11 de abril de 2015 às 16:53
Obrigado Dardo, e muito bom proveito na churrascada. E concordo contigo, considero um elogio também!
Bom, esse é um bom momento para contar essa parte decisiva da história, pois acabamos de concluir uma fase importante. Como vou explicar, apesar de ficar claro o rumo que tomou a história, ainda vão ter algumas coisas legais para contar no futuro.
Na continuação, descemos de Canela para visitar a Sinostrailer novamente no dia seguinte. Chegamos por volta das 16:30, e o Marcelo já estava lá com o trailer da Apolo.
O Marcelo foi muito gentil, e nos apresentou todos os detalhes do trailer por dentro e por fora:
O Marcelo o utilizava principalmente para eventos dos quais fazia parte, e está querendo vender para adquirir um motorhome que tenha espaço para cavalos. Ele é completíssimo, e estava tão bonito e inteiro ao vivo quanto tinhamos visto nas fotos. Tinha apenas pouquíssimos detalhes relevantes que pudessmos notar, como um pneu levemente rasgado, e a portinhola da cozinha externa estava entrando água (não um grande problema, pois não parecia ser de madeira internamente). Bom, e tinha um outro detalhe não tão pequeno: o preço é razoável, em 103 mil reais. Precisaríamos negociar, mas não estava fora da realidade.
Para fechar com chave de ouro, o Marcelo me incentivou a dar uma volta com o trailer. Expliquei que não podia porque ainda estava providenciando a adaptação de um engate de melhor qualidade na S10, e ele prontamente ofereceu o seu próprio carro para darmos uma volta. Resisti no início, mas depois me arrependi a aceitei a oferta, pois seria uma oportunidade única de antecipar como seria dirigir com um trailer de grande porte antes de investir em um.
A experiência foi muito boa, e recebi uma aula do próprio Marcelo sobre como controlar o trailer adequadamente. Agradecí bastante o Marcelo na ocasião, logo após o evento, pois fiquei de fato surpreso com a atitude dele. Não sei se eu teria feito o mesmo, confiando em alguém desconhecido com meu Land Rover e com um trailer de 6 metros atrás sem experiência alguma, e em horário de muito movimento! Uma lição, dupla.
Bom, esse trailer era agora uma possibilidade real em nossas mentes. Mas tinhamos uma carta na manga para conversar com o Paulo e a Elisa, da Sinostrailer: na noite anterior, haviamos lembrado que aquele trailer que eles tinham começado a montar para eles próprios, estava agora parcialmente parado e sem um destino claro. Será que eles teriam interesse em nos vender e finalizar o projeto sob encomenda?
Só para lembrar, o trailer é um antigo Vila Rica do qual foi aproveitado somente o chassis, e contará com uma série de modernizações incluindo fibra ao invés de alumínio:
Essa era uma ótima forma de unirmos tudo de bom que vimos, e ainda por cima fazer o trailer na empresa em que nos sentimos mais a vontade. Detalhamos o projeto para eles, e explicamos quais os detalhes que eram importantes para nós, e quais detalhes gostaríamos que eles fizessem o que achassem melhor pois certamente a experiência deles resultaria em algo superior.
Eles entederam, e demonstraram interesse na idéia. Porém, ainda não conseguimos fechar nada nesse dia pois o movimento na Sinos era muito grande devido as muitas manutenções que estavam em andamento para o feriado de Páscoa. Então, só pedimos que pensassem na idéia com carinho e nos dessem retorno quando algo fosse decidido a respeito.
E assim fomos pra casa, com duas boas possibilidades, uma da Apolo, e outra da própria Sinostrailer. Ficamos sem retorno algum por vários dias, e na semana seguinte um fato interessante apareceu: um trailer Diamante, no Rio de Janeiro, aparentemente em um estado muito bom:
Entrei em contato com o José Henrique, dono do trailer, que me passou que apesar do trailer estar anunciado por 72 mil reais online, ele o vendería por 60 mil pois não tinha interesse em ter lucro no negócio e não queria que viessem reclamar de problemas futuros. Claro, essa conversa não inspira muita confiança, e poderia ser apenas uma forma suave de informar que haviam problemas. Então solicitei mais fotos do trailer, e também de sua documentação.
Na tarde, recebi as fotos, e não havia nada de muito feio que pudesse ser apontado de imediato. A vedação externa, como ele mesmo havia informado, parecia um pouco velha e sem cuidado, o que poderia ser um sinal de infiltração e de custo alto para reparo. Porém, era difícil de ter certeza por telefone. Começei a pensar se uma viagem ao Rio para ver o trailer ao vivo seria possível. Cheguei até a conversar com o Dardo para ver se havia alguém conhecido na área, que pudesse rebocar o trailer para um local de armazenamento se o negócio fosse concretizado.
Porém, embora estivessemos estudando essa possibilidade, as duas outras possibilidades ainda eram reais, e nossa preferência entre todas elas ainda era fechar aquele trailer com a Sinostrailer. Então, antes de investir muita energia nessa nova frente, entrei em contato com a Elisa, da Sinostrailer, e expliquei o que estava ocorrendo, e indicando que ainda gostariamos de fechar com eles.
Uma hora depois, a Elisa ligou de volta, e colocou um preço no negócio. O valor pareceu dentro do mercado, e considerando todas as vantagens tanto de montagem de um novo trailer quanto de estarmos negociando com quem realmente queriamos, fechamos o negócio!
Bom, fechamos verbalmente. Nesta última quinta estivemos lá novamente para conversar sobre mais alguns detalhes e concretizar o negócio. Fato consumado agora.
O trailer já havia evoluido um pouquinho desde nossa última visita, mas não muito. O Paulo tinha me informado que gostaria de fazer uma pequena adaptação na cama, que é um pouco maior que o normal, para que os pés tenham melhor acomodação quando por perto:
Agora a evolução deve ser mais rápida com o negócio fechado.
Como sempre também haviam outras coisas interessantes no pavilhão. Por exemplo, essa Kombi Safari estava lá para reforma, e já estava um tanto quanto desmontada:
Bom, e essa foi a parte principal de nossa história em busca da casa móvel. Depois de algum estudo no lado dos motorhomes, chegamos a conclusão que um trailer e uma boa camionete acomodaria as nossas necessidades melhor, e depois de muito procurar, fechamos negócio com a Sinostrailer em um negócio um pouco raro, por eles não fabricarem trailers como este praticamente do zero normalmente (por enquanto :-).
Como conversamos minha esposa e eu, esse também foi um negócio um pouco raro para nós, pois em geral evitamos os negócios com tanta incerteza. Dependemos totalmente da honestidade e boa vontade da empresa. Mas depois de várias interações, ficou claro que o negócio estaria em boas mãos, e fomos em frente.
Espero que a história tenha sido útil para alguns, ou ao menos um bom entretenimento. Vou continuar atualizando as novidades aqui, quando houver algo interessante.
Um bom final de semana pra todos, e bons passeios nas suas casas móveis!