Camper ou Trailer?

Bom dia galera, sou novato no campismo e expedições, estou planejando uma viagem de aproximadamente 6 meses pela América do Sul, incluindo patagônia, andes, deserto do atacama, etc. Ainda não decidi por qual meio irei, gostaria de saber de vocês pontos positivos e negativos tanto do Camper quanto do Trailer, agradeço desde já a ajuda. Obrigado.

Camper é menor, porém é mais prático na estrada, menos cansativo em longas viagens e não requer muito tempo de adaptação. O Trailer requer algumas centenas de km até se acostumar com ele, a viagem se torna um pouco mais longa visto que a performance se equipara muito à uma carreta, porém garante mais conforto que o camper. Eu pessoalmente escolheria um MH ou um trailer. O Camper só se fosse numa F250 CS pois seria um equipamento de maior tamanho em cima de um veículo mais resistente.

Como diz o Ed, depende bastante do objetivo e dos detalhes.

Uma comparação vaga baseada em conversas:

Camper Trailer Motorhome
Aquisição :slightly_smiling_face: :slightly_smiling_face: :slightly_frowning_face:
Manutenção :smile: :smile: :slightly_frowning_face:
IPVA :smile: :smile: :slightly_frowning_face:
Conforto acampado :slightly_frowning_face: :smile: :smile:
Conforto em viagem :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face: :smile:
Agilidade na estrada :smile: :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face:
Altura do chassis :smile: :slightly_frowning_face: :smile:
Tolerância a peso :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face: :smile:
Onde estacionar :smile: :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face:
Passeio sem a casa :smile: :smile: :slightly_frowning_face:
Segurança estacionado :slightly_frowning_face: :slightly_frowning_face: :smile:
2 curtidas

hahahaha sensacional!!!

Acho que o trailer seria o mais indicado, que diga o Dardo hehehe!!

Concordo plenamente, uma F-250 CS seria ideal. Porém eu estava pensando em nao perder muito dinheiro depois em questão de revenda, então estava pensando em uma camionete cabine dupla tamanho médio. Nesse caso caberia um camper normal ou um trailer, mas estou pendendo ao camper. Vamos ver o que a galera fala, mesmo assim obrigado.

Grande avaliação, neste teu caso aqui o Camper venceu. Obrigado

hahahaha… vamos esperar o Dardo dar as opiniões dele mesmo, tendo em vista que ele fez já a viagem parecida com a que quero fazer, inclusive atravessar o estreito de magalhães. Valeu

Essa semana me ofereceram uma F-350, eu estava pensando em colocar um trailer no chassi dela, já vi algumas pessoas que fizeram, o que me dizem? Ela se torna praticamente um motorhome (mais barato), porem nao tem ligação com a cabine, sendo assim um camper. Penso somente na revenda, pensam que tem mercado depois? ou será que é possivel retirar o trailer da caçamba depois e revende-lo como trailer normal?

Que legal que está sendo útil, Fernando. Dei mais uma atualizada na tabela pra clarificar.

O que vai vencer realmente depende das prioridades e necessidades individuais, e também dos detalhes de cada veículo. Por exemplo, existem trailers muito pequenos (~2m) que vão se comportar quase como um camper em alguns aspectos, e tem gente que reboca um carro com o motorhome, o que vai ficar parecido com o trailer em algumas características. Mas o objetivo da tabela é servir como uma perspectiva geral, ao invés de abranger todos os detalhes de cada caso.

Mercado sempre tem, ainda mais no Brasil que é tão pobre de ofertas nessa área considerando o tamanho do país, mas a liquidez é baixa, independente da opção. Vai ter que esperar o comprador ideal que tenha vontade e dinheiro na mão.

Sim sim, eu estava pensando em um trailer 4m da apolo trailer ou um camper duaron hard, alguma sugestao melhor? de preços ou qualidade? Mas estou pendendo ao camper, trailer eu ja vi algumas dificuldades como estacionar, manobrar, e condicao das estradas, bem como raspar embaixo em alguns locais estragar

Rapaiz, quantas pessoas são?
Dependendo do numero de pessoas eu acho o Camper sensacional, tipo um casal, eu não teria nem dúvidas, ia no camper mesmo até pra guardar enquanto não está sendo usado é fácil.
Agora pra família com filhos iria de trailer.

