Viagem Curitiba-Araçariguama do “Guanaco”

26 de janeiro de 2013 às 15:54

Buenas, até que enfim estreie o “Guanaco”!

Tinha prometido ao meu amigo Jairo (Turiscar Vila Rica), a primeira visita com “El Guanaquito”, por ser meu mentor sobre Trailer, e cumpri, após 11 anos do Jairo “fazer minha cabeça” sobre o Turiscar; saímos de Curitiba na Segunda-feira 21, e voltamos ontem, Sexta-feira 25.

O comportamento na estrada foi ótimo, o balanceamento acho que ficou muito bom, e eu mandei fazer e coloquei um defletor aerodinâmico sobre a capota da Triton, pelo que aprendi com minhas aulas de aerodinâmica, mas os videos de USA e Europa sobre o tema (testados inclusive em tuneis de vento), e aprendendo com os Trailistas da Argentina, que por causa dos fortes ventos da Patagonia e por “puxar” muitas vezes com carros pequenos, eles usam bastante e com bom resultados; achei que o comportamento dinâmico, especialmente quando cruzava com grandes camiões e ônibus de dois andares, ficou excelente.

O Camping de Araçariguama é muito bonito, limpo, pequeno porem aconchegante, silencioso e muito bem atendido pelo dono, “Seu” Manfredo, ótima pessoa, e seus caseiros; na realidade, é um estacionamento para Trailers e MH, porem recebe visitante, tem piscina, 220v, água, lugar para descargar o “pinicão”, churrasqueira grande (onde o Jairo se revelou um churrasqueiro de mão cheia); o ruim foi que eu levei o vinho, bom, de Mendoza :smile:, e ele só me iludiu com umas relés Budweiser :desconfiado:. Bom, a estreia foi ótima, belo passeio, belo Camping, bela companhia (Jairo e sua família, um exemplo de campistas), enfim, o “Guanaquito” superou nossas expectativas!

Grande abraço!

27 de janeiro de 2013 às 14:23

O RV241 é um lugar muito tranquilo, gostei muito de passar esses dias lá; o Trailer que se vê ao fundo na mensagem anterior, na terceira foto, é o Vila Rica do @jairo , uma beleza!

E de Odair, tem noticias, sabem si chegou bem na Baía? Imagino que deve estar jogado na areia, curtindo sombra e caipi…oooppps! :smiley: água fresca, e não deve ter sinal de 3G ou WiFi para entrar em contato; seguramente na volta, teremos notícias.

Mais umas fotos do “Guanaquito” abaixo.

Grande abraço!

27 de janeiro de 2013 às 20:36

Dardo, fico muito feliz que voces tenham gostado, realmente estava muito bom!!! Marcaremos em breve outro encontro, quem sabe em Ilha Comprida e marcamos com o pessoal do Forum! Abraços, e muito obrigado pelas fotos!!!

29 de janeiro de 2013 às 21:55

Boa noite a todos; Jairo, obrigado, abraços!

Quanto ao aerofolio, o fiz com 8 parafusos, para poder tirar fácil quando não estou rebocando; de fato, na Europa, 90% dos caminhões construídos, vem de fabrica com o deflector. Após mais de 12.000 hrs. de vôo, aprendi que aerodinâmica realmente importa, e bolei um jeito simples, porém apurado de calcular o angulo de incidência, tendo em conta as alturas do Trailer e da camionete, o fluxo de ar resultante, e a minha conta deu 38 graus, e assim foi feito.

Os resultados são muito animadores, pois reduzi o consumo em aprox. 11/12%, e se sente muito pouco quando sou ultrapassado por veículos grandes, e atingi 110 kms./h sem percepção de pêndulo. Insisto, os trailistas da Argentina o tem utilizado muito, com ótimos resultados; penso que posso aprimorar o deflector, mas por enquanto, estou muito conforme com os resultados.

Grande abraço!

30 de janeiro de 2013 às 09:18, por Odair Teixeira

30 de janeiro de 2013 às 21:42

Buenas; Odair, fico feliz que estas bem, embora o que tu querias era continuar de ferias demais :smiley:

Odair, viajei com pouca agua no tanque, pois a viajem era de um dia só, e levei o necessário só para usar o banheiro e água para as pias, aprox. 30 lts.; usei o max. de libras permitida pelos pneus, para a carga max., que no meu caso é de 65 psi; a vel. media foi de 80 kms./h, com 100 e até 110 kms/h em uma ultrapassagem, e sim, vai mais fotos; abraços!

Bem, sobre o “wind deflector”: é um projeto simples, que montei a partir de experiência aeronáutica, com conhecimentos gerais sobre aerodinâmica, e observação de diversos projetos similares, obtidos da internet, em especial de matérias de USA e UK (tem para vender nos sites de campismo desses e outros países), alem da observação de modelos na Argentina, onde são mais populares, em razão dos ventos fortes da Patagonia,e a ampla utilização dos Trailer, quando comparados conosco, em especial com carros menores.

