Em busca da casa móvel

7 de abril de 2015 às 10:12

Evandro, bem vindo ao fórum. Sobre a tua caminhonete, essa L200 é a Triton? Para puxar um trailer pesado, a L200 puxa tranquilo, mas se for das antigas 2.5, se for automática é bom tomar alguns cuidados para evitar superaquecimentos.

7 de abril de 2015 às 16:21, por Evandro Schenato

Ela é 2.5 mas manual, pois tinha me informado sobre isto. Só não sei a capacidade de reboque dela em kilos. Vou investigar em algum site da mitsubishi para ver se acho algo.

7 de abril de 2015 às 16:47

Evandro, se quiseres mais informações sobre a picape, pesquisa no fórum http://www.4x4brasil.com.br . No tópico de picapes encontras muitas informações. Se não me falha a memória a capacidade máxima de tração da L200 é de 3.500kg. Sendo manual, não precisas fazer nenhuma alteração no sistema de arrefecimento, pois é um problema que tem nas automáticas quando submetidas a esforço.

7 de abril de 2015 às 19:50

Buenas Pessoal!

Com grande satisfação que ingresso no tópico do Caro Gustavo, e desde já aviso que é muita consideração da Tua parte, pois na verdade, não mereço tanto; estou no médio duma viagem com o Guanaquito, que se iniciou na Quarta-feira passada em Curitiba, ficamos até Domingo no Balneário da Ilha Redonda em Santa Catarina, e desde Segunda-feira estamos em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Terra Amada do Glorioso Tricolor!

Gustavo, agora tenho uma internet decente, e posso acompanhar teu relato, que por sinal, é excelente! Muito bem relatado, com minúcias e detalhes enriquecedores, que descrevem de maneira incomparável os pormenores da busqueda da Casa Rodante por parte da tua família e você, numa saga que será, a não duvidar, uma trilogia, excelente, por sinal.

Foi muito bom receber teu e-mail, te apresentando, e foi, é e será uma honra para mim tentar te ser útil.

Veja, meu Caro Gustavo, que assim como eu posso, na medida parca das minhas possibilidades, te ajudar, você já está ajudando, com teu ótimo relato, a outros futuros Campistas, que veram refletidas, nas tuas palavras as suas próprias dúvidas e anseios para com o início do projeto de vida no Campismo, assim como foi, e está sendo, para você.

E o Guanaquito, orgulhoso que as suas andanças, inspirem o nascimento dum “primo”, que logo, logo, estará galopando, peito ao vento, pelas pradarias das expedições Campistas!

Grande abraço meu Caro, fica com Deus, e aguardo impaciente a continuação da saga!

Dardo.

1 curtida

8 de abril de 2015 às 08:30, por Rodrigo Ribeiro

Gustavo, cadê o desfecho!!! Fica atiçando minhas lombrigas e não continua kkkkk

Abraços

8 de abril de 2015 às 10:23, por Ronald Ataulo

Gustavo, minha saga foi muito parecida com a sua e finalizou junto ao carinho do Paulo e da Eliza da Sinos Trailer. Eu sou de Santos-SP e fechei a compra do trailer na total confiança, sem ver!! Quando cheguei na Sinos era exatamente aquilo que eu queria. De lá partimos para um passeio de 10 dias visitando locais como Gramado-RS, Garopaba-SC, Balneário de Camboriu-SC e Curitiba-PR. Pode fechar negócio com esta renomada empresa que você terá toda garantia!!

8 de abril de 2015 às 12:08, por Ricardo Holland

Gustavo a compra de um equipamento envolve muita paciência, viagens, e pessoas mau intencionadas, pois nem sempre a real situação do veiculo condiz com as fotos ou descrições, para comprar meu antigo MH, fiz diversas viagens, São José dos Campos, 2 para Pirassununga, uma para Itajaí, e outra para Belo Horizonte, e há de se levar em conta as manutenções, atualizações, ……, pois mesmo depois de escolher tanto ainda gastei quase 25 mil reais.

9 de abril de 2015 às 16:36, por Jose Antonio

Caro amigos, também estou nessa, a procura de um RV que esteja dentro das minhas possibilidades financeiras mas que seja confiável para viajar sem problemas. Não fiz nenhuma visita ainda a lojas ou revendas, apenas tenho olhado bastante nos sites de negócios tipo mercado livre e bomnegócio.

