Fabricando o próprio trailer

Sou novo aqui site, mas já acompanho a algum tempo; estou querendo construir um trailer de camping e venho pesquisando já a algum tempo, diversas informações tanto de construção, isolamento térmico, estrutura(metal ou madeira), suspensão (molas ou eixo com torção (como usado nos turiscar)), portanto tenho ainda muitas duvidas e pensei bastante se fazia esta perguntas aos colegas aqui do grupo, e se não seria de minha parte indelicado ou indevido usar este espaço para isto.
A primeira pergunta, talvez a mais básica, como de ser a nomenclatura no documento de um trailer de camping

1 curtida

Seja bem vindo, Frank!

Esse tipo de tópico é muito bem vindo aqui. Pode seguir perguntando que vamos tentando ajudar como soubermos. Só vou alterar levemente o assunto pra dar uma dica de que o conteúdo se tratar de fabricação. Espero que não te importes.

Nessa parte de documentação, me lembro do @edintruder e do @nazafks que estão fazendo o trailer do zero e podem te ajudar com dicas mais bem informadas sobre o assunto. No nosso documento consta ESPÉCIE TIPO como ESP / REBOQUE / TRAILER. O documento é de 83, mas acho que ainda é semelhante.

Obrigado, como falei sou novo por aqui, então, por favor sinta-se a vontade a fazer com que eu possa participar com os amigos da melhor forma possivel.

2 publicações foram divididas em um novo tópico: Eixos centrais ou eixos traseiros?

Oi a todos!
Eu estou em fase de estudos pra construir meu trailer tb do zero.

Algumas coisas que já pesquisei.

Minha idéia é um trailer entre o KC270 colibri e o KC330 tangará, eu apelidei o meu projeto de KC300 hehehehe.

  • Eixos de torção importados no mercadolivre creio ser a solução de melhor custo benefício, o conjunto com freio e munheca já completo sai na faixa dos R$2400. + R$150,00 vem o pedestal com a rodinha que vai precisar tb.
  • Eu penso em usar o laminado de fibra de vidro por dentro e por fora fazendo um “sanduiche” com isopor 4F dentro, o laminado custa na base dos R$50,00 o metro quadrado com frete incluso, um trailer de 3x2m com 2 de altura vai na faixa dos 60m2 pra revestir por dentro e por fora, seria uma bobina de 30x2m.
  • Isopor 4F uns 30m2 custa R$700,00 + frete, empresa da grande Porto Alegre/RS.
  • Chassis o cara faz com vigas U de 75x40mm parede 3mm, a barra de 6m está R$95,50 aqui na cidade.
    calculo de material pro chassis uns R$300,00 (chassis de 2800x1950mm mais ou menos).
  • Janelas fiz uma cotação com a RS de Caxias do Sul:
    Janela de Bascular
    1200x500mm - R$ 720,00
    800x500mm - R$ 520,00
    600x400mm - R$ 400,00
    400x200mm - R$ 323,00
  • Caixas dágua potavel e servida de 75lts na PPville R$320,00 cada

Enfim, esses são alguns valores que eu andei pesquisando.

Creio que a construção com o sanduiche de laminado de fibra é o que as fábricas estão utilizando hoje em dia e é a construção mais leve que se pode fazer, os reforços internos são feito com tirar do próprio laminado e madeira tb.

Fora isso tem muita coisa ainda como toda parte elétrica da casa e de sinalização externa, e todos equipamentos internos de conveniência, como fogão, aquecedor e bomba de água, ar condicionado ou climatizador, baterias, TV, microondas, etc etc etc.
Um basicão pra iniciar o brinquedo eu já estou em R$10.000,00 sem a conveniencia interna, estou achando que chego nuns 15 a 18mil de final numa estimativa bem otimista isso eu mesmo fazendo.
Um trailer do padrão que eu penso que ficará se for encomendado em uma fábrica acho que tranquilamente é vendido a uns R$50mil.

Como disse estou em estudo já a algum tempo, a opção pelo laminado de fibra se dá por ser um material mais moderno e resistente às intempéries e principalmente pela leveza pois meu carro é um Chevrolet Meriva 1.4 e a troca dele está fora de cogitação por uns bons 5 ou 6 anos ainda hehehehee.

Alternativas mais baratas:
Estrutura em madeira, revestimento interno em compensado naval, recheio de isopor tipo 3F (metade do preço do 4F que é utilizado pelas fábricas de trailers), revestimento externo em chapas de alumínio ou compensado naval impregnado com epoxy e pintura.
Estrutura em Metalon com os mesmos revestimentos anteriores.