A utilização depende do tipo de rebocador, sendo os mais indicados os veículos de teto alongado, como as peruas, monovolumes, furgões, SUV, etc, e nas camionetas, as que tem cúpula ate o limite da carroceria, pois quanto mais perto o aerofólio do Trailer, melhor rendimento aerodinâmico terá.

A ideia é simples, resulta em direcionar o fluxo de ar que “corre” sobre o teto, e desviar lo suavemente para cima do teto do Trailer, de maneira tal que o Trailer vai no “vácuo” do rebocador, reduzindo bastante o impacto do ar no Trailer, gerando menor arrasto aerodinâmico, em especial com fortes ventos de proa, e dissipa em parte as correntes de ar semi laterais produzidas pelas passagens de veículos de grande porte que geram turbulência no rebocado.

A ter em conta, o aerofólio não debe ultrapassar a largura do teto, para não cometer uma infração penal, e a curvatura que acompanha o formato da cabine, caso esta seja ligeiramente arredondada, serve para direcionar o fluxo de ar em parte para as laterais do Trailer. O angulo debe ser exato para o modelo de carro e Trailer a ser rebocado, para não ser perdida a eficiência; como falei anteriormente, um angulo muito aberto, fara que o fluxo de ar se choque com a fronte de Trailer, e muito fechado, sera um freio aerodinâmico para o rebocador, e também para o Trailer, pois vai gerar turbulência na fronte do mesmo. A medição do angulo de incidência foi fácil; coloquei um taco de madeira no teto da camioneta, e outro exatamente igual no teto do”Guanaquito”,onde termina a curva da parte frontal, e coloquei entre os tacos, uma ripa bem reta, e logo a seguir, medí o angulo formado pelo taco do teto da camionete e a ripa, com um transferidor comum, desses escolares; simples, porem preciso. A seguir, falei com um senhor que faze portões, grades, divisórias metálicas, etc., que embora uma pessoa simples, é muito habilidosa, e que conheço já faz vários anos; o difícil foi ele entender o quê e para quê eu queria isso! Quando eu desenhei e ele viu, ficou muito feliz! Bem, eu fiz com 8 parafusos, em pares, um na frente do outro,e coloquei uma borracha entre a capota e o defletor, e arruelas de borracha, metal e porca do lado de dentro da capota; sobre a capota, eu não me preocupei muito se a força exercida pelo impacto do ar iria rasgar a fibra, pois fibra é barata de se arrumar; sobre o teto do carro, o ideal seria prender o aerofólio a um rack, para não danificar o mesmo. O interessante é que debe ser fácil de colocar e tirar (nos dias que coloquei o defletor antes da viagem, muita gente debe ter coçado de mim, pelo “ridículo” do “cara” que debe pensar que sua camioneta é um Formula 1!)

Eu optei por fazer metálico, com chapa fina galvanizada e pintura preta fosca, para abaratar os custos (custo total, 130 R$), já que era (e é!) experimental, mas imagino que pode se fazer de fibra, para quem sabe trabalhar a mesma. Como um “plus”, o aerofólio ajuda a manter a parte superior da frente do Trailer mais limpa, em especial dos insetos que impactam e grudam nela. Eu experimentei o mesmo na estrada, primeiro sem o Trailer, até a vel. de 120 kms/h, para ver se não teria reações adversas, e se manteve firme; não recomendo exceder muito esta vel., para não forçar a base do aerofólio contra o teto. Jairo estava comigo indo até Itú, sem o “Guanaquito”, na Castelo Branco, a 120 kms/h, e ele também não percebeu nenhum comportamento diferente com a camioneta. Repito, é um artificio simples, não esperem o consumo cair 30% ou mais, nem deixar de ter um pendulo a 130 kms/h; porem, ele ajuda, e por pouco que seja, é um projeto “green”, pois reduze a emissão de carbono na medida que reduze o consumo de combustível.

Bem, por enquanto é isso; espero ter sido útil, sei que meu projeto é simples, e qualquer colega pode melhorar, e muito, o mesmo, e acho muito bom o fato de tentar aprimorar cada vez mais, pois todos sairemos ganhando, a cada novo melhoramento de eficiência no aerofólio que alguem conseguir. Estou aberto as criticas, ideias, e principalmente, aos conselhos de como melhorar meu artificio; a cont., as fotos; um grande abraço a todos!

Tinha esquecido; a parte frontal do toldo, alem de gerar arrasto, quando chove na estrada, junta água na parte frontal, e se não for aberto para secar, vai umedecer e manchar.:desconfiado: Eu cortei um cano de alumínio fino, deses que se usam para saída de calor do aquecedor de passagem, entre outros, o corte no meio, de cima para baixo, e o moldei para fechar um pouco a frente do toldo, e como é cortado, na hora de estender o toldo, você simplesmente o desloca para baixo um pouco da haste; custo de aprox. 20 R$.