Sensor de exaustão da cassete

Buenas pessoal,

Nesse sábado consegui fazer uma modificação que há tempos queria fazer. Compartilho aqui com vocês para caso alguém passe por algo semelhante.

A nossa cassete (a caixa negra do tipo gaveta) tem um sensor para saber quando a descarga é feita (a válvula abre), para que ligue um exaustor e o cheiro vá para fora e não para dentro do banheiro. Infelizmente, o sensor que detecta que a válvula está aberta foi mal feito, e seguido se desprendia e ficava ligado até que desligasse a bomba d’água ou eu arrumasse.

Depois de alguns meses de arrumar e cair em intervalos de algumas semanas, me dei conta que o problema é que o sensor é um interruptor com uma pequena alavanca de metal que fica constantemente sob pressão quando a válvula está fechada (e o exaustor desligado), e o interruptor era fixado a parede da gaveta onde vai a cassete por uma fita adesiva dupla face. Então com o passar das semanas e aquela pequena pressão da alavanca de metal 100% do tempo, eventualmente cai.

Pensei em algumas opções e a que me pareceu mais interessante era tentar resolver o problema evitando completamente o contato entre o interruptor e o sistema de abertura. Para isso usei um interruptor magnético, e usei uma goma adesiva para prender alguns ímãs no sistema de abertura. Essa solução também tem a vantagem do sistema estar desligado por padrão caso venha a se deslocar por qualquer razão, enquanto que o anterior desligava com a pressão do interruptor. Funcionou bem, mas o tempo dirá se resolveu o problema ou se criei alguns novos. :smile:

Seguem algumas fotos do processo hoje:


Interruptor original. A fita adesiva fica atrás do suporte.



Remoção do interruptor original



Solda do interruptor magnético



Conjunto de ímãs com a goma adesiva



Sistema reinstalado, com o Interruptor magnético desligado



Válvula aberta e interruptor magnético ligado


Vamos ver se isso funciona bem com o tempo. :crossed_fingers:

Um bom fim de semana para todos.

4 curtidas

Muito bom, Gustavo!

Usei um desses interruptores de acionamento mecânico como o original da cassete que tu mostrou para a ligação da lâmpada da geladeira do trailer. Me deu bastante trabalho a instalação justamente pelos problemas que te descreveu que ele fica constantemente sob pressão e acaba soltando. Na época não conhecia esses sensores magnéticos mas já penso que futuramente se tiver problemas vou substituir por um desses.

Essas dicas são muito boas pra se ter registradas aqui, certamente algum dia será de grande ajuda para os amigos campistas.

Abraço!

3 curtidas

Que bom que vai ser útil, Matheus. Se fores procurar, eles são mais conhecidos no mercado em inglếs como “reed switch”, e tem de vários tipos e tamanhos. Se fores comprar os de vidro, que acho que são mais comuns, só cuida na hora de instalar para não dobrar demais perto do sensor porque o vidro quebra.

Se não achares só o sensor, podes procurar nas casas de material de alarme. É o mesmo sensor que vem dentro dos sensores de abertura de portas, e já vem com o ímã do outro lado.

2 curtidas