Viagem para a Chapada das Mesas - Maranhão

Viagem com o trailer para a Chapada das Mesas (Maranhão).

No dia 09/07/2021 saímos de manhã logo cedo com destino a Chapada das Mesas no Maranhão.

Percorremos cerca de 800 Km e logo após a cidade de Araripina, por volta das 19h, uma das lanças do trailer partiu, a lança direita. Nesse momento o trailer freiou bruscamente e eu imediatamente puxei a F 250 para o acostamento.

Naquele momento eu ainda não sabia que havia partido a lança e não conseguia mover um milímetro o carro para frente, mas quando dava ré eu conseguia mover o conjunto, mas não conseguia fazer a manobra necessária para encostar o trailer no acostamento e não entendia o porque, cada vez que tentava melhorar a posição do trailer ele entrava mais na pista da BR 316.

Poucos minutos após o incidente um local que morava no sítio em frente se dirigiu até onde estávamos e se colocou à disposição para ajudar. Foi nesse momento que percebi que a dificuldade de manobra se dera por conta da lança partida.

Esse local, de nome Leonardo, quando viu a lança partida pegou a sua moto e voltou para Araripina atrás de um mecânico que ele conhecia. Em pouco tempo ele voltou com o mecânico que analisou a situação e resolveu voltar até sua oficina para pegar máquina de solda e ferramentas que iria precisar.

Para encurtar a história próximo ao trailer tinha um poste e o mecânico ainda teve que subir no poste para ligar a máquina de solda. Ele soldou 2 chapas de ferro que foram suficientes para que pudéssemos retornar com o trailer até um posto na cidade de Araripina/PE.

Por volta das 22h estávamos chegando com o trailer no Posto BR São João Batista. Próximo a esse posto tinha uma fábrica de reboques.

No dia 10/07/2021, as 07h40, fui na Paulo Auto Center para acertar o conserto da lança do trailer. O Sr. Paulo mandou um funcionário me seguir até o posto para ver o trailer. Por volta das 8h encostei o trailer em frente a loja do Sr. Paulo e começaram a soltar a caixa frontal onde ficam os butijões de gás. O serviço consistiu em retirar as soldas feitas na noite anterior e colocar dois novos perfis por cima dos antigos, soldando todo o conjunto. O serviço ficou pronto por volta das 14h e seguimos viagem com destino a Chapada das Mesas, rodando cerca de 330 km até a cidade de Floriano/PI.

O total gasto foi de R$ 200,00 para o mecânico que nos tirou do prego, que nem queria cobrar e ficou feliz da vida e mais R$630,00, sendo R$ 230,00 de 2 novos perfis em L reforçados (comprado na loja vizinha), e mais R$ 400,00 (2 perfis em L e a solda).

No dia 11/07/2021 saímos cedo e seguimos viagem para o Balneário Banho Novo em Carolina/MA. Foram mais 567 km.

O Balneário Novo Banho serve como apoio a RV, tendo um amplo espaço aberto que caberia dezenas de RV’s.

O responsável pelo camping nos cobrou R$ 40,00 pelo trailer com energia, não cobrando por pessoa.

Entretanto, como é um balneário, na entrada nos cobraram R$ 25,00 por pessoa e informaram que como estávamos chegando no final da tarde de domingo nós não precisaríamos pagar a segunda-feira.

Na segunda-feira, dia 12/07/2021, nem pisamos no balneário. Da área de estacionamento fomos direto para conhecer a região e paramos no Complexo Turístico Pedra Caída, onde pagamos R$ 70,00 por pessoa e dentro tivemos que pagar por um passeio até a cachoeira da catedral (R$ 30,00/por pessoa) e pelo teleférico e rapel (R$ 100,00/por pessoa).

Na terça-feira fomos conhecer o Encanto Azul (R$ 30,00 a entrada por pessoa).

Na quarta-feira fomos conhecer o Poço Azul (R$ 70,00 a entrada por pessoa).

Na quinta-feira pagamos mais um dia de balneário (R$ 25,00 por pessoa) e fomos conhecer o balneário em que estávamos acampados. Para nossa surpresa o local que estávamos era belíssimo, com duas cachoeiras enormes chamadas de cachoeiras Gêmeas. Nesse local funcionou a primeira hidrelétrica da amazônia, conhecida como Usina Hidrelétrica do Itapecuru.

