Buenas pessoal,
Nesse sábado consegui fazer uma modificação que há tempos queria fazer. Compartilho aqui com vocês para caso alguém passe por algo semelhante.
A nossa cassete (a caixa negra do tipo gaveta) tem um sensor para saber quando a descarga é feita (a válvula abre), para que ligue um exaustor e o cheiro vá para fora e não para dentro do banheiro. Infelizmente, o sensor que detecta que a válvula está aberta foi mal feito, e seguido se desprendia e ficava ligado até que desligasse a bomba d’água ou eu arrumasse.
Depois de alguns meses de arrumar e cair em intervalos de algumas semanas, me dei conta que o problema é que o sensor é um interruptor com uma pequena alavanca de metal que fica constantemente sob pressão quando a válvula está fechada (e o exaustor desligado), e o interruptor era fixado a parede da gaveta onde vai a cassete por uma fita adesiva dupla face. Então com o passar das semanas e aquela pequena pressão da alavanca de metal 100% do tempo, eventualmente cai.
Pensei em algumas opções e a que me pareceu mais interessante era tentar resolver o problema evitando completamente o contato entre o interruptor e o sistema de abertura. Para isso usei um interruptor magnético, e usei uma goma adesiva para prender alguns ímãs no sistema de abertura. Essa solução também tem a vantagem do sistema estar desligado por padrão caso venha a se deslocar por qualquer razão, enquanto que o anterior desligava com a pressão do interruptor. Funcionou bem, mas o tempo dirá se resolveu o problema ou se criei alguns novos.
Seguem algumas fotos do processo hoje:
Interruptor original. A fita adesiva fica atrás do suporte.
Remoção do interruptor original
Solda do interruptor magnético
Conjunto de ímãs com a goma adesiva
Sistema reinstalado, com o Interruptor magnético desligado
Válvula aberta e interruptor magnético ligado
Vamos ver se isso funciona bem com o tempo.
Um bom fim de semana para todos.