Fabricando o próprio trailer

Muito Obrigado Dardo pelo seu incentivo! Vamos em Frente!

Boa tarde Frank! Vou responder a você que sou Maringaense, e já a quase 2 anos voltei a vier aqui em Maringá-PR. No entanto, pelas características das minhas atividades profissionais viajei por muitos anos, tenho bases em Florianópolis, Rio de Janeiro e Temuco-Chile. Portanto agora talvez ajude a explicar em buscar um veículo que me proporcione um pouco mais de conforto para o descanso durante as estradas…A propósito, vocês precisando será um grande prazer recebê-los nestes lugares. Você tem toda razão em seus conselhos. Para ser exato como estou no início uma das coisas de que pretendo não abrir mão é o prazer. Quero saborear cada etapa, portanto minhas metas não serão ousadas nem trabalharei com prazos agressivos. Também prometi não me aborrecer fácil na hipótese de insucessos…kkk. Como estou na etapa inicial no desenvolvimento do escopo, os impactos das alterações não provocam resultados catastróficos. Felizmente. E é por isso que desde o dia em que lhes perguntava a respeito da documentação, me surgiu uma nova idéia. Talvez ao inves de reboque fechado talvez eu altere para um reboque aberto mesmo, porém, neste caso, levando um “barquinho casa” sobre ele. Andei pesquisando e tem muita coisa que me agrada…vou tentar colocar umas fotos para compartilhar com vocês depois, porém desde já agradeço-lhes muito pela acolhida. Um grande abraço a todos e uma ótima semana.

2 curtidas

Eu queria construir um trailer porém essa questão da documentação está me preocupando, mesmo tendo uns “caminhos” a seguir não sei, parece que está afunilando esse caminho e acredito que seja mais complicado regularizar de verdade um trailer artesanal, mesmo assim continuo incentivando e empolgando quem queira se aventurar isso pois sou um professor pardal nato e acho que isso é muito divertido.
Estou procurando um trailer em péssimo estado mas com documentação para utilizar apenas o chassis e documentos mas até esses andam meio escassos no mercado.

Uma alternativa q eu estava pensando seria comprar um reboque carga aberta prontinho e fabricar um casulo para carregar sobre ele, então em caso de fiscalização eu estou carregando uma grande caixa sobre o reboque não importando o q tem dentro, se tem janelas, portas etc. no caso seria pra fazer um trailer intermediário entre um mini trailer e um trailer pequeno.

Mas enfim, sem extender demais aqui no topico do Frank, continuo acompanhando hein, está sempre tudo muito bem feito.
Gostei das caixas dágua, são da PPVILLE?

forte abraço a todos.

1 curtida

Bom dia pessoal!
Ando meio sumido, bastante correria por aqui.
@Dede, sobe a documentação, é algo simples.
Esse cara que tem o chassis, basta ele registrar no sistema do Denatran como Baú/Especial/Trailer.

O tamanho do chassis podes ajustar como quiseres, pois não precisa constar na nota fiscal para emplacamento.

Outra opção é mandar fazer o chassis num serralheiro, na medida que desejas, compra a nota fiscal e emplaca normalmente.
Numa pesquisa rápida:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-995898189-plaqueta-documentar-modelos-1-e-2-eixos-food-truck-treylher-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1069968620-documento-de-carretinha-e-trailer-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1055122002-documento-legalizaco-de-trailer-reboque-_JM

Eu comprei uma nota fiscal por 400,00 e paguei mais 200,00 de impostos pois pedi um valor de compra na nota fiscal de 4000,00. O vendedor recolheu os impostos sobre o valor declarado e paguei.

Com a NF em mãos, gravei o nro do chassis em uma chapa, soldei na longarina e fui pro CRVA emplacar como novo, sem nenhum problema.

Precisa apenas constar na “Espécie:” Especial.

Olá Frank! Muito obrigado por suas orientações. Certamente serão muito valiosas.

Fiquei devendo as fotos do meu “plano B”. Como sou novo aqui no fórum não consegui encontrar como anexá-las por aqui…vou tentar copiar e colar. Grande abraço.

obrigado pela atenção, quanto as fotos no “Campistas.net” tem um topico de como enviar fotos

@Frank Mas o que que é isso! Estas fazendo teu trailer ou criando uma linha de montagem pra produção? :smile: Muito lindo o trabalho! Nem parece que foi feito artesanalmente.

@Dede Seja bem vindo!

1 curtida

Olá Gustavo, obrigado pela acolhida!

