Em busca da casa móvel

26 de abril de 2015 às 15:28

Buenas, Dardo!

Verdade, eu estou até gostando que esse início foi meio lento, porque do contrário não teria conseguido acompanhar e conversar tanto durante o processo como acabamos fazendo.

E obrigado pela dica do material anti-fogo. Já estava um pouco preocupado com relação aquela parte interna estar embaixo do estofamento, e isso pode amenizar o problema. Vou conversar com eles a respeito.

A geladeira é a de 12/24V da Refrinautica, de 290L, com compressor da Danfoss. A carcaça é uma Consul CRP28.

Algo a se observar é que, ao contrário do que diz no site e foi comentado anteriormente aqui no forum, o Artur da Refrinautica não está mais trabalhando com o módulo de energia que aceita 110/220V automático. Ele é 12/24V automático, somente.

Pra mim isso não foi problema porque minha idéia já era trabalhar com 24V direto de qualquer forma, mas é bom ter em mente que com esse módulo não rola ligar direto no 110/220V sem um transformador.

Abração,

Gustavo

5 de maio de 2015 às 00:07

Mais um pequeno capitulo…

Na questão das baterias, depois de abortar a decisão de utilizar um par de Moura Clean Nano de 105Ah, por serem muito pesadas, tive muita dificuldade de encontrar as baterias desse modelo de menor capacidade. Procurei bastante, pois aparentemente a Moura tem se dedicado a reduzir a emissão de componentes ácidos durante a liberação de gás, o que obviamente ajuda muito no caso de trailers e motorhomes.

Finalmente, acabei descobrindo que estão difíceis de encontrar por estarem saindo de linha. Estão sendo substituídas pela linha Moura Nobreak, que também é orientada para ambientes com circulação de pessoas. É lançamento e ainda não se vê muito, mas resolvi apostar. Peguei duas de 63Ah (~16kg) cada, que serão ligadas em série:

Na questão do inversor/carregador, o pessoal da China esqueceu de colocar o CPF, e ele realmente voltou. [emoji17] Vão enviar novamente, com os dados necessários.

E esse final de semana também fizemos mais uma visita, para acompanhar o andamento. Está ficando com cara de trailer já:

Essa ultima é do molde que será utilizado para a fabricação do pára-choque em fibra.

Os eletrodomésticos já chegaram todos também. De coisas maiores acho que faltam só chegar as placas solares, o inversor/carregador, e o engate pro rebocador que foi encomendado de SP (depois conto a novela deste).

E segue a função…

5 de maio de 2015 às 09:32

Na sexta passei por lá para ver uns trailers, mas como era feriado estava fechado como era de se esperar. Mas arrisquei a parada mesmo assim com a esperança de apresentar alguns modelos para a minha esposa e filho.

5 de maio de 2015 às 12:07

Buenas Gustavo!

Ontem estive no Guanaquito, dando uma geral em detalhes que sempre tem, mas nada para consertar, só limpeza interna, secar o toldo, esvaziar a caixa d’água, em fim, “labor terapêutica”, e lá lembrei do teu Vila, que fazia dias que não tinha noticias (ia te enviar um e-mail), e me perguntava como andaria o processo de recuperação… e hoje, vejo teu post, parece que adivinhaste.

Está ficando MUITO lindo, e espero que o transformador chegue logo, assim como o engate; falaste da 3ra. caixa, para águas grises?

Grande abraço meu caro, e aguardo ansioso as novidades.

Dardo.

5 de maio de 2015 às 13:02

Buenas, Dardo.

Estamos gostando bastante também. Foi especialmente bom escutar a minha esposa dizendo que estava ficando muito legal, afinal de contas sem a parceria fica difícil.

Quanto a caixa, falei sim, e eles vão colocar a terceira caixa. Ontem também estavamos combinando a posição de saída da caixa de água negra. Acabamos acertando de ficar uma saída para cada lado, para facilitar o despejo na direita, onde normalmente se estaciona. A saída do lado esquerdo seria mais fácil, uma vez que está ao lado da caixa, então acabamos combinando de colocar um T e manter ambas as opções. Também haverá nível nas três caixas, e o painel do carregador/inversor e dos níveis ficará acima da porta.

Pena mesmo, Ed. Do contrário além de passear e mostrar para a família os vários modelos ao vivo, teriam a oportunidade de conhecer o futuro trailer ao vivo também. Quem sabe em um próximo passeio dá certo.

5 de maio de 2015 às 13:13

Ótimo Gustavo; embora por enquanto é só teórico para você, com o tempo e uso do Vila é que vais perceber da real importância destes detalhes. Gostei do “T” para escolher o lado, muito bem bolado; lembra da saída de águas servidas (ou grises) ficar do lado oposto da porta, para quando estejas num lugar onde permita colocar a mangueira para esgotar de forma continua o conteúdo, como num Camping, por exemplo, a tal mangueira não aparecer para quem chega no Trailer, assim como a mangueira de entrada de água limpa para a caixa correspondente; imagino que o pessoal da Sinos deve saber disto melhor que nós.

Abraços!

Dardo.

