Em busca da casa móvel

11 de maio de 2015 às 12:19

Buenas Dardo,

Olhando a forma como esse teu engate é preso na longarina, esse que instalei pareceu frágil até! :slight_smile: Muito bom mesmo.

E que interessante essa idéia do cabo de aço direto na longarina. Só quem já viu um engate quase rompendo pensaria em algo tão seguro. Com a corrente típica e necessária pela lei, se o engate é comprometido vai tudo junto.

Quanto a dirigir a S10, já fizemos 4 mil km nela e estamos gostando muito. Tivemos poucas experiências anteriores com carros maiores, e a pouco mais de dez anos atrás fazoamos viagens de 1000 km com frequência usando um carro mil, então estamos curtindo bastante todo esse conforto e segurança a mais.

Grande abraço.

11 de maio de 2015 às 14:45

Esse detalhe do cabo de aço é bem interessante. Nas picapes, o parachoque traseiro suporta um reboque pesado, porém como o Dardo falou, em uso contínuo ele entorta e quebra. Numa emergência dá para usar esse recurso e colocar a bola no parachoque e seguir até um local seguro, porém não pode usar direto pois os suportes começam a trincar nas fixações com o parachoque e essa parte aonde a bola é fixada acaba entortando. Já puxei algumas coisas pesadas em parachoques originais (desatolando), e nunca tive problemas, porém uma coisa esporádica é bem diferente que um uso contínuo.

Gustavo, a S-10 é uma picape fantástica, porém o ponto frágil dela é como em todas as S-10, a suspensão dianteira. Rodando em asfalto ela dura uma eternidade, porém para quem anda muito em estradas de chão e em buracos, ela apresenta folgas em vários pivôs. A manutenção dela podes optar por peças genéricas que são verdadeiramente descartáveis ou colocar peças originais que são caras mas duram muito.

Quanto ao ponto que falasses sobre segurança, na época que comprei a minha ex-Ranger (está em Pelotas atualmente) pesquisando sobre acidentes, vi um caso de um cara num golf que bateu a 150km/h de frente numa Ranger que trafegava a 80km/h. Na Ranger o casal teve fraturas nas pernas, já no Golf acho que não sobrou nem a alma do motorista. Veículos com chassis suportam colisões de forma muito melhores que veículos de monobloco, porém o ponto fraco delas é o capotamento. A estrutura do teto não aguenta muito bem o peso sobre a capota e costuma afundar bastante. Nas F1000 isso é pior ainda, pois é ruim sair ileso de um capotamento.

Outro ponto sobre segurança, um amigo meu de São Leopoldo, possui uma F1000 cabine dupla 84, das antigas de 4 faróis. Uma dupla num Clio tentou assaltá-lo e ele meteu a caminhonete por cima sem dó. O resultado foi que ele atirou o Clio sobre um poste. Na F1000 ficaram 2 furos de bala e um para-lamas amassado. Os dois assaltantes morreram no acidente. Então, por pior que seja a situação, uma picape pesada nunca te deixa vulnerável no ponto de segurança.

11 de maio de 2015 às 15:00

Caramba, 4.000 kms. já?

É, era o carro certo para vocês; imagino rebocando o Vila, vai ser de dar inveja no Guanaquito!

Falando agora nas placas fotovoltaicas, legal teu test das 17:00, e mostra o que já você tinha considerado em respostas anteriores, sobre a inclinação das mesmas (ou a falta de); inclusive, a ubicação geográfica da tua cidade, é mais próxima do que vou ter no norte da patagônia, decrescendo na medida que viajar mais ainda para o sul, e ainda, devo considerar a época do ano, claro, como podemos ver em:

Tudo isto me trouxe a lembrança do Albedo e uma música que Vangelis fez sobre isto, que lembro ter assistido no memorável programa “Cosmos”, apresentado pelo inesquecível Carl Sagan, e já que estamos por aqui, o tema musical de “Cosmos”, por Vangelis (Alpha), onde em partes, podemos ver o movimento das placas fotovoltaicas para melhor aproveitar a irradiação solar.

