Trailer karman caravan 380

Boa noite pessoal, tudo bem dou nova aqui, e estou aqui buscando informações e sugestões, eu e meu esposo compramos um trailer karmann caravan 380, um achado uma vez que sou de Curitiba e já a muito tempo desejava ter um trailer, nós viajamos para o Nordeste com um projeto para conhecer o Nordeste (saímos do Sul em novembro de 2018 e viemos rumo ao Ceará onde faríamos uma base em uma casa para que pudéssemos viajar conhecendo as cidades começando pelo Ceará, viemos com um c4 pallas e como temos cachorros e não deixaria pra trás por nada compramos em Curitiba uma carretinha e mandei fazer a gaiola adaptada pra que eles pudessem vim com conforto, em fim deu tudo certo e em 7 dias chegamos ao Ceará, já rodemos várias cidades aqui, porém comecei a ver que se torna cansativo viajar e ter que estar voltando em uma base, uma vez que se tiver uma estrutura de casa sobre rodas tudo fica mais fácil e econômico, foi então que uma lâmpada acendeu eis a hora de comprar um trailer sonho de criança, e por mais incrível que pareça exatamente no dia que tive a idéia entrei no olx em busca e me deparei com um anúncio de venda de um trailer em fortaleza 90km de onde estou, não pensamos duas vezes e fomos olhar, gostei muitos detalhes a fazer mas enfim voltar no sul onde é encontrado com facilidade buscar um ou comprar o único trailer anunciado no Nordeste, eis que depois de 4 dias fechamos negócio e estamos dando um grau na casinha sobre rodas que inclusive vai se chamar Fortaleza, por dois motivos 1° vai nos abrigar 2° por ironia em vez de ter tido a idéia no sul acabei encontrando em fortaleza onde é muito mais raro encontrar trailers a venda. Agora preciso da ajuda do pessoal mais experinre estamos querendo saber como funciona esse freio deste trailer, aqui na cidade onde estou como base não tem mao de obra que possa ver como funciona vimos que ele tem 2 cabos que saem dos pneus porém o que deveria ir pra frente não tem , a alavanca do freio estacionário tb está quebrada, gente me ajudem quem conhece e sabe como funciona pra gente poder arrumar e ter mais segurança pra nós é nossos pets na estrada.

1 curtida

Bom dia, … muito difícil avaliar sem observar do que se trata mas o freio inercial não tem muito mistério não, qualquer busca no google vai lhe dar algumas informações sobre o funcionamento e qualquer mecânico (bom) sabe mecher pois o sistema é simples.

2 curtidas

Bem, dos cubos de roda saem dois cabos que vão até o centro do chassis onde a capa desse cabo se encaixa em uma chapa. dalí pra frente apenas o cabo interno segue onde logo em seguida ele prende em um varão rigido que tem uma chapa na ponta onde prende esses cabos. esse varão vai até o engate lá na lança onde se conecta a uma alavanca que é acionada pelo freio de mão qdo estacionado ou pelo sistema de freio inercial do trailer.
Pelo que entendo falta esse varão!
Dá pra, baseado em fotos, um bom mecanico ou torneiro interessado fabricar uma peça igual.
Tem q ver ainda o caso do sistema de engate se está operante, se o amortecedor está ok, a alavanca de freio de estacionamento já mencionaste estar quebrada.
Para teres um trailer seguro o ideal seria substituir o conjunto mecanico completo, ou seja, o eixo e o engate com sistema de freio aí vem tudo completo só tirar um e colocar outro sendo que terá tudo novo e ajustado o que se tornará uma viagem muito mais segura e prazerosa.
Mas calma, imaginemos que o eixo (o sistema de elastomeros que é a suspensão), os cubos, sapatas de freio estejam ok, nesse caso podes trocar apenas o enate lá na ponta custa um da marca AL-KO ao redor de R$1250,00. aí tem q ver com o vendedor se ele tb te fornece o varão e por aí vai.
As opções são variadas, o que precisa mesmo é estar tudo em ordem para teres uma viagem segura!