6 de maio de 2015 às 18:50

Chegaram as placas solares e o engate. Eu já sabia as dimensões das placas quando fiz a encomenda online, mas ao vivo o tamanho assusta um pouco:

São duas dessas, da Canadian Solar, 255W cada. Parece muito mas na verdade não é… além desse número ser teórico (ponto máximo com tudo a favor), a eficiência dessas placas diminui muito por estarem posicionadas de forma totalmente horizontal em cima do trailer ou motorhome, ao invés de estarem inclinadas em direção de sol favorável como é típico e ideal. Durante o inverno, além dos dias serem menores, o ângulo do sol também é menor em relação ao horizonte. Imagino uma perda de mais ou menos 30% na região onde estamos (o ângulo muda com a latitude), e colocaria pelo menos mais 10% de perdas diversas (fiação, sujeira, aquecimento, etc). Com isso sobra uns 300W… tirando uns 100W para gastos diversos durante o dia (geladeira, bomba, etc), sobraria uns 200W para carregar as baterias, 16A a 12V. Com 4 horas de sol no inverno, daria 64Ah a 12V para o uso no resto do dia. Não é muito.

Quando chegar o carregador/inversor vou fazer alguns testes para ver na prática o que vai dar.

7 de maio de 2015 às 11:56

Buenas Gustavo!

Legal as placas! Polini e eu estamos vendo as placas que pensamos instalar no Papa-léguas e Guanaquito, e lendo teu relato, estou pensando se vou precisar duas, em vez de uma placa…vou esperar teu teste, para ter uma melhor visão do conjunto todo.

Gustavo, essas placas tu comprou onde, por favor?

Grande abraço!

Dardo.

7 de maio de 2015 às 13:23

Dardo,

Essas placas são da Minha Casa Solar, e com certeza vou compartilhar mais detalhes sobre essa configuração assim que possível.

Enquanto o carregador/inversor não chega, estou fazendo alguns testes com um modelo menor que montei com duas placas de 20W e um carregador PWM da WindyNation:

Nessa configuração de 40W, o pico de carga é em 1.8A com sol a pino, o que dá uma perda de 42% (12.9V x 1.8A = 23.2W) mesmo na melhor parte de um dia no início de maio. A versão final vai ser com um carregador MPPT, e com duas placas de melhor qualidade, e em série carregando em 24V, então as perdas devem ser menores.

Quanto a informação dessas placas que funcionam em qualquer posição, existem algumas opções, mas nada que eu considere razoável para o nosso caso. A tecnologia mais legal, que são concentradores de acrílico embebidos na própria placa, eu nunca vi em placas comerciais e provavelmente seria caro. As opções mais baratas, com refletores (espelhos), não funcionam pra nós porque estão em cima de um veículo.

Eu pretendo fazer testes com o uso de refletores simples dobráveis que possam ser adaptados na placa depois do veículo estacionado. Isso com certeza funciona, e deve ajudar a melhorar bastante a carga em horário de sol baixo (chutando, entre 20 e 50%). Mas isso é um incomodo a mais, com a eficiência ainda relativa a potência total da placa.

Quanto ao consumo, é bem difícil de estimar porque são cargas indutivas (consumo instável) e ainda por cima ambas ligam e desligam dependendo do uso que se faz do trailer. Pros meus cálculos, eu estou chutando de forma um pouco pessimista algo em torno de 8A em 12V continuos de consumo para os dois juntos. Com equipamentos bons e uso cuidadoso deve dar menos que isso. A iluminação, se for 12V com LEDs, deve sair quase que de graça comparado com o resto.

7 de maio de 2015 às 14:14

Gustavo, obrigado pela resposta, e vou esperar teus testes, que serão, com certeza, muito esclarecedores e úteis para nosso projeto.

Abraços!

Dardo.

8 de maio de 2015 às 18:37

Que bom que está sendo útil, Dardo.

Mais um dado rápido de um teste simples hoje a tarde: a performance das placas as 17h caiu 57% pelas placas estarem na horizontal, em relação ao que as mesmas placas produziram no mesmo horário quando posicionadas de forma ideal. Ou seja, produzem 43% do valor real possível para aquele instante no mesmo sistema, depois de todas as perdas, o que dá em torno de 20% do valor máximo teórico das placas.

Se esses números se reproduzissem no sistema de 510W, as placas estariam gerando só 102W as 5 da tarde com sol “bom”, o que ainda manteria o básico funcionando, mas não sobraria para carregar as baterias de forma relevante.

Com um sistema final de melhor qualidade, as perdas devem ser menores, mas ainda assim serão bem significativas. A moral da história é que o horário de sol útil para trailers e motorhomes que usam placas horizontais é bem menor do que o típico.

9 de maio de 2015 às 14:42

Bom, a função do engate foi a seguinte: depois de pesquisar na cidade qual o melhor local para instalar o engate, tive a recomendação consistente de um único local, inclusive recomendado pela própria representante da Chevrolet. Então fui lá conversar com eles pra ver como o serviço era feito.

