Rick, obrigado pelo retorno.
Andei pesquisando entre as diferenças do tal gooseneck e 5a roda, e para o meu uso, o gooseneck será muito superior.
Gooseneck usa a esfera na caçamba bem sobre o eixo traseiro;
5a roda usa a 5a roda com papagaio na caçamba também sobre o eixo traseiro.
Gooseneck permite torções do veículo sem refletir na estrutura do trailer, indicado para locais de terrenos acidentados ou trechos fora de estrada;
5a roda não permite torções laterais entre o rebocador e o trailer, tendo essa limitação apenas ao curso das suspensões. A partir do limite das suspensões, as torções são refletidas diretamente sobre o chassis do rebocador e trailer. Indicado para uso 100% rodoviário.
Gooseneck por usar apenas uma esfera, ´ocupa menos espaço na caçamba, e pode ser removido com facilidade;
5a roda além de ocupar um espaço bem grande, é mais trabalhoso e muito mais pesado para ser removido.
Gooseneck é mais trabalhoso para engatar e desengatar do que o 5a roda.
Bem, com tudo isso, já sei que para mim, o sistema de gooseneck é o mais indicado. Vi que nos EUA tem bastante kits para conversões de trailers comuns para 5a roda ou para gooseneck, e a grosso modo é uma conversão relativamente simples no tocante estrutural.
Como disse, pretendo ajustar o Cavinete por alguns motivos, onde o Guanaco do @Dardo me influenciou demais.
Conheci o Dardo e a @Neiva e o glorioso Guanaco, e como foi incrível a experiência de se acomodar numa ótima sala de estar com ar condicionado. Hoje o Cavinete não dispõe desse espaço, assim a modificação vem com um aumento dessa sala e a criação de um leito individual fechado e com uma nova tulha.
Como terei que fazer vários ajustes no Cavinete, a conversão será um mero “detalhe”, e corrigirei nesse momento vários pontos que estão me incomodando.