2 curtidas

Meu trailer também pe um KC380
aqui umas fotos pra ter uma idéia do sistema:
com essas fotos já pode verificar com alguém pra fazer o serviço.

uma geral:

Uma de como o cabo de freio prendia no varão qdo comprei o trailer:

E uma de como modifiquei pra ter regulagem e poder ajustar pras duas rodas freiarem iguais:

Aqui uma foto do engate com a alavanca de freio de mão:

1 curtida

Obrigada Giuliano pelas fotos já ajudou muito vou colocar aqui tb as fotos de como o nosso está, outra dúvida vamos puxar ele com um c4 pallas 2.0 vc acha que vai bem?

1 curtida

Bom dia Giuliano, muito obrigada pelas fotos já ajudou bastante vou colocar as fotos de como está o nosso

essa alavanca do freio de mão está quebrada

1 curtida

outra de frente pra ver o conjunto

1 curtida

O engate está ok porque a pessoa que me vendeu o trailer viajava com ele direto de Fortaleza para Natal, porém ele puxava com uma 4x4 então creio que a questão do freio pra ele não fazia muita diferença, no nosso caso que vamos puxar com um carro menor temos que arrumar isso

1 curtida

vou mandar essas fotos meio na sequência nesta acho que dá pra ver bem a chapinha no centro e os cabos que saem das rodas

1 curtida

na frente onde tem aquela alavanca por baixo e no outro lado está o braço do freio estacionário

1 curtida

1 curtida

aqui dá pra ver bem o braço quebrado

1 curtida

1 curtida

essa foto no dia que pegamos ele a 2 semanas

1 curtida

Bom dia Polese consegui postar essas fotos hoje, sim tb acredito que qqr mecânico pode arrumar o problema é que onde esto é difícil mão de obra pra qqr coisa, já vieram 3 mecânico e nenhum sabe fazer kkk o problema está no lugar mesmo, mas creio que te vai dar certo .

1 curtida

O varão que vem do meio ele é engate do onde? Bem embaixo onde tem o freio de mão tem uma espécie de alavanca que vai pra frente e pra trás esse varão passa por ela? E a ponta dele onde vai?

1 curtida

Essa alavanca que tem abaixo do engate veja que tem um furo alí, é ali que o varão engata.
Agora você falou que ela move, qdo você move a munheca do engate ela mexe rpa frente e pra trás?
Tem uma certa resistencia como se tivesse um amortecedor segurando ela enquanto move?
Eu achei que estava tudo travado pq onde é a borracha sanfona está uma borracha lisa me dando a impressão que estaria tudo travado. Se o antigo dono puxava de camionete 4x4 poderia ser que tivesse travado tudo.
Na foto que você postou onde aparece os cabos que vem das rodas são as capas, faltam os cabos que passam dentro desssas capas (conduites).
Tem q desmontar os dois cubos de roda e ver como estão as sapatas de freio, o sistema é todo muito simples mas precisa ter uma noção por fotos pra ver se está todas peças originais e caso falte alguma coisa saber identificar o que falta!
Sinceramente, eu investiria 1250 reais no engate novo completo, mas caso esse estiver movimentando dá pra usar ele ainda. a alavanca de freio de mão na boa acho que é dispensável e subtituída por calços nas rodas do trailer antes de desengatar ele do carro, veja bem, é bom ter o freio de estacionamento funcionando masd a falta dele não deve impedir vocês de usufruir do trailer.
O freio inercial funcionando com o trailer em movimento esse sim é fundamental estar funcionando por segurança.

Sobre puxar com o C4 Pallas não vejo problema!! Só obedecer a regrinha básica, velocidade máxima de 80km/h rebocando o trailer. Por mais que pareça estável e convide andar mais rápido resista a essa tentação!!

1 curtida

O varão é uma haste rigida de aço, qdo ela engata nessa alavanquinha debaixo do sistema de engate o varão simplesmente faz uma curva de 90º passa por dentro do furinho e aí tem uma travinha pra evitar que escape fora.

Uma foto pra ver como são as sapatas de freio
na seta vermelha é exatamente onde o cabo de freio prende na alavanquinha que aciona as sapatas

1 curtida

Giuliano se vc puder adicionar o whats que estou usando aqui Nordeste 85 98175 0067 posso fazer um vídeo pra vc ver acho que fica mais fácil claro se vc puder né…

1 curtida