Ao insistir um pouco para saber os detalhes, me contaram que o engate para a S10 que eles fazem é preso no ferro que segura o pára-choque, depois de furá-lo. Ainda argumentaram que dessa forma fica mais seguro e resistente, e que até mesmo trailers para cavalos usam o sistema sem problemas. Expliquei que cavalos não costumam pesar mais de duas toneladas, mas a brincadeira não resolveu a certeza deles sobre o sistema.

Bom, com isso me restava procurar um local fora da cidade, ou achar um engate pronto. Perguntei para a Sinostrailer se tinham alguma indicação, e me recomendaram a empresa Feltek, em Sapiranga. Olhando o serviços deles na página online e conversando por telefone, me pareceu um local confiável para esse tipo de serviço de fato. Infelizmente, fica um pouco longe, então segui a busca online para ver se encontrava algum fabricante de engates em série.

Após um bom tempo de pesquisa, só encontrei uma única marca fabricando engates na classe dos 3500kg (várias lojas vendem como 4000kg, mas o selo do Inmetro diz 3500kg). O engate é da marca Bulldog, e é distribuído pela Cequent Group no Brasil. Ao contrário da “gambiarra” da empresa local, este prende nas longarinas do chassis, em quatro pontos pré-existentes de cada lado, e parece muito bem estruturado. Pesando os prós e contras, decidi encomendar esse mesmo e instalar na empresa local.

Seguem algumas fotos:

Cruzes…bastante elevado o preço do Eldorado…:astonished:

Fantástico o relato! Como a pouco ingressei no Forum fiquei correndo as páginas para ver de uma vez o desfecho da história.
Meus parabéns Gustavo pela aquisção…ficará um brinco o Trailer.

Carlos

Obrigado, Carlos! Fico contente que estejas curtindo a história.

Gostamos bastante do resultado mesmo. O trabalho da sinos é muito bom… aliás, não só do trabalho, mas a forma como eles trabalham e tocam o negócio – extremamente honesto e familiar. A gente já aprendeu que é impossível sair de lá sem passar no mínimo duas horas e tomar ao menos uma térmica de chimarrão. Mesmo que não tenha nada pra fazer no trailer. :smile:

9 de maio de 2015 às 15:11, por Ronald Ataulo

O meu pai também colocou este engate em sua S10, o único problema dele é que não existe um parafuso de travamento da lança removível na estrutura do engate, isto faz com que ele fique com um pequeno jogo durante o transporte causando barulho no rebocar.

9 de maio de 2015 às 15:20

Buenas Ronald,

Bom saber que temos mais usuários desse engate. Imagino que ele não tenha tido nenhum outro problema com ele?

Quanto ao barulho, a solução é o tal de pino J, distribuído pela própria Cequent Group. O objetivo é justamente eliminar o ruído, além de ter uma trava com chave para evitar a remoção. Não tenho experiencia prática com ele ainda, mas encomendei depois que a instalação do engate em si ocorreu com sucesso.

9 de maio de 2015 às 15:24, por Ronald Ataulo

Gustavo, o engate é extremamente robusto, embora made in China, é muito bom. O pai já fez algumas viagens com ele e sem problema. Este pino J somente minimiza o barulho. O pai colocará um parafuso trava.

9 de maio de 2015 às 15:31

O principio do pino é o mesmo do parafuso, Ronald. Ambos apertam a parte móvel do engate contra a parede oposta, então não vejo muita diferença entre as duas opções. O bom é que vamos poder testar as duas opções na prática. Quanto a fabricação, esse aqui parece que é feito no México. Mas não que isso faça muita diferença… Hoje em dia tem muita coisa de alta qualidade sendo fabricada na China.

11 de maio de 2015 às 10:56

Buenas Gustavo; olha, pelo que vi nas fotos, é muito parecido com o engate que tenho na Frontier, e o certo é isso, tem que ser aparafusado nas longarinas do chassi mesmo, o que, dentre outras coisas, firma com robustez e não dá tanto espaço para oscilações.

Até onde lembro, a unica camionete fabricada no Brasil (incluídas as do Mercosul) que vem com engate de fabrica é a Mitsubishi L200 Triton, e mesmo assim, ele era sub-dimensionado para uso continuo com um Trailer de 2 toneladas. Nesse aspecto, a robustez do chassi Hahn da Turiscar é provavelmente, o melhor de todos os chassis para Trailer fabricados no Brasil, tanto no passado quanto no presente.

E por falar em engate, dias atrás, aproveitei a rampa do “Guanacôdromo”, e fiz um check dos parafusos, sendo que só hum dos 12 estava levemente mais frouxo, após mais de 20.000 kms. de reboque; as soldas pareciam estar todas bem, ao menos em aparência.

E me conta Gustavo, o quê está achando de dirigir a nova S10?

Foto da fixação do engate na Frontier, com 6 parafusos, 3 na lateral e 3 debaixo da longarina:

Visto desde a parte inferior, os outros 3 parafusos.

Como já estive perto de perder o engate, além das correntes, coloquei 2 cabos de aço pressos nas longarinas da Frontier, por indicação do caro André T Barros quando nos encontramos em Campos do Jordão.

Abraços Gustavo!

Dardo.