Trailer 5a roda

Caros, alguém sabe sobre engates disponíveis no mercado e sistemas de freios para trailers 5a roda?

Pergunto pois estou com um plano para daqui ha 3 anos em aumentar o meu trailer e transformá-lo em 5a roda pelos benefícios de reboque e distribuição de peso.

1 curtida

Mais barato usar a 5ª roda de carreta se achar em ferro velho, assim vc só precisa prender o pino rei numa chapa de 8 mm e parafusar no trailer.

Rick, obrigado pelo retorno.
Andei pesquisando entre as diferenças do tal gooseneck e 5a roda, e para o meu uso, o gooseneck será muito superior.

Gooseneck usa a esfera na caçamba bem sobre o eixo traseiro;
5a roda usa a 5a roda com papagaio na caçamba também sobre o eixo traseiro.

Gooseneck permite torções do veículo sem refletir na estrutura do trailer, indicado para locais de terrenos acidentados ou trechos fora de estrada;
5a roda não permite torções laterais entre o rebocador e o trailer, tendo essa limitação apenas ao curso das suspensões. A partir do limite das suspensões, as torções são refletidas diretamente sobre o chassis do rebocador e trailer. Indicado para uso 100% rodoviário.

Gooseneck por usar apenas uma esfera, ´ocupa menos espaço na caçamba, e pode ser removido com facilidade;
5a roda além de ocupar um espaço bem grande, é mais trabalhoso e muito mais pesado para ser removido.

Gooseneck é mais trabalhoso para engatar e desengatar do que o 5a roda.

Bem, com tudo isso, já sei que para mim, o sistema de gooseneck é o mais indicado. Vi que nos EUA tem bastante kits para conversões de trailers comuns para 5a roda ou para gooseneck, e a grosso modo é uma conversão relativamente simples no tocante estrutural.

Como disse, pretendo ajustar o Cavinete por alguns motivos, onde o Guanaco do @Dardo me influenciou demais.

Conheci o Dardo e a @Neiva e o glorioso Guanaco, e como foi incrível a experiência de se acomodar numa ótima sala de estar com ar condicionado. Hoje o Cavinete não dispõe desse espaço, assim a modificação vem com um aumento dessa sala e a criação de um leito individual fechado e com uma nova tulha.
Como terei que fazer vários ajustes no Cavinete, a conversão será um mero “detalhe”, e corrigirei nesse momento vários pontos que estão me incomodando.

1 curtida

Interessante, eu achei que os dois engates eram utilizados em trailers “quinta-roda”, mas agora procurando estou vendo que a “quinta-roda” é a própria roda do engate. Nunca tinha parado pra pensar nisso… que estranho esse nome!

Esse sistema Gooseneck é show mesmo…

Que show esse sistema… nos passe o custo, quando tiver, por favor
Abraço
Rick

Só engate e esfera, fica em 1800,00.
Só o suporte e esfera tem pra vender https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715170173-engate-trailer-p-cavalo-reboque-5-roda-bola-removivel-_JM?flash=ff21da1a5bca0582a2d31c8bac62792b83910874&noIndex=true

Estou vendo se consigo somente a esfera de 70mm para fazer o suporte do chassis e caçamba, e depois compro o engate. Esse engate suporta 1500kg no apoio e arrasto de 4000kg, mais do que suficiente para o que preciso.

1 curtida

É esse o meu próximo passo.

Já comecei os projetos. Logo que terminar umas coisas em casa, iniciarei a montar a estrutura que será enxertada no Cavinete.

1 curtida

Que legal! Até parece que tá pronto já…

E por dentro, vai ter alguma modificação (banheiro maior ou algo do tipo), ou vai só fazer o quarto na extensão?

Na verdade eu pretendo aumentar a área do dinete. Penso em retirar a mesa e fazer um sofá numa lateral, um aparador no lado oposto e na parte elevada pôr a cama de solteiro para o meu filho.

Assim a área interna ficará mais ampla e aprazível.

Assim as modificações internas também ficarão mais reduzidas e o tempo da reforma será bem mais curto.

1 curtida

Edintruder, cara ficou sensacional a simulação do canivete versão 2.0, achei muito bacana mesmo, já estou ansioso pra ver isso tomando forma!!!
Nos EUA os reboques com engate goosenek são muito comuns, nesses programas automotivos do discovery turbo aparece muita camionete rebocando trailers enormes fato tão comum quanto aqui no brasil rebocarmos carretinha fazendinha de 1,5m hehehehe.

Nos EUA, as picapes são usadas como picapes de verdade. No Brasil que são usadas como sedãs de luxo.

Quanto à ampliação do Cavinete, terá que esperar mais algum tempo, pois as prioridades em casa mudaram, então esse projeto ficará na gaveta por mais algum tempo.

Mas eu estou mais ansioso do que tu para ver isso tomando forma.

O que definiu sobre o freio quando for retomar o projeto? Geralmente se usa freio elétrico ou elétrico sobre hidráulico. Vi uma vez um sistema que o freio hidráulico da caminhonete acionava o freio a ar que ia para o trailer. Mas tinha que colocar um compressor, um reservatório, etc. Não sei se valeria o custo, mas ficaria bem interessante pois acharia peça de reposição e mão de obra especializada em qualquer lugar que mexe com caminhão, ou seja, qualquer lugar do Brasil.
Já vi um vídeo no youtube de um cara que transformou o trailer dele em gooseneck pois achava ele muito instável e disse que melhorou 100%, não tem mais pendulo.

1 curtida

Olá edintruder, evoluiu com a ideia?

Mesmo que as prioridades tenham mudado, o planejamento dessa modificação pode (e deve) ser iniciado por que provavelmente terás de mudar a estrutura do Cavinete para fazer uma espécie de Treliça nas vigas verticais pelo menos até chegar no eixo do trailer.

Isso por que a distância da ponta do engate do trailer (que tocará a caçamba) até o eixo é muito longa e muito peso adicional nesse espaço.

Certamente ficará sensacional um trailer não tão longo sendo rebocado nesse sistema! Vejo grandes vantagens on e offroad!

Show de bola!

Abraço

1 curtida