Tiny Home - Construção

Bom dia Senhores!

Sou novo aqui… essa é minha primeira postagem, embora já acompanho a leitura há tempo. Estou há um tempo lendo, pesquisando e verificando a possibilidade de construção de uma mini casa destas, e gostaria, se possível do retorno real de vocês sobre viabilidade disso. Já entrei em contato com alguns lugares e eles não “constroem” isso… mas como vejo umas reformas gerais encantadoras, não vejo(como contador, e não um expert!) maiores problemas nisso. Claro que a patroa está envolvida nisso, e esse formato agradaria ela 100%. Esse negócio surgiu de um programa da Net chamado Mini Casas…
A propósito, somos em 3… Eu, a patroa e a criança! Nosso filho Pedro tem 3 anos. As fotos a seguir são somente um exemplo, pois a idéia é fazer algo para os 3,e não para uma turma!
Vejam algumas fotos pra ter idéia do que estou falando:


São vários pontos em questão:

1- Chassi: Será que é possível comprar um já documentado de trailer pra adptação?
2- Documentação: Depois de tudo construído, consigo legalizar em algum lugar?
3- Altura: Como normalmente são mais altos pra fazer este deck com dormitório, será que isso inviabiliza devido ao fato de transporte, por nossas estradas serem mais estreitas/esburacadas que as americanas?
4- Steel Frame seria uma opção mais resistente, mesmo sabendo do maior peso?
5- Revestimento: Já vi muita, mas muita coisa sobre isso… esse tipo de madeira que eles usam compensa no custoxpeso?
6- Mercado posterior: Em caso de venda posterior, será que isso só será alegria se eu colocar fogo nele em alguma festa de São João?
7- A idéia é ser sustentável na questão iluminação também, com placas solares… mas a questão da altura interna maior, dando amplitude e conforto me agrada.
8- Não passarei meses viajando com ele, mas a idéia de uma mudança de cultura em relação é isso é grande. Viver o compartilhamento, com menos “coisas” e mais momentos.

Faço todas estas perguntas pois como já vi alguns construindo seu próprio equipamento, sei do stress que isso envolve, e dá necessidade de pessoas habilidosas trabalhando(Como sou de Caxias do Sul, temos boas empresas próximas), porém como tenho facilidade com compra/confecção de mobiliário em geral, acho que consigo a ótimos valores, mesmo sob medida. Só que também já vi relatos aqui mesmo de campistas que desembolsaram mais de 150 mil mangos pra ter algo que não traz uma satisfação completa em comparação com bens anteriores, de valores extremamente menores. E óbvio que não tenho nada, nem próximo, deste valor pra gastar inicialmente… seria um projeto parcial e parcelado… hehehehe

Se a resposta de vocês for: “Rafa, não viaja.” Me manda também, pois aí sigo minha 2ª idéia de um Brilhante Luxo ou Rubi pra reformar no nosso estilo. Obrigado pela atenção e me perdoem caso este post esteja no lugar errado.

Buenas Rafa,

Seja muito bem vindo, e obrigado pelo tópico! Esses trailers são muito bonitos.

Vou tentar responder as perguntas da melhor forma possível, mas tem amigos aqui no forum que tem informações bem mais qualificadas que as minhas.

Documentação

Quanto ao chassi e documentação, tanto comprar um chassi de trailer legalizado para adaptação quanto legalizar depois é possível. Para tudo há um custo e um certo trabalho, claro, então vale a pena ver todos os detalhes antes para não haver surpresas. Por exemplo, recentemente um campista que tem trailer me disse teve dificuldade após uma reforma maior porque cobraram dele que o peso permanecesse o mesmo.

Altura e estabilidade

As estradas principais nos EUA realmente são muito melhores, e no nosso caso precisamos ter mais cuidado quanto a robustez do equipamento. Já a estabilidade é importante independente da qualidade das estradas, pois frenagens inesperadas, curvas, etc, ocorrem em qualquer lugar.

