Em busca da casa móvel

19 de julho de 2015 às 01:43

Buenas Odair,

Legal, eu imagino que deve existir alguma coisa nesse estílo até mesmo em produção. Eu só não achei algo pronto que fosse legal pra um trailer ainda, e pra ser honesto também não procurei muito pra ter o prazer de fazer algo em casa depois. Pra começar a brincadeira eu provavelmente colocaria uma placa peltier entre dois dissipadores, colocaria um ventilador de um lado, e colocaria isso dentro de um cano de 100mm, com um outro ventilador na ponta. Algo nesse estilo:

Certamente não seria o ideal por vários motivos, mas já daria pra fazer algumas medições pra ter uma noção básica da eficiência do sistema. Também imagino que não vá chegar jamais no nível de um ar condicionado tradicional, mas se refrescar o ambiente de forma perceptível e gastar 10A ao invés de 60A, já vale a brincadeira.

Depois me conta se a fonte chaveada funcionou bem, e quanto ao esquema elétrico será um prazer compartilhar.

Grande abraço.

19 de julho de 2015 às 15:05

O sistema de fonte chaveada é muito interessante e também estou esperando os primeiros testes para encomendar uma pra mim.

19 de julho de 2015 às 22:49, por Leandro Varanda

Quando tinha provedor de internet eu precisava de baterias 24hs então usava um carregador inteligente que variava a voltagem e a amperagem de acordo com o estado da bateria e o consumo instantâneo. As baterias duraram mais de 5 anos.

Pesquisei na internet e achei vários ar-condicionado e geladeiras 12v no mercado livre. Vale a pena dar uma olhada qual o consumo em A desses aparelhos.

19 de julho de 2015 às 22:03

Gustavo,

Acabei de comprar essa aqui de 30A. Vou procurar um controlador de painel solar, pois desa forma estará pronto para os painéis no futuro e poderei usar o trailer ligado na rede por enquanto. Comprei esse controlador aqui. Vou seguir a tua dica e veremos como vai funcionar!

19 de julho de 2015 às 23:08

Legal, Ed. Com algum cuidado deve funcionar tranquilo. Enquanto não tiveres placas solares nem precisa do diodo, e até lá te consigo um par.

Duas coisas a cuidar: essa fonte é bi-volt mas é manual, com um switch no lado dela. E a outra é pra manipular a corrente de carga como queiras em algum momento, pois não parece que esse controlador solar tem qualquer indicador ou configuração de corrente, então ele provavelmente vai entregar o que conseguir até o limite de 30A (o que pode ser ruim tanto pro carregador quanto pra fonte). Mas nesse caso é bem mais simples porque tu não precisas te preocupar com sobretensão, pois o controlador solar vai fazer isso sozinho.

Então em algum momento que tu estejas com uma bateria baixa, coloca ela no controlador solar, configura a fonte pra 12V e liga ela no sistema. Isso não deve ser suficiente pra passar qualquer corrente. Aí aumenta a tensão da fonte até que tu estejas satisfeito com a corrente máxima. Se precisar de ajuda com qualquer coisa é só falar, ou aparecer aqui também que brincamos juntos com a parafernália.

Grande abraço.

20 de julho de 2015 às 02:52

Ed, criei um tópico específico para falar de fontes chaveadas, pois estou ficando com algum receio que meu uso e meus conselhos gerem problemas mais sérios:

Continuo a disposição para o que for preciso.

20 de julho de 2015 às 08:24

Valeu Gustavo! Já respondi lá!

Quando for mexer no Trimmer vou te visitar para aprender como se faz.

20 de julho de 2015 às 11:26

Combinado. Te aguardo pra uma prosa e um chimarrão.

21 de julho de 2015 às 10:11

Buenas Leandro!

Por favor, onde achastes esses aparelhos de ar cond. de 12 volts? Tenho muito interesse em ver se poderia adaptar ao Guanaquito. Obrigado Leandro, abraços!

Gustavo, desculpa me meter no teu tópico…já estou saindo! :smiley:

Abraços!

Dardo.

21 de julho de 2015 às 12:15

Dardo, também vou atravessar o tópico do nosso amigo e dar uma dica: A dificuldade maior é o compressor 12V:

http://portuguese.alibaba.com/p-detail/r134a-horizotal-mini-compressor-car-air-conditioner-sfb208z48-for-12000-btu-portable-air-conditioner-60205687087.html

Caixa evaporadora e radiador condensador tem bastante opção no mercado nacional.