3 curtidas

Que loucura, Eugênio! Olhando no histórico aqui percebi que não havia visto essa mensagem, pois esse mês de Agosto também foi meio conturbado por aqui. Que chato isso ocorrer durante uma viagem mais longa, e que sorte que deu tudo certo e que conseguiram resolver o problema de forma relativamente tranquila.

Houve algum impacto maior recentemente (buracos, etc) que justificasse o problema, ou foi algo do nada? Só consigo imaginar o susto no momento, e fico muito contente que apesar de tudo tenha sido suave o problema perto do que poderia ter ocorrido.

O lugar esse é lindo!

Grande abraço, e se houver alguma novidade a respeito da lança, nos conta por favor.

1 curtida

Aparentemente foi ferrugem na fixação do baú da frente, ou seja, a água foi penetrando pelo parafuso e enferrujando o perfil da lança e ninguém via.
Em setembro eu levei o trailer para a Sinostrailer (03 a 07/09). Levei 4 dias e meio para ir de Natal a Novo Hamburgo, 4200 km. O serviço de reforço da lança ficou tão bom que o pessoal da Sinostrailer falou que não valia a pena substituir a lança.
Deixei o trailer para uma revisão geral na Sinostrailer. Vou instalar um aquecedor a diesel, importado da China; uma cozinha externa (pia e fogão cocktop); um chuveirinho externo e uma TV de 32’ no quarto.
Estou com problemas de geração de energia e ao que tudo indica é o controlador de carga solar, já que as baterias são novas. Mas ainda será averiguado. No mais só manutenção básica: corrediça de porta que soltou e vamos reforçar com mais corrediças, porta do armário do quarto que é inteira e pesada e vamos dividir ela em duas partes para não forçar tanto as dobradiças que sempre estão empenando. Instalar fechamento das janelas com blackout e mosquiteiro, tirando a renda que serve de mosquiteiro, etc.
Retorno no dia 17/12 de avião (deixei a F250 na Sinostrailer) para iniciar uma viagem pela Argentina e possivelmente pelo Uruguai e Chile, com previsão de retorno para Natal no início de fevereiro de 2022. A Argentina completou 50% da população totalmente vacinada ontem e daqui 14 dias deve deixar de exigir o teste PCR antes, na chegada e o depois de 5 a 7 dias. Caso o Uruguai e Chile mantenham o teste PCR no final de dezembro e início de janeiro eu ficarei só pela Argentina. Essa regra da Argentina está descrita na Decisión Administrativa 951/2021, de 30/09/2021, alínea “a”, item “III”.

2 curtidas

O serviço de reforço da lança ficou tão bom que o pessoal da Sinostrailer falou que não valia a pena substituir a lança.

Depois de 4200km já está bem testado! :smile:

Deixei o trailer para uma revisão geral na Sinostrailer. Vou instalar um aquecedor a diesel, importado da China; uma cozinha externa (pia e fogão cocktop); um chuveirinho externo e uma TV de 32’ no quarto.

Legal! Se possível, por favor nos manda fotos depois para conhecermos.

Estou com problemas de geração de energia e ao que tudo indica é o controlador de carga solar, já que as baterias são novas. Mas ainda será averiguado.

O que houve, qual o sintoma?

Retorno no dia 17/12 de avião (deixei a F250 na Sinostrailer) para iniciar uma viagem pela Argentina e possivelmente pelo Uruguai e Chile, com previsão de retorno para Natal no início de fevereiro de 2022. A Argentina completou 50% da população totalmente vacinada ontem e daqui 14 dias deve deixar de exigir o teste PCR antes, na chegada e o depois de 5 a 7 dias. Caso o Uruguai e Chile mantenham o teste PCR no final de dezembro e início de janeiro eu ficarei só pela Argentina. Essa regra da Argentina está descrita na Decisión Administrativa 951/2021, de 30/09/2021, alínea “a”, item “III”.

Que legal. O @Dardo vai ficar feliz também. Boa sorte na viagem, e estamos aqui se quiseres compartilhar algumas imagens ou locais.

Grande abraço!

1 curtida

Com relação a sua pergunta Gustavo, a noite as baterias descarregam muito rapidamente e o controlador corta até a energia 12v. Ou tem alguma fuga de corrente grande ou o controlador de carga não está funcionando corretamente, não está passando a devida carga para as baterias. Como mencionei não sei ao certo qual o problemas. Até o momento não iniciaram a revisão do meu trailer, mas já devem estar perto de iniciar os trabalhos.

1 curtida

Curioso realmente. Depois nos conta onde era o problema, por favor.

1 curtida