E ai, somente 1 casal, por isso estou 90% pendendo pro camper. Concordo contigo, mas sera que o camper nao perde estabilidade ou algo assim? Pior ou melhor que o trailer? Abraço

Nunca viajei com nenhum deles, mas sobre estabilidade nunca li de ser ruim o camper!!
O trailer pessoal aí tá viajando direto acho que tomando a precaução que todo mundo sempre diz é tranquilo também.
O problema é que são muitas variáveis mesmo, vai dos $$$, do tamanho, do carro rebocador necessário bah são muitos detalhes hehehehe.
Outro ponto que tem q pensar é o local pra guardar não estando em viagem!

O camper perde bastante estabilidade, sim, tanto pela aerodinâmica modificada quanto pelo centro de gravidade que sobe. Claro, o camper é mais curto, então determinadas manobras vão ser mais fáceis, mas ainda assim em qualquer dessas opções se sai do “envelope” simples dos carros de passeio, e portanto calma e cuidado são importantes.

Com camper, trailer, ou motorhome, o certo é sentir bem o conjunto pra andar sempre dentro da margem ótima. No final das contas a gente anda passeando, e com a casa nas costas. O legal é chegar bem.

1 curtida

Buenas Fernando!
Sempre, vira e mexe, aparecem as duvidas e considerações, sobre qual é melhor, Camper, Motorhome ou Trailer? Já comentei certa vez ao respeito, e a resposta obvia para mim é: Aquilo que for melhor para Você!
Afinal, quem é melhor? Ford ou GM? Airbus ou Boeing? Nissan ou Toyota? Real Madrid ou Grêmio? Piadas fora, sempre, desde crianças, quase todos temos uma tendencia, seja porque nosso Pai falou que GM era melhor que Fiat, ou a professora falou que azul era melhor que verde, e por ai vai; embora simplista, na verdade, sempre temos uma certa tendencia para acreditar que as nossas escolhas são as acertadas, e que se todo mundo fosse como a gente, seríamos sem duvida um mundo bem melhor…o tio Adolfo pensava assim, e assim foi a sina dele :scream:…bem, voltando dos devaneios, vamos falar do que interessa; a Tua opção!
O que vou escrever agora, é MINHA modesta opinião, e não significa para nada que estou certo, só é meu pensamento:
Camper: muito pratico para rodar devido à agilidade e manobrabilidade quando comparado com os outros dois, mas espartano quanto ao espaço interno, tanque de água e banheiro, e se quiser tirar o carro para sair a passear, demora certo tempo, e geralmente fica um pouco instável para habitar ele sem o carro debaixo. (Pelo menos, era assim o que eu conheci)

MH: muito bom de espaço interno, capacidade de tanques e estável durante a viagem. porém complicado de entrar em cidades de ruas estreitas e estacionar, Campings com muitos arvores, consumo alto, impostos caros, custo de adquisição mais elevado que os outros em questão e manutenção mais dispendiosa.