Minha vontade seria um MH pequeno e econômico, em torno de 7 metros, que facilitaria rodar dentro das cidades, porém acho que o mais indicado pra mim seria um trailer, pois além do preço ser significativamente mais baixo, já tenho uma caminhonete hilux 2007 3.0 4×4 at o que já é meio caminho andado, porém penso muito na segurança, principalmente porque pretendo parar mais em postos de combustíveis e creio que ficaria mais vulnerável pernoitando em um trailer, pelo fato de não ter ligação com cabine.

Outro detalhe seria se com o tempo não acabaria abandonando o trailer e partindo para hotéis, sendo que com o aumento no consumo do combustível, pedágio, veiculo mais lento, manobras difíceis, diárias de campings e demais fatores não acabariam custando muito mais.

Bem amigos, se alguém tiver alguma sugestão, principalmente quem já teve os dois ou anda com trailer por aí.

Abraços, ahh, Gustavo, também estou ancioso pelo desfecho.

9 de abril de 2015 às 20:19, por Ronald Ataulo

Olá José Antonio. Vale bastante a pena você conversar com bastante pessoas que possuam diferentes equipamentos no caravanismo para entender bem suas possibilidades. De fato você tem um carro considerado um dos mais indicados para rebocar um trailer, meio passo dado. Não tenha esta preocupação com segurança pois na verdade é muito mais uma sensação do que de fato uma realidade. Atualmente os postos que podemos parar em viagens oferecem toda segurança que independente do trailer ou MH, você terá uma ótima pernoite. Nada que uma boa cortina não te garanta toda privacidade mesmo tendo pessoas passando ao lado. Quanto ao abandono da modalidade, penso que ingressar no caravanismo, independente se no trailer ou MH, ou até mesmo no campismo de barraca, é uma vontade de conviver mais próximo à natureza e com pessoas mais dispostas a fazer novas amizades. Penso até que custe mais caro do que ir para hotéis. Você pode até aceitar um tempo curto na modalidade, mas acredite em mim, não deixe de viver esta experiência pois é muito gratificante. Se quiser tirar qualquer dúvida, fique a vontade!!

Abraços,

10 de abril de 2015 às 14:55, por Jose Antonio

Obrigado pelas dicas Ronald, com certeza serão de grande valia para minha aquisição. Como você disse, vou pesquisar bastante pois não quero errar e sair vendendo um equipamento pra comprar outro num curto espaço de tempo, porém, sem dúvida alguma quero viver essa experiência. Se alguém mais puder ajudar, principalmente quem já teve os dois veículos e sabe bem seus prós e seus contras por favor divida conosco.

10 de abril de 2015 às 23:28

Muito obrigado a todos pelos comentários gentis, e me desculpem pelo suspense não intencional. A correria foi grande nos últimos dias e estava difícil de reservar um tempo para continuar o relato. Hoje a noite consegui sentar com um pouco de paz para ir em frente.

Depois de sairmos da Sinostrailer naquele dia fomos então a Casa do Camping, atrás de alguns usados muito bonitos que estavam anunciados online, e também de mais informações sobre a fabricação de trailers novos. Apesar da Sinostrainer ser em Novo Hamburgo e a Casa do Camping em São Leopoldo, as cidades são vizinhas e o percurso demora só 10 ou 15 minutos. Em um pulinho estavamos alí.

Fomos recebidos pela Clarice, que não perdeu tempo e nos mostrou imediatamente no pátio os dois veículos usados que vimos online, ambos de fabricação da própria Casa do Camping. Nesse caso especifico não tinhamos muita esperança de nos interessarmos pelos trailers em sí, pois eram um pouco pequenos para o que tinhamos em mente, mas sim nos materiais utilizados, na qualidade do acabamento, e assim por diante.

O primeiro que vimos foi um trailer de 4 metros e 80, muito bonito:

O trailer era utilizado por um casal com três filhos, como se percebe pelo treliche.