21 de julho de 2015 às 12:54

Buenas pessoal! O tópico é nosso…

Eu também tenho interesse no ar 12V, mas não vi nada interessante desse tipo ainda. As opções mais comuns são unidades evaporadoas, que comentamos acima. Outro detalhe para ter em mente é que tensão é só parte do problema. Ar condicionados pequenos de janela consomem em torno de 700W… se trocar o 220V AC por 12V DC e continuar perto disso, não resolve muito. Esse compressor que o Ed comentou, por exemplo, apesar de 12V consome 340W sozinho, e ainda tem o resto da parafernália. Se ficar com 500W ao invés de 700W, pra mim não vale a dor de cabeça… deixo no inversor.

21 de julho de 2015 às 13:15

Justamente a maior dificuldade é arrumar um compressor 12v com grande deslocamento de gás e pressão e ainda empurrar pelo menos mais dois ventiladores. A corrente sempre será um fator que irá contra o que precisamos. Além de sair mais caro montar um AC 12v, o ganho, ou melhor, a redução de perda é muito pequena, e a diferença de valor para montar um AC 12v se investe em um sistema mais potente com um inversor.

21 de julho de 2015 às 13:39, por Leandro Varanda

Esse foi um dos que eu achei, mas 68A/h deve ser o pico e não o consumo normal. Se for é praticamente inviável mesmo com placa solar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-673704168-ar-condicionado-12volts-com-sistema-12-ou-24vfrete-gratis-_JM

21 de julho de 2015 às 13:52

Não é pico não, Leandro. Esse é o consumo dele de verdade. O pico certamente vai bem além disso. Para um local fixo onde espaço e peso não são problemas, poderia ser tranquilo, mas até mesmo nesse caso acho que eu usaria um inversor tanto pelo custo quanto para evitar ter que chegar até ele com um cabo apropriado para 70A+pico.

21 de julho de 2015 às 14:04, por Leandro Varanda

4 baterias de 150 A só para manter o ar ligado durante a noite inteira :confused: fica complicado até para recarregar, teria que ter mais ou menos 1400W em placas solares para manter o trailer inteiro + ar condicionado por 8 horas a noite :s . Nem sei se a maioria dos trailers teria espaço para tantas placas e baterias

21 de julho de 2015 às 19:48

Leandro, Gustavo, Edin, muito obrigado pelas respostas; agora, como Leandro diz, iria faltar teto no Guanaquito para colocar placas fotovoltaicas…ia ter que puxar uma carreta detrás do Diamante só para as placas. :confused: :smile: Melhor planejar a viagem, no verão quente, para os pernoites serem num Camping que tenha uma boa rede elétrica para meu ar condicionado normal e pronto, considero a solução mais racional…só que de vez em quando, penso num gerador eólico…mas é mais tralha para carregar…pronto Gustavo, parei por aí, desculpa a intromissão, e muito obrigado pela “hospedagem” no teu tópico.

Leandro, Gustavo, Edin, mais uma vez, obrigado e grande abraço!

Vamos reviver este tópico então e continuar a história…

1 curtida

26 de julho de 2015 às 18:24

Fizemos mais uma visita ao trailer nesse final de semana, e encontramos várias novidades. Seguem algumas fotos.

As calhas estão no lugar. Só falta fibrar:

O para-choque e a pingadeira que protege um pouco a janela traseira da chuva e recebe a luz de freio superior estão prontos também, aguardando ir para o lugar. Na foto o Paulo e o Alexandre seguram:

A cozinha está bem encaminhada:

O banheiro também, mas o espelho que vai ser utilizado não é o que aparece na foto:

E aproveitamos para deixar a TV e o suporte articulado lá. Ela vai ser instalada na face visível desse armário, onde não há portas:

Falta pouco… Na viagem também encontramos esse caminhão-trailer parado na beira da estrada que parece estar rodando o mundo:

Bom início de semana pra todos.

1 curtida

O tamanho das fotos estavam erradas por um erro da minha parte… agora arrumei.

1 curtida

26 de julho de 2015 às 21:55

Uau! Gustavo, assim não vais querer mais voltar pra casa! kkk

1 curtida