Ar condicionado com o veículo rodando

Pessoal, através deste tópico resolvi o problema do meu ar 7.500btu de janela no gerador ou na rede, mas não tenho ar de cabine, então vi este video (mas não mostra em funcionamento) e em outros, os caminhoneiros usam vários tipos de ar comum ligados ao inversor em quanto rodam, parado ou motor desligado ele não funciona.
Eu queria ver se consigo usar o ar de janela enquanto rodo como carro
Minha dúvida esta em:

1- Precisaria de mais um alternado só para o ar ou um alternador só faria a função de carregar a bateria do carro e mais a do AR (não juntei bateria do carro com a do Home)
2 - Qual seria a amperagem deste alternador?
3- Quias os possíveis problemas ?

1 Curtida

esse o cara liga

1 Curtida

Buenas Fausto!
Sobre tuas perguntas, me permito dar um humilde palpite:
1-O ideal, seria um outro alternador, pois aquele original do teu carro vai se degradar em menos tempo do que o normal, visto que não foi projetado para suportar uma carga bem maior e por mais tempo do que o projeto de carga original.
2- Quanto maior a capacidade de geração, melhor, e acredito que um alternador entre 100 e 120 Ah seria suficiente para trabalhar com folga.
3-Se você utilizar toda a forca do alternador, o ideal seria utilizar baterias automotivas, pois as estacionarias não suportariam por muito tempo a carga de amperagem de um alternador, especialmente num regime de alta demanda do inversor; as baterias deveriam ser varias, e de boa amperagem, pois o video do Scania 113, não mostra (ou não prestei atenção) sobre a quantia de amperagem requerida por 2 ou 3 horas de funcionamento sem o alternador estar em operação.
A operação do ar cond. enquanto o motor (e o alternador) funciona, e’ relativamente tranquila, mas enquanto somente o inversor trabalha alimentado das baterias e’ motivo de fazer as contas para saber quanto tempo disponível você tem, e tendo em conta que não podemos fazer uma conta onde consideremos a capacidade total da bateria, pois com menos de 70% de carga, a bateria automotiva vai estar ja debaixo da capacidade para alimentar o inversor.
Como curiosidade, lembro de certa vez ter visto um dono de Trailer que tinha uma pequena empresa de fabricacao e manutenção de portões residenciais, e tinha instalados na sua camioneta um alternador extra e um inversor poderoso direto do alternador, aparafusado na própria camioneta, e esto lhe permitia fazer pequenas soldas a partir do carro, sempre com o motor funcionando, e’ claro.
Bom, isto que te escrevo, e’ minha opinião, e considero que um especialista pode te dar uma opinião muito mais aprimorada; sucesso na empreitada, e um grande abraço!

Dardo.

2 Curtidas

Dardo, obrigado pela ajuda. Especialista?? Procurei mais d 7 auto elétrica, os “especialistas” falaram cada um uma coisa, sou muito mais seguir o q vc disse e o restante do grupo tem me dito q é bem mais seguro. Meu alternador é de 120 ou 100A, é da Renault Master 2.8 diesel, a bateria dela é de 160A.

Estou na batalha aqui pra ter um ar q suporte tanto a acasa qto a cabine e rode na rede, gerador e alternador. Valeu galera

1 Curtida

Nesse outro o cara usa uma bateria de 220A e um alternador q acho ser de 60 oui 160A não consegui entender kkkkkk
1 Curtida

Criei um novo tópico com o assunto pra ficar mais fácil de acompanhar.

2 Curtidas

Bom dia Fausto, vi o assunto sobre o ar, sempre gosto das novidades, resolvi colocar a minha experiência, tenho um MotorHome e instalei um ar split inverter de 9000 na frente no painel, assim consigo ar em viagem e estacionado, eu instalei um alternador de 120 A e tenho 2 baterias de 150 A com um inversor de 2000/4000 funciona muito bem, quanto a opção de utilizar só nas baterias quando parado, ainda não testei o limite, mas acredito que não deve ser superior a 1 ou 2 horas, vale ressaltar também que o ideal é utilizar ar condicionado com sistema inverter, pois ele não tem o pico de arranque e ainda reduz o consumo quando a temperatura começa a estabilizar, os aparelhos comuns tem um pico de arranque que chega quase a 3x a corrente nominal enquanto o inverter inicia com uma corrente bem baixa e vai aumentando até chegar no valor nominal e quando a temperatura estabiliza a corrente baixa praticamente para a metade do valor nominal, confirmado com com medição real de consumo durante o funcionamento, espero estar ajudando no seu projeto Abraço, Olavio

2 Curtidas

Olavio meu amigo, muito obrigado pela dica!!!
Eu tinha um inverter de 12mil btus e vendi, agora já estou com um de janela 7.500 btus pois tinha espaço nos fundos da van.
Ainda não fui ao auto elétrico para confirmar se meu alternador aguenta, mas smn que vem já finalizo pois já fiz o encaixe dele na janela.
Eu tenho uma bateria de 100A do carro e 400A da casa mas sem conexão entre elas, sua dica me fez pensar em colocar mais uma de 150A só para aguentar o ar, mas não tenho intenção de deixar funcionando na bateria.
Assim que eu testar eu posto aqui, gde abraço

1 Curtida

Olá Fausto mais um comentário, se vc. tem a bateria de 400A já pensou na possibilida de instalar um segundo alternador (se tiver espaço é claro) para essa bateria, então ficaria bem mais tranquilo, na verdade eu não lembrei de mencionar isso antes, mas eu fiz isso no meu MH, a elétrica do veículo é separada da casa, me dá mais tranquilidade e tenho as baterias sempre carregadas.
Abraço.

1 Curtida

Gde Olavio. Não carrego pelo alternador. Eu não pensei nisso a principio pois estou usando baterias de lithiun e como não tinha muita informação sobre uso delas em motorhomes eu resolvi carrega-las somente nas placas solares e na tomada, já que usa uma fonte chaveada simples. Elas estão dedicadas aos usos do MH, como resolvi sobre o ar só depois q li o tópico sobre o gerador aqui do fórum é q pensei em por um AR, sua ideia me fez pensar se não seria melhor para o conjunto carro/AR somente 1 alternador bom para duas baterias, uma bateria para o carro e outra somente para o inversor do AR?

1 Curtida

No seu caso acredito que seja mesmo a melhor solução, então vc. precisa avaliar a carga normal necessária para o veículo e acrescentar mais em torno 70 a 80A para o ar, um bom eletricista pode dar a orientação, valeu a troca de informação, um grande abraço e sucesso no seu projeto.

2 Curtidas

Olavio, valeu mesmo pela dica, eu to aprendendo bastante aqui, as dicas sobre gerador e ar mudaram o projeto do meu MH e me deram mais comodidade, espero q vcs continuem abastecendo o fórum com mais experiencia, ABRAÇO!!

2 Curtidas