1 curtida

Bom dia a todos do grupo, estou começando a planejar meu mini trailer e estou feliz de ter achado este grupo, além das dicas técnicas é muito legal a disposição de todos em ajudar, obrigado. Frank, parabéns pelo seu trabalho, será que vc podia me fazer um favor, (mal cheguei e já estou pedindo) detalhar mais como fazer aquele seu curvador de tubos? Procurano site www.derepentenaestrada.com.br ele também tem um canal o YouTube muito legal como muitas dicas sobre tudo que ele fez no trailer, inclusive a parte elétrica que é, “fazendo a parte elétrica com painel de controle em trailer motorhome ou kombi”, valeu, abraços a todos.

2 curtidas


@Maffrinha bom dia, ai a foto do dobrador de tubos, como vc pode ver fiz especifico para dobrar o metalon, aproveitei vários rolamentos velhos mas pode ser diferente .

3 curtidas


mais uma do lado onde vc vê um quadrado para acionar ou com uma chave ou soquete.

ola amigo tudo bem me chamo paulo, tenho um projeto para contrução de um trailer tanto como os outros aqui, gostaria de saber qual tipo de material que voce pretente revestir ele pelo lado de fora, pois onde eu moro nao temos a febre do campismo, mais para mim o campismo esta na minha veia e claro que para ter um trailer original nao e para qual quer um entao resolvi contruir o meu propio e acabei encontrando esse site atraves de pesquisas de materiais e modelos

2 curtidas

Depois de muito tempo estou de volta(sofri um pequeno acidente), inclusive peço desculpas ao amigo @paulo que me fez uma pergunta e não respondi, mas já respondendo; estou optando por usar aluzinco 0,47mm que apesar do peso e da maior dificuldade de acabamento ainda é o mais barato e com uma boa resistência.

1 curtida

Depois de passar o maior trabalho a parte hidráulica está pronta.
Comecei a cortar as laminas de isopor (5 cm de espessura) para o isolamento térmico que são aproximadamente 32 m² no total.
uma pergunta, talvez para o amigo @Dardo ou quem queira me responder; conversando com um amigo ele me disse que encontrou um pessoal do Uruguai que usa um sistema de freio feito com bobina de acionamento de motor de partida (arranque como falam aqui no sullll rsrsr) semelhante ao freio de carreta (manequim), achei interessante, pode ter logica?? ou não?! o que vcs acham?

2 curtidas

Oi FRank, espero que não tenha sido grave o acidente, que bom que está devolta.
Sobre o freio pode ser interessante o freio elétrico mas pela simplicidade e custo o freio a cabo é o mais simples de consertar caso algo quebre em viagem, os kits não custam um absurdo, e ainda com algum trabalho pode ser fácil fazer você mesmo.
Os hidráulicos tb não são difíceis vide os Turiscar que a maioria das peças são de kombi.

Acho bem legal freios elétricos mas acho que sai caro e em caso de quebra não é fácil arrumar conforme a região!

1 curtida

Buenas Franck, espero mesmo que estejas bem!
Sobre o freio elétrico caseiro, não tinha conhecimento mesmo, e então, não sei se e’ confiável ou não; acredito que se tiver algum dispositivo de segurança para não travar, pode ser interessante, desde que muito bem feito e testado, afinal, você sabe que segurança no campismo ( e em tudo na vida), e’ primordial!
Seria interessante se pudesses considerar o sistema de freio da AL-KO, mecânico, de pouca manutenção, e ver se e’ possível adaptar no teu eixo, pois tenho comprovado que no Guanaquito funciona muito bem, e acredito que para você seria uma opção muito interessante, pela simplicidade do sistema e sua pouca manutenção.
Parabéns pela continuação da tua criação rodante! (Mais um futuro GTR, Glorioso Tricolor Rodante) :grin::smile::star_struck:
Grande abraço!

Dardo.

1 curtida


cortando isopor para isolamento térmico. sãoo +ou- 40 chapas.

1 curtida

![20181004_174057|281x500](upload://8ExB8PPCtUtpDbAvkz3Vc3uKsbu.jpg Sera que dá para economizar ar condicionado? brincadeira, estou fazendo o isolamento térmico com placas de isopor P3 de 5 cm de espessura, finalidade é que fique um temperatura agradável internamente.

1 curtida

desculpem mas vou usar este espaço para saber do nosso amigo @Gustavo se esta tudo bem com ele?

2 curtidas

A proposito grande @Dardo pensei em identificar minha casinha como GTR mas alguém me aconselhou-me a não fazer, mas discretamente vou colocar as cores branca, azul e preta.

2 curtidas