos; também, o que você comenta sobre os freios é verdade, tanto que nos novos modelos, a Toyota de fato os melhorou, e bastante; agora, linda mesmo, era tu MIT Montero, ví as fotos no Picassa, e achei muito boa, e se não fosse o motor a gasolina, seria ideal para teu Imperial. O senão do motor a gasolina é o torque menor se comparado ao motor de pot. similar a Diesel, como você bem sabe, embora, eu acho que mesmo custando um pouco nas subidas mais íngremes, iria muito bem no geral.

E a ideia de você ir na minha frente nas viagens para bebericar uns Catena Zapata em Mendoza, desmatando as “arvi” com o Scania, está valendo?

Abraço!

17 de setembro de 2012 às 18:56, por Odair Teixeira

27 de setembro de 2012 às 14:46

Bem, a cada dia, mais perto do final!

Pronta a pia, junto ao fogão; banheiro com torneira mono-comando (similar da pia), e box sendo pintado. Placa nova, refletiva e lacrada (amanhã pego o documento), e o armário central, que ficou no lugar do beliche superior. Falta colocar o chuveiro, sendo que hoje a tinta do box (3 camadas) está seca e apta para a fixação do chuveiro, e o piso, que, claro, é colocado por último. Os colchões, canto alemão e roupa de cama estão prontos também. Os mosquiteiros e toldo já estão na fase final para serem colocados, e claro, uma boa limpeza externa e interna.

Por enquanto não coloquei TV (acho que sou o único alienado que não curte muito TV), mas por enquanto não quero; prefiro, no início, curtir os passeios sem poluição “propagandistica”, e aproveitar para colocar minha leitura em dia, tirar muitas fotos, e usar o LapTop para me comunicar e saber do mundo (mas com restrições!), e só postar fotos para os amigos do forum e acessar o “site”. Com o tempo devo colocar uma TV (caso contrario, serei alvo de comentários sobre minha sanidade mental por não assistir novelas!), mas no inicio, quero escutar o barulho do vento noturno, os pássaros de madrugada, a chuva no “telhado”, o prazer de longas conversas com as pessoas que gosto, e “desacelerar”, antes que o infarte me pegue desavisado… Inclusive, estou pensando seriamente colocar um adesivo na traseira do Diamante, que diga, como a canção de Almir Sater, “Tocando em frente” “…Ando devagar, porque já tive pressa…”, bem de lado da placa de “80 kms./h”.

Bom, chega de devaneios; grande abraço para todos!