Cumprimento a todos os caros amigos caravanistas, inicio esse tópico com um breve resumo de como iniciou meu dilema a cerca desta.
- Sou Porto alegrense nascido e criado na capital gaucha, tão urbano que o máximo de natureza que tinha contato era o parque da redenção a 30 metros de casa, sempre tive o fascínio por motorhomes, embora raros de se ver em ruas de grandes cidade eu os admirava, o primeiro contato foi por meio de uma revista que achei na rua com reportagem que falava sobre a saudosa combi Karmanguia, era uma época difícil, eu era criança e morava nas ruas, mas sabia ler, não tinha nascido mendigo, ali vislumbrei ter um teto novamente, e talvez barato que eu pudesse comprar, mas eu só tinha uns 11 anos. alguns anos se passaram até que eu tivesse idade para trabalhar legalmente então com muito esforço sacrifício consegui emprego sai das ruas e voltei a estudar, mas o aluguel em grandes capitais come na mesa, naquela época eu ja estava mais familiarizado com os preços dos motorhome mas havia a possibilidade de fabricar o seu, então chegou meus 18 anos, serviço militar obrigatório, eu estava cursando o primeiro mês de administração na faculdade mas queria servir, ingressei no Exercito CPOR ( Centro de Preparações de Oficiais da Reserva. {Tenentes temporários}.) . munido de minhas economias dei meu primeiro peitaço! fui a SP e comprei um ônibus.
era um viaggio alto branco 1992 (igual esse da foto abaixo) na época paguei 19 mil nele.
-Eu já dirigia alguns exemplares de caminhões no EB uns caixa seca, 1113 e tinha dois VW na Companhia.
então dirigir não seria problema mais mim, todavia a vinda para casa parecia não ter fim, era estrada que não terminava mais, porem cheguei com segurança, morador do bairro Cidade Baixa a dificuldade que eu não calculei foi de achar onde deixar o respectivo, não demorou muito para a EPTC começar a rondar o ônibus, por ser grande ou atrapalhava a rua, ou a frente dos comércios ou prédios, eu realmente não tinha estrutura para deixar o ônibus e assim começar a passos curtos a transformação, fiquei com ele uns meses e tive que vender não teve jeito, abandonei o projeto por um tempo visto que realmente precisaria mais do que espaço e local adequado para por em pratica meu sonho,nessa altura da vida eu queria o motorhome para a sua real finalidade, não mais como pensava quando menino.
-O tempo passou e Porto Alegre deixou de ser aquela porto alegre tranquila, conheci minha esposa, ela é de um município costeiro a serra, jamais deixaria o sossego de uma cidade alemã do interior pela capital, e sim meus amigos, estamos no Brasil e tem municípios em nosso estado onde o idioma fluente falado é o alemão, é o Caso de Tupandi, Salvador do Sul, São pedro da Serra, harmonia, Feliz, Bom Principio, São Vendelino e mais uns 8 na volta, meu sogro e sogra falam muito mal o português e nasceram aqui, cada estado tem suas riquezas e as vezes procuramos fora.
-Enfim, evidente que nesses municípios a quase todos falam português, mas entre eles usam mais o alemão, mas vamos lá, decidi mudar para o Vale do Caí, eu, Judeu indo morar no meio dos descendentes Alemães, e casado com uma, em outras epocas eu estaria com problemas kkk.
Eu posso afirmar que a qualidade de vida é infinitamente superior, nunca mais voltaria a morar na capital embora eu esteja a 70 km dela, moro a 5 anos aqui. Por ter muito mais espaço disponível agora, voltei com a ideia do motorhome, cogitando inclusive a construção de um trailer para inicio, ja tenho ele desenhado tudo como manda o figurino, inicialmente iria rebocar com o que tenho disponível, Uma Chrysler Caravan de 7 lugares 3.3 V6 de 168cv a gasolina (essa da foto):
Mas… Cai na tentação de olhar o preço do ônibus e não vou ser feliz em um trailer de 3.50Mt, estou tentado a comprar um ônibus urbano mais novo, mas um ônibus, o espaço é muito convidativo, o trailer é bom mas sempre idealizei o motorhome, estou em contato com um modelo que gostei, um Caio Millenium 2006 em otimo estado por 20 mil
-Então esbarramos em um grande vilão! criado para dificultar a vida do reles mortal, o maldito CAT, existem uma reserva de mercado tão grande e tão forte que esta barrando todos de seguir com seus projetos, só emite CAT as empresas que cobram fortunas por seus equipamentos, com uma brecha na lei ainda se documentava motorhomes no Brasil, porem em janeiro de 2018 fecharam essa brecha, o mais famosos despachante a usa-la era o Sasso, mas agora só consegue documentar ESPECIE/COMERCIO não mais motorhome, ficando restrito aos amigos do Rei, ou a quem esta disposto a pagar pequenas fortunas a essas empresas que os fabricam, a lei é controversa e pisa na linha do ilegal, algumas liminares judiciais já permitiram emplacamento dos ônibus, mas cada qual tem sua interpretação da lei, estou pensando em arriscar e ver no que dá, penso que ainda deva existir quem venda o CAT mediante uma vistoria para certificar-se que a montagem esta em conformidade com o exigido, irei se tudo der certo nos próximos meses buscar o ônibus e compartilharei aqui passo a passo da montagem, assim como coletei muita informação em postagens aqui, também compartilharei do conhecimento que irei adquirir, é justo essa troca de experiencias, e se alguém souber de alguma empresa disposta a documentar como motorhome e poder me ajudar me indicando-a ficarei agradecido.
forte abraço aos amigos!