Em seguida fomos ver um outro de 3 metros e 80, também praticamente zero:

Gostamos bastante do que vimos. Por um lado os trailers são parecidos com os da Turiscar, como era de se esperar pelo histórico da empresa. Por outro lado, eles tem um ar moderno, com materias novos, e geralmente claros (depende da escolha do freguês ainda). Nos sentimos bem dentro deles.

Ainda como parte do passeio, novamente fomos dar uma olhada rápida na parte da fabricação dos trailers:

Nesse ambiente também haviam vários outros trailers comerciais não relacionados com camping (lanche, escritório, etc). Questionei sobre trailers maiores, e a Clarice nos informou que em média de cada 5 trailers de camping, 4 são menores e 1 é dos maiores com 6 metros ou mais.

Depois da andança, fomos para o escritório para tentar conversar um pouco sobre a fabricação de trailers novos mas infelizmente essa parte, a que tinhamos mais interesse, não deu totalmente certo. Já era final de tarde, e por essas alturas nosso filho de dois anos já estava cansado de nos aturar falando sobre “coisas chatas” com estranhos, e resolveu que o escritório era muito monótono para ele. Pra nosso azar, no pátio também havia um cão em algum local que não era muito tranquilo, e não podiamos permitir que ele saísse a passear. Com essa função, sob determinado atríto, conseguimos conversar sobre algumas coisas pra entender melhor o processo, mas não fomos tão a fundo como gostariamos. Conseguimos saber o valor base do trailer de 7 metros, e de como ele se pareceria esteticamente, mas não tinhamos idéia exata do que estava incluído ou não nesse valor. Solicitei então que me fosse enviado por email um descritivo mais completo do projeto, incluindo algumas solicitações especificas sobre conversor, inversor, placa solar, etc.

Em seguida recebi o email, mas não era exatamente o que eu esperava. No email constavam os detalhes base do projeto, por exemplo indicando que a suspensão era por torção, que as laterais e teto usavam madeira naval, que o exterior era em alumínio, e assim por diante. Todos esses detalhes são interessantes e importantes, mas já imaginavamos por se tratar de um “Turiscar moderno”. O que não sabiamos eram os demais detalhes, como por exemplo o conversor e inversor utilizados e suas potências, se era possível incluir a instalação das placas solares que haviamos solicitado, e assim por diante. Porém, como resposta a essas solicitações veio simplesmente que o projeto incluiria “inversor para a geladeira”, por exemplo, e que as placas solares não estavam no orçamento.

Então, apesar de termos achado os trailers da Casa do Camping muito bonitos, acabamos por ter uma visita um pouco frustrante. Por um lado, nosso pequeno nos tirou muita da atenção que gostariamos de ter dado ao evento, e por outro recebemos uma boa atenção da empresa, mas tradicionalmente comercial (o que é normal, mas impossível não conrastar com a que tinhamos recebido momentos atrás na Sinostrailer naquele dia) e também insuficiente até esse ponto, no sentido que precisavamos solicitar mais informações sobre o que acabavamos de conversar. Teríamos que pensar.

Depois dessa visita, aproveitamos que estavamos na região e subimos até a serra para nos hospedarmos em nossa pousada favorita em Canela. Na noite, conversando sobre os eventos do dia e sobre o que fazer, veio a idéia de agendar uma nova visita a Sinostrailer para o dia seguinte, já que ainda estavamos por perto. Liguei para a Elisa e perguntei se eles teriam disponibilidade para nos atender para conversarmos novamente, e se por acaso conseguiriamos aproveitar também essa segunda visita para conhecermos o trailer da Apolo que não estava no pátio. Ela ligou para o Marcelo, dono do trailer, e confirmou: o trailer estaria lá as 17h, e teriamos tempo para conversar sobre outras idéias.

No próximo capítulo, que vou tentar escrever ainda hoje ou amanhã, mais fotos e a decisão do trailer.

11 de abril de 2015 às 10:24

Buenas Gustavito!

Muito legal a continuação do relato; estava lendo o mesmo para mi esposa enquanto ela limpa o Guanaquito (eu arrumei a cama, antes que falem que não ajudo :smiley: ), e ela diz …“Gustavo e’ bem detalhista, parece você”, o que é um elogio para mim…eu acho :confused: :smiley:

Bem, ainda em Santa Rosa, no Grande Rio do Sul, e se dão licença, tenho que ir comer um churrasco na casa da “primarada”…fazer o que, alguém tem que fazer sacrifícios em prol da humanidade (a minha humanidade, claro! :smiley: )

Abraços Gustavito!