Trailer: espaço interno razoável, muito cômodo para deixar ele montado, sair passear só com o carro, e de noite, ao retornar no Camping e se estiver chovendo, já ter água, luz e esgoto instalados, nivelado e pronto para morar; impostos e manutenção baratas; em compensação, leva mais tempo para aprender a manobrar, na estrada o cuidado deve ser redobrado, e em geral, e’ baixo para terrenos desnivelados e estradas de chão.
Bem, como agora você tem uma preferência sobre o Camper, o ideal seria ir na Duaron e ver os modelos, preços, e principalmente, vocês dois, que vai habitar esse espaço reduzido por muito tempo, sentar dentro, e olhar, de porta fechada, como e’ o mundo interno, se terá espaço para passar um dia ou mais de chuva la’ dentro, se o banheiro e’ confortável para o banho e se vai entrar toda a essa “tralha” que vocês acham indispensável levar…:thinking::smile:
Veja também na Duaron o processo de tirar da caçamba e colocar, e tentem fazer somente vocês, para ver se e’ fácil, pois nunca vi um Camper fora do carro em todos os Campings que visitei…por favor, não me entenda mal, estou sendo um pouco duro e talvez inconveniente, mas acredito que você precisa mesmo saber e entender todos esses detalhes, para tomar a melhor decisão que vai te acompanhar por tanto tempo; também, considero que um Camper maior, para colocar numa camioneta de cabine simples e’ o melhor no Vosso caso, e esteja atento `a necessidade quase certa de ter que colocar um reforço na suspensão, tipo mais um par de folhas nas molas, especialmente para quando transitar por estradas de rípio, pois o peso vazio do Camper, embora dentro da capacidade de carga do carro, aumenta muito com as “tralhas” da casa.
Eu tenho visto que a imensa maioria dos donos de Campers, se comportam como possuindo um MH, sem tirar quase nunca a “casa” para pegar estradas um pouco piores, pelo que podes considerar que o treino na Duaron para tirar e colocar a “casa”, vai ser primordial.
Espero ter ajudado e esteja a vontade de discordar, pois minha experiencia ainda esta’ muito longe de ser a melhor; um grande abraço e fico na tua escuta.

Dardo.

3 curtidas

Justamente, desde criança eu já brincava de rebocar trailers com os carrinhos de brinquedo, então minha vontade sempre foi ter um trailer agora depois de “velho”. Sempre imaginei essa como sendo a melhor opção pra mim, mesmo tendo discussões “homéricas” com minha esposa que acha um motorhome a melhor opção.

Estou na torcida que o Fernando faça a melhor escolha pra ele e que logo possa estar curtindo as estradas!

1 curtida

Dardo, primeiramente obrigado por todas as considerações, acredito que 95% do que vc escreveu é certo, já tinha dado uma avaliada nos itens que vc falou de MH e Trailer. Levarei em consideração tudo o que vc disse sobre o Camper, pois concordo plenamente com vc. Acredito que como somos apenas 2 pessoas o Camper atenda nossa necessidade, e essa sua tática de entrar fechar a porta e ver se dá é a melhor possível… kkkkk! Como acredito que vamos pegar algumas balsas e algumas estradas de chão descartei o trailer, o MH é muito oneroso, tanto para comprar como para manter, acredito que se vc for viajar o mundo por 2 ou 3 anos por exemplo deve investir em um destes. Então o melhor custo benefício pra mim vejo que seja o Camper, vou apostar em 1 destes! Vou na Duaron olhar novamente e ver detalhes como conversamos, vc tem alguma outra fabrica pra me indicar? ou um local onde venda de repente um usado? Agradeço desde já e espero depois da viagem poder ajudar outros tb… um abraço

1 curtida

Tamo junto Giuliano, obrigado! Abraço

Buenas Fernando!
Bom saber que foi útil meu comentário; alem da Duaron, tem este, ate’ onde eu sei: Motor Trailer | MTB 272
Acredito que o da Motortrailer seja mas pesado (e’ somente parecer meu), e também acredito que a Duaron tem mais modelos para escolha, pelo que a prior, seria o mais indicado a fabrica de Santa Catarina.
Me diz uma coisa, ja’ pensou em algum modelo assim, derivado de uma van? Motor Trailer | Modelo Turístico Motorhomes Classe B
ou
http://delka.com.br/modelos/agio/
ou
http://www.santoinaciomotorhomes.com.br/6-9-si-mercedes/
ou
http://www.victoriamotorhomes.com.br/categoria/motor-homes/

e tem mais fabricas, pois este modelo tem gerado muito interesse, mas claro, tem que ver se te serve; passei na Turiscar/Santo Inacio faz pouco tempo, e vi o modelo SI 6.9, que achei muito lindo e pratico, mas repito, não sei se atende as Vossas inquietudes.
Grande abraço Fernando!