Tudo bem, tudo bem, sei que “viajei”, desculpa, mas não podia deixar passar…

Abraços Gustavito!

Dardo.

12 de maio de 2015 às 09:50

Haha, muito boas as referências Dardo! :slight_smile:

E de fato, na Patagônia além do ângulo o problema do sol curto é ainda maior no inverno.

13 de maio de 2015 às 13:47

Obrigado pelas dicas, Ed. Essa S10 vai ser usado como rebocador desde nova, então não vai sofrer tanto quanto sofrem as camionetes do pessoal que usa para trabalhos mais pesados no interior. Espero que a suspensão dianteira se comporte bem.

Quanto a segurança, realmente é notável. Além da maior massa proteger nessas colisões frontais, também notei bastante diferença quando passando por caminhões em direção contrária, na estrada. Em um carro pequeno o deslocamento de ar provocado pelo caminhão puxa o carro para o lado oposto da pista. Na camionete se escuta o deslocamento do ar mas sem qualquer movimento perceptível de direção. Infelizmente, acredito que essa estabilidade toda deve mudar bastante quando rebocando um trailer grande.

Aproveitando, tenho algumas fotos enviadas pela Francine da Sinostrailer na segunda-feira, com o trailer já fechado e a parte elétrica iniciada:

Tá ficando mesmo com cara de trailer já.

Por outro lado, as notícias do inversor não são as melhores. O pessoal de Taiwan (na verdade o dispositivo vem de lá) solicitou a DHL que devolvessem o dispositivo antes mesmo de ter chegado ao Brasil, e apesar do dispositivo ter passado pela alfândega e chegado até Porto Alegre na segunda-feira, ele agora está retornando novamente. Entrei em contato mas ainda não recebi a confirmação do que houve… talvez tenham se dado conta de algum erro no pacote antes mesmo de chegar aqui. Que novela! Assim eles vão perder todo o lucro nesse equipamento com a conta da DHL.

13 de maio de 2015 às 14:13

Gustavo, que beleza que está ficando!

Como é bom ver que está progredindo, e que está sendo bem feito.

Lembras de quantos litros cada um são os 3 tanques?

Abraços!

Dardo.

13 de maio de 2015 às 14:16

Está ficando legal, né?

O tamanho dos tanques não foi definido ainda, mas eu imagino que sejam baseados principalmente no espaço disponível.

Alguma dica a respeito?

13 de maio de 2015 às 15:46

Legal mesmo!

Gustavo, penso que o ideal seria por volta de 200 lts. para cada um dos 3; agora, um detalhe muito importante, é que o tanque de água potável seja o primeiro localizado a partir da frente do Trailer, logo na frente dos eixos; o “pinicão” (águas negras) esteja no entre-eixo, e o de águas grises, o ultimo, sempre contando a partir da lança do Trailer. Esto é devido a que normalmente você vai levar água para lavar as mãos, usar água para o vaso, tomar banho no médio da viagem (apos trocar um pneu, por exemplo), e esto faz que o peso da água esteja para frente na hora de rebocar; o “pinicão”, no médio dos eixos, para ser indiferente o peso ao viajar com ele em diversos níveis, e por ultimo, o tanque de águas servidas, após os eixos, pois como você vai esvaziar ele sempre que encher, não vai ter peso na parte traseira do Trailer, que é a coisa que mais devemos ter em conta no peso e balanceamento.

Conversa com o pessoal da Sinos ao respeito, eles provavelmente vão concordar comigo.

Abraços!

Dardo.

13 de maio de 2015 às 15:53

Vou conversar sim. Muito obrigado pelas dicas, Dardo.