Dardo.

11 de abril de 2015 às 16:53

Obrigado Dardo, e muito bom proveito na churrascada. E concordo contigo, considero um elogio também! :slight_smile:

Bom, esse é um bom momento para contar essa parte decisiva da história, pois acabamos de concluir uma fase importante. Como vou explicar, apesar de ficar claro o rumo que tomou a história, ainda vão ter algumas coisas legais para contar no futuro.

Na continuação, descemos de Canela para visitar a Sinostrailer novamente no dia seguinte. Chegamos por volta das 16:30, e o Marcelo já estava lá com o trailer da Apolo.

O Marcelo foi muito gentil, e nos apresentou todos os detalhes do trailer por dentro e por fora:

O Marcelo o utilizava principalmente para eventos dos quais fazia parte, e está querendo vender para adquirir um motorhome que tenha espaço para cavalos. Ele é completíssimo, e estava tão bonito e inteiro ao vivo quanto tinhamos visto nas fotos. Tinha apenas pouquíssimos detalhes relevantes que pudessmos notar, como um pneu levemente rasgado, e a portinhola da cozinha externa estava entrando água (não um grande problema, pois não parecia ser de madeira internamente). Bom, e tinha um outro detalhe não tão pequeno: o preço é razoável, em 103 mil reais. Precisaríamos negociar, mas não estava fora da realidade.

Para fechar com chave de ouro, o Marcelo me incentivou a dar uma volta com o trailer. Expliquei que não podia porque ainda estava providenciando a adaptação de um engate de melhor qualidade na S10, e ele prontamente ofereceu o seu próprio carro para darmos uma volta. Resisti no início, mas depois me arrependi a aceitei a oferta, pois seria uma oportunidade única de antecipar como seria dirigir com um trailer de grande porte antes de investir em um.

A experiência foi muito boa, e recebi uma aula do próprio Marcelo sobre como controlar o trailer adequadamente. Agradecí bastante o Marcelo na ocasião, logo após o evento, pois fiquei de fato surpreso com a atitude dele. Não sei se eu teria feito o mesmo, confiando em alguém desconhecido com meu Land Rover e com um trailer de 6 metros atrás sem experiência alguma, e em horário de muito movimento! Uma lição, dupla.

Bom, esse trailer era agora uma possibilidade real em nossas mentes. Mas tinhamos uma carta na manga para conversar com o Paulo e a Elisa, da Sinostrailer: na noite anterior, haviamos lembrado que aquele trailer que eles tinham começado a montar para eles próprios, estava agora parcialmente parado e sem um destino claro. Será que eles teriam interesse em nos vender e finalizar o projeto sob encomenda?

Só para lembrar, o trailer é um antigo Vila Rica do qual foi aproveitado somente o chassis, e contará com uma série de modernizações incluindo fibra ao invés de alumínio:

Essa era uma ótima forma de unirmos tudo de bom que vimos, e ainda por cima fazer o trailer na empresa em que nos sentimos mais a vontade. Detalhamos o projeto para eles, e explicamos quais os detalhes que eram importantes para nós, e quais detalhes gostaríamos que eles fizessem o que achassem melhor pois certamente a experiência deles resultaria em algo superior.

Eles entederam, e demonstraram interesse na idéia. Porém, ainda não conseguimos fechar nada nesse dia pois o movimento na Sinos era muito grande devido as muitas manutenções que estavam em andamento para o feriado de Páscoa. Então, só pedimos que pensassem na idéia com carinho e nos dessem retorno quando algo fosse decidido a respeito.

