Buenas pessoal do Campistas.net!
Gostaria de comentar sobre o TPMS - Tire Pressure Monitoring System, ou “Sistema de monitoramento da pressão dos pneus”; aconteceu que quando retornava de Canela, estourou o pneu #3 do Guanaquito, e somente fui saber porque um carro que vinha logo atras da gente me avisou! 
Bem, embora chato, o positivo do fato foi descobrir que a estabilidade do novo Turiscar nada deve ao antigo Turiscar, pois não sentimos diferença nenhuma ao rebocar o 6.0 com um pneu a menos, muito estável mesmo!
Troca rápida do pneu, e como estávamos perto ainda de Gramado, retornamos para ver se tinha acontecido alguma coisa com o eixo ou roda, e constatamos que nada aconteceu, e ja’ que estávamos la’, troquei os 4 pneus originais da “Badyear”
185/70/R14C pelos correspondentes da marca Continental, ate’ porque considero que os “Badyear” são bons para carros, mas para carga, os Michelin, Continental ou Pirelli Chronos são melhores, na minha modesta e despretenciosa opinião.
No retorno para Curitiba, conversando sobre o fato, a minha guria diz “Ja’ pensou se isto tivesse acontecido numa estrada da Patagonia, onde o transito e’ muito menor, e ninguém tivesse nos avisado, quantos quilômetros teríamos rodado so’ com 3 pneus?”…pensei muito sobre isto, dada a magnitude da proposta, e então, comecei a pesquisar sobre o tal de TPMS, e se poderia servir para um Trailer.
Pesquisei na Camping World, e la’ tem, so’ que por ser específicos para Trailers, são caros, e demora para chegar na Terra Brasilis, pelo que me concentrei na pesquisa deste produto para carros; das minhas inquietudes, vi que ninguém sabe direito ate’ que distancia o receptor dos sensores tem alcance, e meu temor era que não tivesse força o sinal de wireless dos sensores, tenha visto que no modelo do Tio Sam tem um Booster ou amplificador de sinal para chegar forte na cabine e seu respectivo monitor.
Consegui um modelo que parecia ter um alcance um pouco maior, e foi o que comprei (comprei o de sensor externo, pois caso não desse conta do alcance, colocaria na Frontier); para minha satisfação, o sensor trabalha muito bem, e assim que coloquei no Guanaquito GTR
, fomos testar ele na estrada, se mostrando muito bom, com as leituras de pressão e temperatura dos pneus praticamente em tempo real, e se acontecer de um pneu perder pressão ou mesmo estourar, tem um alarme sonoro e visual que te fala qual qual o pneu que teve o problema, permitindo parar e provavelmente salvar o pneu, fora que você vê o tempo todo a pressão de cada pneu e sua temperatura.
Então, para quem quiser experimentar, esta marca tem o alcance necessário para o Turiscar 6.0, e o melhor seria o de sensor interno da roda, mas como falei, fiquei preocupado de não ter o alcance necessário, e se depois da próxima viagem continuar com bom funcionamento, vou substituir eles pelos internos, e passar estes externos para a Frontier; o modelo e’ exactamente este:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-987930711-tpms-sistema-monitoramento-de-presso-pneus-painel-solar--_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=v2p-p2i-v2p-i2i-v2v-mp2v&reco_backend_type=function&reco_client=navigation_homes&reco_id=bdd3f634-3133-4527-80c4-793723bbaa8d&c_id=/home/navigation-recommendations/element&c_element_order=1
O da camping World para quem não quiser correr riscos, mas custa U$S 169 mais o imposto estadual, mais frete e mais o valor que a receita tupiniquim vai te taxar…
https://www.campingworld.com/tireminder-trailer-tire-pressure-monitoring-system-tpms-4-tire-kit
Por favor, lembrem que isto e’ uma opinião minha, e não uma certeza, pois embora funcionou bem para mim, não necessariamente vai servir para todos; so’ achei que e’ útil para quem tem um Trailer estável o suficiente para não dar sinais de problemas de estabilidade ou o que e’ mais provável, não sabe se perdeu um pneu ou não, como provavelmente seja meu caso. 
Grande abraço!
Dardo.
Conta essa história pra nós… não sentiu nada também? Eram dois eixos?