20 de maio de 2015 às 09:35

Mais um pequeno capítulo…

O inversor se foi mesmo… Houve uma “miscommunication” entre o pessoal da empresa em Taiwan e a DHL, e a DHL entendeu que tinha que devolver para o remetente de novo (!), e o fez. Isso depois do dispositivo estar em Porto Alegre já, só esperando os impostos serem pagos, e foi devolvido apesar de eu ter entrado em contato com eles e pedido encarecidamente que verificassem com o remetente pois deveria ser um erro. Não deram bola e devolveram mesmo assim. Eu já estava meio desconfiado da DHL, ao menos no Brasil. Agora tenho certeza… não dá pra usar pois isso vem ou de malícia ou de uma desorganização incrível. O resultado disso é que o remetente ficou chateado e não quer mais trabalhar com o Brasil… mesmo o erro sendo boa parte deles nas duas situações.

Em fim, já encomendei um outro modelo de outro fornecedor. Tem um pouco menos de opções de configurações mas parece bem mais robusto… Vamos ver.

Quanto ao trailer, estivemos lá visitando ele no final de semana. Algumas fotos atualizadas:

Aquela porta de armário que eles fizeram para a máquina de lavar me pegou de surpresa. Pela nossa conversa eu tinha entendido que na parte da máquina ia ficar aberto, mas quando vimos tinha sido fechado com essa porta em curva integral… muito legal.

Ali embaixo, nesse mesmo armário, vamos colocar as baterias em um compartimento isolado e ventilado externamente. Como são duas e ambas um pouco pesadas, aquele ponto é melhor pois fica praticamente em cima do eixo.

E vamos em frente…

20 de maio de 2015 às 10:52, por Carlos Fanara

Gustavo,

Fique atento a fixação de sua máquina de lavar, eu quase comprei uma igual para colocar em meu KC 450 e desisti pois vi algumas reclamações na internet sobre a quebra dos parafusos. Tb achei que a parede do trailer não suportaria tal esforço. Vai a dica então.

20 de maio de 2015 às 11:00

Obrigado pela dica, Carlos. Eu vou verificar com eles de qualquer forma, mas acho muito difícil eles terem usado os parafusos originais que vem com a máquina. Eles são para instalação em uma parede, o que é bem diferente de instalar dentro de um trailer onde o aparafusamento é feito em madeira.

Também tens razão de ficar com receio de instalar ela, pois realmente é um pouco pesada. Mas nesse caso a parede está sendo feita com ela em mente, e recebendo os devidos reforços. O pessoal da Sinostrailer também já instalou várias dessas em outros trailers e motorhomes, então eles já devem ter alguma prática com problemas anteriores se for o caso. Normalmente eles colocam dentro do banheiro acima do vaso, mas como tinhamos uma planta aberta para trabalhar, preferi colocar nessa posição ao lado da porta pela praticidade do acesso, pelo melhor espaço no banheiro, e também para ajudar a baixar o centro de gravidade.

Novamente, muito obrigado. Sempre que tiveres alguma dica por favor não deixe de enviar.

20 de maio de 2015 às 12:26

Gustavo, como está ficando lindo!

Pena o inversor não ter dado certo, mas, quem sabe não foi melhor assim, sabe, essas coisas nunca acontecem de graça; Dica: caso estejas pensando em enfrentar alguma vez uma estrada poeirenta, como para fazendas, ou sítios retirados, ou ainda se pensar em ir para Ushuaia, com seus quase 200 km. de rípio ainda na parte chilena da Isla Grande de Tierra del Fuego, pensa em ter uma especie de porta corrediça que dê para fechar a ventilação de todos aqueles elementos que tem respiro, para a poeira externa não invadir o interior. Eu sei que é muita coisa para considerar, mas já que está num estagio que dá para colocar de fabrica, talvez seja o caso.

Aqui uma foto fechando com plástico e fita adesiva as entradas de ar: grande abraço e parabéns!

20 de maio de 2015 às 13:09

Obrigado, Dardo.