E assim fomos pra casa, com duas boas possibilidades, uma da Apolo, e outra da própria Sinostrailer. Ficamos sem retorno algum por vários dias, e na semana seguinte um fato interessante apareceu: um trailer Diamante, no Rio de Janeiro, aparentemente em um estado muito bom:

Entrei em contato com o José Henrique, dono do trailer, que me passou que apesar do trailer estar anunciado por 72 mil reais online, ele o vendería por 60 mil pois não tinha interesse em ter lucro no negócio e não queria que viessem reclamar de problemas futuros. Claro, essa conversa não inspira muita confiança, e poderia ser apenas uma forma suave de informar que haviam problemas. Então solicitei mais fotos do trailer, e também de sua documentação.

Na tarde, recebi as fotos, e não havia nada de muito feio que pudesse ser apontado de imediato. A vedação externa, como ele mesmo havia informado, parecia um pouco velha e sem cuidado, o que poderia ser um sinal de infiltração e de custo alto para reparo. Porém, era difícil de ter certeza por telefone. Começei a pensar se uma viagem ao Rio para ver o trailer ao vivo seria possível. Cheguei até a conversar com o Dardo para ver se havia alguém conhecido na área, que pudesse rebocar o trailer para um local de armazenamento se o negócio fosse concretizado.

Porém, embora estivessemos estudando essa possibilidade, as duas outras possibilidades ainda eram reais, e nossa preferência entre todas elas ainda era fechar aquele trailer com a Sinostrailer. Então, antes de investir muita energia nessa nova frente, entrei em contato com a Elisa, da Sinostrailer, e expliquei o que estava ocorrendo, e indicando que ainda gostariamos de fechar com eles.

Uma hora depois, a Elisa ligou de volta, e colocou um preço no negócio. O valor pareceu dentro do mercado, e considerando todas as vantagens tanto de montagem de um novo trailer quanto de estarmos negociando com quem realmente queriamos, fechamos o negócio!

Bom, fechamos verbalmente. Nesta última quinta estivemos lá novamente para conversar sobre mais alguns detalhes e concretizar o negócio. Fato consumado agora.

O trailer já havia evoluido um pouquinho desde nossa última visita, mas não muito. O Paulo tinha me informado que gostaria de fazer uma pequena adaptação na cama, que é um pouco maior que o normal, para que os pés tenham melhor acomodação quando por perto:

Agora a evolução deve ser mais rápida com o negócio fechado.

Como sempre também haviam outras coisas interessantes no pavilhão. Por exemplo, essa Kombi Safari estava lá para reforma, e já estava um tanto quanto desmontada:

Bom, e essa foi a parte principal de nossa história em busca da casa móvel. Depois de algum estudo no lado dos motorhomes, chegamos a conclusão que um trailer e uma boa camionete acomodaria as nossas necessidades melhor, e depois de muito procurar, fechamos negócio com a Sinostrailer em um negócio um pouco raro, por eles não fabricarem trailers como este praticamente do zero normalmente (por enquanto :-).

Como conversamos minha esposa e eu, esse também foi um negócio um pouco raro para nós, pois em geral evitamos os negócios com tanta incerteza. Dependemos totalmente da honestidade e boa vontade da empresa. Mas depois de várias interações, ficou claro que o negócio estaria em boas mãos, e fomos em frente.

Espero que a história tenha sido útil para alguns, ou ao menos um bom entretenimento. Vou continuar atualizando as novidades aqui, quando houver algo interessante.

Um bom final de semana pra todos, e bons passeios nas suas casas móveis!

1 curtida

Nao canso de ler novamente e me deleitar com este relato…e fico pensando a quantos Campistas não deve ter ajudado nas suas buscas e escolhas…mais do que um relato, um serviço de utilidade pública aos Campistas.
Grande abraço!

Dardo.

1 curtida

Muito obrigado, Dardo.

Fico muito contente que a história seja útil de alguma forma, além é claro de ser uma lembraça para nós de um projeto divertido que botamos em prática.

Enquanto coloco a história em ordem, acabo lendo tudo novamente também e me lembrando desses oito meses em que vivemos o projeto mais intensamente. Fico com vontade de escrever mais experiências dessa forma, pois parece que a própria vida da gente expande ao conseguirmos lembrar de tanto durante tanto tempo.

Grande abraço!

