Sensor de pressão dos pneus-TPMS

Buenas pessoal do Campistas.net!
Gostaria de comentar sobre o TPMS - Tire Pressure Monitoring System, ou “Sistema de monitoramento da pressão dos pneus”; aconteceu que quando retornava de Canela, estourou o pneu #3 do Guanaquito, e somente fui saber porque um carro que vinha logo atras da gente me avisou! :hushed:
Bem, embora chato, o positivo do fato foi descobrir que a estabilidade do novo Turiscar nada deve ao antigo Turiscar, pois não sentimos diferença nenhuma ao rebocar o 6.0 com um pneu a menos, muito estável mesmo!
Troca rápida do pneu, e como estávamos perto ainda de Gramado, retornamos para ver se tinha acontecido alguma coisa com o eixo ou roda, e constatamos que nada aconteceu, e ja’ que estávamos la’, troquei os 4 pneus originais da “Badyear” :smile: 185/70/R14C pelos correspondentes da marca Continental, ate’ porque considero que os “Badyear” são bons para carros, mas para carga, os Michelin, Continental ou Pirelli Chronos são melhores, na minha modesta e despretenciosa opinião.
No retorno para Curitiba, conversando sobre o fato, a minha guria diz “Ja’ pensou se isto tivesse acontecido numa estrada da Patagonia, onde o transito e’ muito menor, e ninguém tivesse nos avisado, quantos quilômetros teríamos rodado so’ com 3 pneus?”…pensei muito sobre isto, dada a magnitude da proposta, e então, comecei a pesquisar sobre o tal de TPMS, e se poderia servir para um Trailer.
Pesquisei na Camping World, e la’ tem, so’ que por ser específicos para Trailers, são caros, e demora para chegar na Terra Brasilis, pelo que me concentrei na pesquisa deste produto para carros; das minhas inquietudes, vi que ninguém sabe direito ate’ que distancia o receptor dos sensores tem alcance, e meu temor era que não tivesse força o sinal de wireless dos sensores, tenha visto que no modelo do Tio Sam tem um Booster ou amplificador de sinal para chegar forte na cabine e seu respectivo monitor.
Consegui um modelo que parecia ter um alcance um pouco maior, e foi o que comprei (comprei o de sensor externo, pois caso não desse conta do alcance, colocaria na Frontier); para minha satisfação, o sensor trabalha muito bem, e assim que coloquei no Guanaquito GTR :smile: , fomos testar ele na estrada, se mostrando muito bom, com as leituras de pressão e temperatura dos pneus praticamente em tempo real, e se acontecer de um pneu perder pressão ou mesmo estourar, tem um alarme sonoro e visual que te fala qual qual o pneu que teve o problema, permitindo parar e provavelmente salvar o pneu, fora que você vê o tempo todo a pressão de cada pneu e sua temperatura.
Então, para quem quiser experimentar, esta marca tem o alcance necessário para o Turiscar 6.0, e o melhor seria o de sensor interno da roda, mas como falei, fiquei preocupado de não ter o alcance necessário, e se depois da próxima viagem continuar com bom funcionamento, vou substituir eles pelos internos, e passar estes externos para a Frontier; o modelo e’ exactamente este:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-987930711-tpms-sistema-monitoramento-de-presso-pneus-painel-solar--_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=v2p-p2i-v2p-i2i-v2v-mp2v&reco_backend_type=function&reco_client=navigation_homes&reco_id=bdd3f634-3133-4527-80c4-793723bbaa8d&c_id=/home/navigation-recommendations/element&c_element_order=1
O da camping World para quem não quiser correr riscos, mas custa U$S 169 mais o imposto estadual, mais frete e mais o valor que a receita tupiniquim vai te taxar…:disappointed_relieved:
https://www.campingworld.com/tireminder-trailer-tire-pressure-monitoring-system-tpms-4-tire-kit
Por favor, lembrem que isto e’ uma opinião minha, e não uma certeza, pois embora funcionou bem para mim, não necessariamente vai servir para todos; so’ achei que e’ útil para quem tem um Trailer estável o suficiente para não dar sinais de problemas de estabilidade ou o que e’ mais provável, não sabe se perdeu um pneu ou não, como provavelmente seja meu caso. :smile:
Grande abraço!

Dardo.

3 curtidas

Que magnífica essa ideia !
Perdemos uma roda e só soubemos 30km depois pq fomos fotografar e faltava uma roda.
abraço

1 curtida

Muito legal esse equipamento. Acho que vale o investimento. logo que terminar algumas contas vou adquirir pra mim, com certeza.

1 curtida

Muito boa idéia, Dardo, e que bom saber que o trailer se comportou tão bem mesmo sem um pneu. Essa é uma preocupação “dormente” que eu sempre tive: o que aconteceria se furasse um pneu descendo uma serra apertada, por exemplo. Dá um certo medo.

@rickconcordia Nossa, Rick! :astonished: Conta essa história pra nós… não sentiu nada também? Eram dois eixos?

1 curtida

Buenas pessoal!
Estou na estrada, pernoitando num posto da Ruta 3 que tem wifi, no sul da Província de Buenos Aires, indo inicialmente para a Península Valdez, para ver as baleias e seus filhotes, que este ano bateram recorde de aparições por essas bandas.
Ate agora o TPMS tem sido excelente, dando informações em tempo real sobre pressão e temperatura dos pneus do Guanaquito; gente, não sei como não pensei antes neste sistema, ele esta’ sendo muito útil!
Esqueci de tirar fotos do mesmo, e assim que a conjunção de planetas esteja alinhada (wifi, tempo, fotos, falta de preguiça) :grin::smile:, vou subir as fotos para vocês apreciarem o dispositivo em funcionamento.
Um grande abraço Campista e Tricolor para todos!

Dardo.

4 curtidas

Grande Dardo!!!
Não esquece que hoje tem jogo do Grêmio contra Atlético Tucuman, não vai perder o tricolor em campo hehehehe!!!
Bacana mesmo esse sistema de pneus, aguardando as fotos pra ver a “cara do bicho”.
Forte abraço!

1 curtida