Não tinha pensado nessa idéia da portinha, mas não tenho certeza se tem como fazer de uma forma que fique boa no caso da janelinha das baterias que fica nesse armário. Está sendo um pouco mais complicado que o usual porque está em cima do eixo quase, então a janelinha fica na altura da máquina de lavar por causa do paralama, e a caixa de fibra das baterias vai ser feita com uma espécie de “snorkel” no canto, para acesso a janelinha.

Por isso, eu acho que prefiro usar o teu truque da fita adesiva do que arriscar vazamentos de gás acido para dentro do armário da máquina de lavar.

Ou então, talvez fazer uma proteção removível externa, nesse estilo:

Vamos ver… Obrigado pela dica.

9 de junho de 2015 às 15:12

Buenas,

A coisa andou um pouco devagar nas ultimas semanas, mas tenho algumas novidades.

Chegaram as janelas, mas não estão no lugar ainda. Nós resolvemos fazer as janelas em vidro, com uma empresa de Caxias do Sul recomendada pela Sinostrailer. No inicio fiquei um pouco inseguro quanto ao peso total aumentar, mas segundo os cálculos da Sinos a diferença deve ficar em torno de 50kg ao todo, distribuído por todas as laterais do trailer, então resolvemos arriscar para ver como fica. Estou curioso para vê-las no lugar. Por enquanto só as aberturas foram feitas:

Também estou com o carregador solar MPPT que será instalado, seu controle “remoto” (com fio, para ser instalado acima da porta), a antena Winegard (antena local somente), um par de câmeras de ré e transmissores que mandei vir para escolher a melhor alternativa (o que sobrar vou colocar a venda depois), e os espelhos retrovisores estendidos. Trouxe tudo de fora, a preços bem razoáveis.

De equipamento agora acho que falta só o inversor, que continua uma novela. A segunda empresa que tentei comprar me deu bolo novamente. Demoraram 20 dias pra me dizer que na verdade não tinham o equipamento em estoque, e me pediram para esperar mais. Cancelei a compra e estou indo para a terceira tentativa, com um outro equipamento mais simples, que funciona só como inversor. Para carregar as baterias sem sol estou com uma ideia interessante que deve ser eficiente e barato… depois conto detalhes.

Estou louco pra botar o rapaz pra passear.

9 de junho de 2015 às 15:58, por Rafael Mafra

Vai ficar demais esse trailer Gustavo…

O acabamento externo sera como original ou pensa em outro material?

9 de junho de 2015 às 16:42

Valeu, Rafael. O esquema das janelas eu confesso que estou curioso. Não vi muitos trailers com janelas em vidro, o que me faz pensar que ainda pode haver algo que torne a idéia um problema maior, mas parecia tão legal que resolvemos arriscar para ver como fica. Dedos cruzados, e depois eu conto. :slight_smile:

Quanto ao acabamento externo, vamos fazer o isolamento térmico em poliuretano (mesmo material usado em motorhomes e paredes de geladeira) e a lamina externa em fibra de vidro.

Essa semana deve começar a instalação do poliuretano. Na próxima visita eu mando fotos.

9 de junho de 2015 às 16:49, por Rafael Mafra

Vi um trailer reformado na só trailer aqui em Curitiba com as janelas de vidro e chapa de fibra se emendas por fora… As janelas abrem para fora ou para o lado… Além de ser bem fácil a reposição ou conserto de alguma peça. O delka do Maurício parece usar esse tipo de janela.

9 de junho de 2015 às 17:02

Legal, sabes se eles comentaram algo positivo ou negativo sobre as janelas? A fábrica das janelas talvez seja a mesma… Eles tinham esse modelo que abria para o lado e pra fora também, mas optamos pelas que abrem somente pra fora, no estilo clássico dos trailers.

10 de junho de 2015 às 12:04

Essas janelas modernas são vidro temperado ou vidro comum? No meu pretendo fazer em vidro temperado com dobradiças superiores, guias laterais e travas inferiores aparafusadas diretamente nos vidros.