11 de abril de 2015 às 19:03, por Leandro Varanda

Estou acompanhando o relato, gostei da qualidade das informações e principalmente do seu sentimento em relação a cada visita que fez. Levantou alguns pontos interessantes na rivalidade Motorhome X trailer. Depende muito do perfil de uso de cada família. Eu também sou mais propenso ao trailer. Ter contado com a ajuda do Dardo também deve ter sido muito bom, quando fui em Curitiba conversei bastante com ele e fiquei muito tentado a adquirir um trailer. :smiley: Acho que fez uma escolha acertada, vai ter um trailer que vai ser do seu gosto e vai dormir tranquilo sabendo que ele não vai precisar de manutenção séria tão cedo e que tem a garantia da Sinos Trailer. O Vila Rica já era de um bom tamanho, com essa modificação vai ficar melhor ainda. Quase um imperial em m².

11 de abril de 2015 às 22:08

Gustavo, sensacional o relato, e melhor ainda o desfecho; que Deus abençoe teu projeto, e logo, logo, estejam curtindo a vida de Campista; fico muito feliz em ser útil, e conta sempre comigo para o que necessitar. Quanto a tua escolha do Trailer, como já te falei, no meu modesto entender, é de longe, a melhor de todas. Ah, sim, sobrevivi ao churrasco, que estava muuuuuito bom. :stuck_out_tongue:

Abraços!

Dardo.

12 de abril de 2015 às 10:38

Pessoal, gostaria de compartilhar mais um detalhe a respeito daquele trailer da Apolo que parecia uma boa opção. Um dos motivos pelos quais não fomos em frente na negociação com o Marcelo nesse trailer é que tive a impressão que o chassis dele estava levemente torto quando foi apoiado após o estacionamento e desengate. Cheguei a comentar com o Dardo por telefone que não tinha certeza se era só impressão minha, se era defeito de fabricação da Apolo, ou se era maleabilidade natural do material. Na dúvida, não quis levantar essa bandeira para não queimar a marca indevidamente, mas fiquei inseguro.

Bom, ainda bem que não levantei a bandeira, pois estaria fazendo uma injustiça com a Apolo. O trailer não tem defeito de fabricação. Na verdade existem algumas fotos no Facebook mostrando que houve algum problema mais grave e foi reformado:

Ainda pode ser um bom negócio, mas não pelo preço que está sendo pedido, e precisa ser vistoriado por algum especialista nessa área para ter certeza que o alinhamento do chassis não foi comprometido. Pela conversa que tive com a Sinostrailer, eles não tem idéia do que houve com o trailer, e nunca fizeram uma vistoria mais séria, provavelmente porque é semi-novo e está muito bonito.

Vou entrar em contato com eles para informar sobre essa situação, para que ninguém compre gato por lebre. Ainda sou bastante grato ao Marcelo pela oportunidade de dirigir o trailer, mas um pouquinho mais de transparência na apresentação do negócio seria adequado.

26 de abril de 2015 às 13:12

Sun Apr 26 2015 13:12:24 GMT-0300 (BRT)

Olá pessoal,

Ontem fiz mais uma visita para acompanhar o progresso do trailer.

Seguem algumas fotos:

Os eletrodomésticos já chegaram quase todos, inclusive a geladeira 12V:

A lavadora de 3kg da Eletrolux e as placas solares devem chegar essa semana, e as baterias quase consegui fechar negócio ontem, mas no final vieram duas baterias diferentes uma da outra, e também achei as de 105Ah muito pesadas. Essa semana decido, mas provavelmente serão duas de 55Ah, pra começar (vou usar 24v).

O inversor/carregador/etc que encomendei da China já era pra estar aqui, mas deu algum rolo na entrada e parece que vão devolver. Vou ter que ver com a DHL o que houve essa semana.

E segue a função…

26 de abril de 2015 às 15:10

Buenas Gustavo; está ficando muito lindo, e progredindo, talvez não tão rápido quanto você gostaria, mas já se observa bem o andamento, e nesta fase, paciência não é opção, é necessidade básica. O fato do aquecedor de passagem ficar para o lado de fora, acho primordial, tanto pelo calor que gera, como principalmente, pelos gases da combustão e pelo oxigênio que queima; assim é o do Guanaquito, e ainda forramos as paredes do receptáculo com material anti-fogo.

Por favor, qual a geladeira que você comprou?

Grande abraço!

Dardo.