Dito isso, um veículo mais alto realmente precisa ser bem pensado porque o cento de gravidade sobe, mas não acho que seja um grande problema nesse caso. O chassi do veículo que é onde fica grande parte do peso não está subindo junto, e esse espaço normalmente é muito leve por ficar vazio. A minha preocupação maior se fosse pensar nisso na verdade seria quanto a aerodinâmica (maior arrasto, maior motor, maior custo de viagem, etc), e também quanto a temperatura por ficar muito perto do teto.

Estrutura e revestimento

Aqui entra em uma questão que eu já ia te perguntar quando vi as fotos. A impressão que eu tenho sobre esses trailers é que eles são normalmente utilizados para ficarem parados em algum lugar. Por exemplo, a pessoa compra um terreno, e ao invés de construir uma casa ou enquanto constrói fica morando dentro do trailer. Depois vende ou leva pra outro lugar.

Sendo esse o caso fica mais aceitável utilizar materiais mais pesados, pois as viagens vão ser raras e lentas, e a aerodinâmica também é menos relevante (eles são bem quadrados). Mas se a idéia for andar com eles na estrada em viagens frequentes, vale a pena cuidar um pouco mais do peso e pensar no bem estar e segurança no volante. Ou então pensar em um caminhão pra rebocar ele. :smile:

Mercado posterior

Nosso mercado no Brasil é muito limitado em termos de fabricantes de trailers e motorhomes. Por um lado isso é ruim porque o que existe é caro, ou velho, ou demorado. Ou tudo isso junto. Por outro lado, isso é bom porque os usados não desvalorizam tão fácil, ou sequer desvalorizam em alguns casos. Cuida o preço das Safari em bom estado, por exemplo.

Então desde que o negócio não seja muito mal feito, acho difícil perder dinheiro. Só a liquidez que é baixa. Quanto mais “de nicho” for o veículo, mais demora pra achar a pessoa certa pra comprar.

Cuidados com detalhes

Esse é um ponto importante que penso quando vejo esse tipo de projeto. Sempre que a gente entra em um trailer desses clássicos, Turiscar, Karmann Ghia, etc, a gente percebe que os projetos na verdade são bem parecidos. As vezes um detalhe ou outro muda, com um banheiro pra lá ou pra cá, tira ou bota algo pelo espaço ser maior ou menor, mas a base é quase que a mesma. E esses projetos foram utilizados, testados, e melhorados por decadas.

Por isso, eu acho mais fácil de acertar em um projeto novo partindo de um projeto clássico existente, e modificando ele cautelosamente para adaptar os detalhes que forem importantes pra gente. Do contrário, há um risco razoável de se deixar pra trás coisas importantes que a gente desconheçe por falta de experiência. Contratar uma empresa com essa experiência resolve parte do problema, mas se insistir em fazer algo estranho, muitas empresas vão deixar.

Empresas

Falando em empresas, se estás em Caxias do Sul, a Sinostrailer e a Casa do Camping ficam as duas bem pertinho de ti. Vale a pena fazer uma visita para conversar. A Sinostrailer sempre tem uma grande quantidade de trailers e motorhomes no pátio, então é uma ótima forma de ver o que existe e como a gente se sente dentro de cada um deles. Eles também fazem grandes reformas, mas não sei se eles topariam um projeto desse tipo. Se não me falha a memória a MotorTrailer faz projetos customizados do zero, mas nunca tive contato com eles.

Em fim, seja bem vindo, e nos mantenha informados! :slight_smile:

Gustavo, obrigado pelo retorno! Realmente são coisas importantes a pesar, principalmente pra não desperdiçar nada(tempo, dinheiro, etc) e talvez até desistir do objetivo final. Quando se está fora do ramo, e emocionado com a coisa, normalmente essas “viagens” insistentes surgem! Vou dar um pulo na Sinostrailer sim… já tenho isso programado. Vou buscar essa minha segunda alternativa, com calma, pra achar algo realmente bom! Abraços!