Viagem com o trailer para a Chapada das Mesas (Maranhão).
No dia 09/07/2021 saímos de manhã logo cedo com destino a Chapada das Mesas no Maranhão.
Percorremos cerca de 800 Km e logo após a cidade de Araripina, por volta das 19h, uma das lanças do trailer partiu, a lança direita. Nesse momento o trailer freiou bruscamente e eu imediatamente puxei a F 250 para o acostamento.
Naquele momento eu ainda não sabia que havia partido a lança e não conseguia mover um milímetro o carro para frente, mas quando dava ré eu conseguia mover o conjunto, mas não conseguia fazer a manobra necessária para encostar o trailer no acostamento e não entendia o porque, cada vez que tentava melhorar a posição do trailer ele entrava mais na pista da BR 316.
Poucos minutos após o incidente um local que morava no sítio em frente se dirigiu até onde estávamos e se colocou à disposição para ajudar. Foi nesse momento que percebi que a dificuldade de manobra se dera por conta da lança partida.
Esse local, de nome Leonardo, quando viu a lança partida pegou a sua moto e voltou para Araripina atrás de um mecânico que ele conhecia. Em pouco tempo ele voltou com o mecânico que analisou a situação e resolveu voltar até sua oficina para pegar máquina de solda e ferramentas que iria precisar.
Para encurtar a história próximo ao trailer tinha um poste e o mecânico ainda teve que subir no poste para ligar a máquina de solda. Ele soldou 2 chapas de ferro que foram suficientes para que pudéssemos retornar com o trailer até um posto na cidade de Araripina/PE.
Por volta das 22h estávamos chegando com o trailer no Posto BR São João Batista. Próximo a esse posto tinha uma fábrica de reboques.
No dia 10/07/2021, as 07h40, fui na Paulo Auto Center para acertar o conserto da lança do trailer. O Sr. Paulo mandou um funcionário me seguir até o posto para ver o trailer. Por volta das 8h encostei o trailer em frente a loja do Sr. Paulo e começaram a soltar a caixa frontal onde ficam os butijões de gás. O serviço consistiu em retirar as soldas feitas na noite anterior e colocar dois novos perfis por cima dos antigos, soldando todo o conjunto. O serviço ficou pronto por volta das 14h e seguimos viagem com destino a Chapada das Mesas, rodando cerca de 330 km até a cidade de Floriano/PI.
O total gasto foi de R$ 200,00 para o mecânico que nos tirou do prego, que nem queria cobrar e ficou feliz da vida e mais R$630,00, sendo R$ 230,00 de 2 novos perfis em L reforçados (comprado na loja vizinha), e mais R$ 400,00 (2 perfis em L e a solda).
No dia 11/07/2021 saímos cedo e seguimos viagem para o Balneário Banho Novo em Carolina/MA. Foram mais 567 km.
O Balneário Novo Banho serve como apoio a RV, tendo um amplo espaço aberto que caberia dezenas de RV’s.
O responsável pelo camping nos cobrou R$ 40,00 pelo trailer com energia, não cobrando por pessoa.
Entretanto, como é um balneário, na entrada nos cobraram R$ 25,00 por pessoa e informaram que como estávamos chegando no final da tarde de domingo nós não precisaríamos pagar a segunda-feira.
Na segunda-feira, dia 12/07/2021, nem pisamos no balneário. Da área de estacionamento fomos direto para conhecer a região e paramos no Complexo Turístico Pedra Caída, onde pagamos R$ 70,00 por pessoa e dentro tivemos que pagar por um passeio até a cachoeira da catedral (R$ 30,00/por pessoa) e pelo teleférico e rapel (R$ 100,00/por pessoa).
Na terça-feira fomos conhecer o Encanto Azul (R$ 30,00 a entrada por pessoa).
Na quarta-feira fomos conhecer o Poço Azul (R$ 70,00 a entrada por pessoa).
Na quinta-feira pagamos mais um dia de balneário (R$ 25,00 por pessoa) e fomos conhecer o balneário em que estávamos acampados. Para nossa surpresa o local que estávamos era belíssimo, com duas cachoeiras enormes chamadas de cachoeiras Gêmeas. Nesse local funcionou a primeira hidrelétrica da amazônia, conhecida como Usina Hidrelétrica do Itapecuru.