O eixo em vez de comprar um de torçao dá pra usar o convencional com feixe de mola, conforme o tamanho (até 750kg) não precisa freio, ou dá pra fazer o freio adaptando cubos traseiros completos de carro e usando o cabo de freio de mão e fabricando um dispositivo no engate para acionamento mecânico, as empresas fabricantes de reboque fazem assim tb conforme o projeto.

Algumas empresas:

Laminado de fibra:
Planefibra - São Bento do Sul / SC:

Sulfibra - Iomerê / SC

http://site.vetroresina.com.br/ Botucatu / SP

Isopor:
EPSUL Representações - Sapucaia do Sul / RS

www.mercopol.com.br - Poliuretano (uma alternativa ao isopor)

Janelas para trailers e motorhomes.

www.grupoceleste.com.br

Eixos de torção:

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_35774552

2 curtidas

Legal, valeu pelos dados e pelos links, Giuliano!

Tu chegou a ver o tópico do @edintruder? Ele está chegando no final do processo já e incluiu planilhas bem completas sobre os custos de construção. Ao menos pra ter uma boa idéia, deve dar para usar essas planilhas como base, possivelmente com algum reajuste pelo tempo, e aí adaptar as partes que são diferentes.

No meu, usando opções não tradicionais fiquei beirando os 30k! Iniciei com uma estimativa inferior à 10k…

Mas é por aí mesmo, é tudo muito caro no brasil.

boa noite,
meus caros amigos, estou começando oficialmente a construir meu trailer.
tempo estimado (de acordo com as finanças) de 1 ano para o termino.
características principais são:
comprimento total = 4mts
largura total = 2mts
altura total = 2 mts
altura interna = 1,95mts
como era de se esperar ainda tenho muitas duvidas sobre como revesti-lo (alumínio, fibra, madeira ou resina com tecido), mas com o tempo acredito que vai resolvendo-se estas duvidas (com muita pesquisa e opiniões dos amigos mais experientes; não é Eduardo?) brincadeira é claro! Eduardo.
meu caro Gustavo fique a vontade e por favor redirecione para o lugar correto, pois pretendo colocar meus progressos sempre que possível e se for do agrado geral

Que novidade boa, Frank! Vamos juntos nessa aventura então. Vai ser muito legal poder acompanhar todo o processo desde o começo.

Vou fazer alguns comentários, mas não leve nada muito a sério. Logicamente são só sugestões.

Talvez seja bom criar um cronograma um pouco mais detalhado com as etapas da construção. Não precisa ser nada muito profundo, mas ao menos algo que separe as grandes etapas pra te dar uma idéia realista de tempo. Por exemplo: chassis, paredes, móveis, revestimento, etc. Um ano parece pouco pra um projeto desse tamanho, a menos que tenha muito tempo pra investir no projeto.

Se for viável, eu usaria no mínimo 2,20 de largura, e 2,40 pra ser ideal. Essa diferença parece pequena, mas de 2 pra 2,4 são 20% a mais, e esses 20% ficam ao longo de toda a circulação. Se percebe bem mais esses 40cm na largura do que no comprimento.

Quanto a altura, 1,95 é bem bom, mas a altura total provavelmente vai dar mais pra ser 1,95 interno, devido ao isolamento térmico do revestimento. E esse valor total na verdade deve ter como referência o chassis, é isso?

Em fim, eu fico feliz com o começo do projeto, Frank. Me lembra do começo do nosso… é muito bom! E queremos muitas fotos, logicamente! :smile:

pois com certeza vou errar, mas quanto as medidas não tem muito que fazer pois já está encaminhado. As medidas vão ficar um pouco diferente do que falei. largura 2 mts interna 2,10 mts externa pois as paredes terão 5 cm do metalon mais os revestimentos interno e externomesmo para a altura 1,95 +(2x5)=2,05mts

1 curtida

esta é a maquete 1:25 para ter uma ideia da forma. e continua…

2 curtidas

Adorei essa maquete, Frank. Já tinha visto vários modelos em 3D para estudar a fabricação de trailers e motorhomes, mas essa é a primeira miniatura que vejo. Deve ficar muito bom para olhar e pensar a respeito dos espaços.

Baita projeto, tem tudo pra ser um sucesso!!

vcs já devem estar pensando (só desenho) nada de concreto ou seja quando começa o trailer mesmo, bem já esta começando, minhas fotos estão péssimas pois o meu espaço é um pouco escuro para tirar fotos. Mas vai lá

1 curtida

Este chassi mandei fazer e junto já saiu o numero renavan e nota fiscal, ai já mandei galvanizar (a frio pois em Pelotas não tem a fogo).

e o trabalho continua …

o eixo já tá com ele aí Frank? qual modelo tu optou?