Trailer Off-Road

Trailer Off-Road, gostaria de saber se puderem me ajudar, quais as marcas que existem no Brasil? Vale a pena? Qual o melhor? É seguro no Asfalto? Obrigado

1 curtida

Olá Fernando,

Não sei de marcas no Brasil que tenham esse tipo de oferta. Aqui no forum temos o @edintruder, que gosta de off-road e fabricou um trailer em casa que certamente se qualifica como off-road, e talvez possa te ajudar mais se tiveres perguntas a respeito.

Se fosse sobre o mercado externo, eu já vi alguns vídeos com trailers da Conqueror, em que deu uma certa inveja considerando os lugares por onde os caras estavam passeando. :slight_smile:

Como uma resposta genérica sobre a segurança no asfalto, o off-road é quase que inseparável da elevação de centro de gravidade, o que quer dizer maior desempenho em terreno acidentado e menor estabilidade em vias de velocidade. Juntar os dois é quase que impossível, mas ao mesmo tempo não é tudo ou nada… é um gradiente entre os dois.

1 curtida

Bem vindo Fernando. Recebi a notificação do ilustríssimo Gustavo.
Eu fiz um trailer com o propósito de acessar terrenos offroad sim, porém ele ficou bem mas pesado do que eu imaginava, e pra piorar, rodo 200km no asfalto para entrar em trechos de apenas 15km de areião, água ou barro, exceto se eu rodar na praia, que aqui onde moro posso ir até o Chuí nos 224km de extensão, sendo desses, 45km de areia muito fofa e pesada.

Bem, como o maior uso é asfalto, acabei perdendo muito por deixar muito para o offf-road. O chassis, por exemplo, fiz a 70cm do solo, usei pneus de 31", botei as caixas da água acima do piso para não pegar no chão e usei molas helicoidais. Co tudo isso, ficou excelente no propósito off-road, exceto pelo peso de 2 tons num único eixo, porém puxo com uma F1000 4x4 com pneus 35" e motor X-10, então nunca precisei nem mesmo usar a reduzida pra passar em areia pesada com ele no engate.

Ocorre que com o elevado centro de gravidade e pneus 31" aros 15", ele ficou muito “bandoleiro”. Não pendula, mas balança muito. parece que estou rebocando um Landau, com 3 metros de altura.

Assim, baixei ele em 13cm, pneus menores 225/70r15 mais duros, com mais capacidade de carga. Precisarei ainda fazer alguns ajustes, mas está melhorando para o trecho rodoviário. Nesses 13cm que baixei, ainda está bem alto que não enrosca em nada, sinal que tinha realmente exagerado. Hoje faria muita coisa diferente, mas o Cavinete foi um bom aprendizado para mim. Ainda passo riachos com 50cm de profundidade sem nem mesmo molhar a carroceria dele.

2 curtidas

@Fernando, dá uma olhada nos modelos da HomeTrailer (brasileira). Tem inclusive um vídeo no Youtube do trailer deles fazendo um off-road bem massa.

http://hometrailer.com.br/
https://www.instagram.com/hometrailer/

Abraço!

2 curtidas

@Fernando, dá uma olhada no site do link abaixo. Conheci este equipamento na Expo Motorhome de 2017. Apesar de não ter o perfil para este tipo de trailer, foi um dos estandes onde mais tempo fiquei. Um dos proprietários, extremamente atencioso, demonstrou todos os detalhes que me deixaram muito impressionado, quer seja pela robustez ou pela riqueza de pequenos mimos agregados àquele projeto. Devem estar na feira deste ano, novamente.

2 curtidas

Pessoal, esse é meu primeiro post aqui. Tive a oportunidade de visitar a fábrica da Home Trailer, e realmente o equipamento que produzem é de primeira. O modelo que mais gostei foi o Valent, com 3 x 2 m de casa. Eles seguem o mesmo estilo de alguns fabricantes australianos. A suspensão independente é bem ajustada. Também produzem equipamentos off road na linha dos mini trailers, porém com banheiro para montagem na área externa (incluindo aquecimento a gás). Pesquise pelo modelo Dinky Unlimited (tem reservatório para 180 litros de água limpa…

Além disso, executam projetos com as especificações que o cliente desejar…

2 curtidas

Ops, a Apolo Trailer também fez uma adaptação no modelo Toy com suspensão mais elevada e ajuste por bolsas de ar: http://www.apolotrailer.com.br/trailers/toy/

Não chega a ser o mesmo padrão de estrutura de suspensão da Home Trailer, mas já facilita o acesso a estradas rurais…

2 curtidas