Fabricando o próprio trailer

Já faz algum tempo que fiz mas estava querendo compartilhar com os amigos.
Escada retrátil não sei se todas são assim eu terminei chegando a este modelo

1 curtida

Bem legal a escada!!

Parabéns Frank, uma verdadeira beleza como está ficando teu Trailer; grande abraço!

Dardo.

Eu estou fazendo um alpendre de proteção para o Cavinete, assim o tempo irá poupá-lo da degradação. Logo que finalizar, irei fazer a escada que me faz muita falta também. Por hora estou olhando esse modelo teu.

1 curtida

@edintruder veja que as hastes verticais não tem o mesmo tamanho, a razão é que assim quando vc pisa no degrau, ele tem a tendencia de sair e não de recolher com isso evita acidente (cair ao pisar e o degrau recolher).
Na foto não está bem terminado, eu coloquei duas molas com duas finalidades ou seja: primeira de tirar o barulho e a segunda manter a posição ou aberta ou recolhida e coloquei ainda lugar para colocar um cadeado ou grampo para não abrir andando.

1 curtida

Muito legal Frank, Preciso fazer com 3 degraus pela altura do Cavinete…
Vou copiar SIM! kkk

Estimado Gustavo e demais participantes deste tópico.

Após constatar o excelente nível técnico de vocês, a cordialidade e principalmente a prestatividade, na data de ontem decidi a respeito da minha solicitação de participação, e, honestamente me sinto muito honrado em poder estar pela primeira oportunidade realizando alguns comentários.

A exemplo de outros participantes estou disposto a iniciar um projetinho também, e foi de grande valia a leitura dos comentários aqui postados.

Parabéns aos participantes, e em especial ao Sr Frank por sua excelente eficiência. Certamente um grande profissional a altura dos demais aqui neste post.

Achei genial a ideia do Gustavo a respeito do planejamento das atividades. Datas previstas, datas reais, justificativas de replanejamentos…custos…certamente um Senior Project Manager! Vamos avaliar os riscos…! Pelo visto não há espaços para amadores aqui…kkk

Bom, não me recordo onde vi aqui a respeito de documentação, tenho algumas dúvidas e …peço-lhes perdão na hipótese de eu estar perguntado algo em duplicidade (já explicitado sem que eu tenha notado…) porém também algumas sugestões sobre outros pontos que eventualmente sejam oportunas.

Em relação a documentação, lamentavelmente em minha cidade imagino que não exista algum profissional com CAT que possa me fornecer um Chassis e nota como TRAILER, portanto estou imaginando arriscar em um chassi pequeno até 500 KG para um reboque fechado…gostaria de conhecer os riscos e os impactos… pra ser sincero penso mesmo em construir uma espécie de box, fechado de forma que observadores imaginem mesmo se tratar de um baú,pra não chamar atenções…daí vem as perguntas…será que dá? O que “posso” e o que “NÃO POSSO”?

Pensei em um reboque fechado, climatizado (depois explico minha proposta de climatização…) sem porta, sem janelas (a exemplo dos novos aviões onde há monitores projetando imagens externas no lugar das janelas… para evitar problemas estruturais e acidentes e diminuindo o peso do avião…). Gostaria de explicar que penso que um reboque fechado não pode ter portas e janelas como um trailer… mas enfim…tudo isso pela dificuldade de ter alguem aqui que tenha CAT para fornecer um chassis como o do nosso companheiro Frank… Daí vem a questão das dimensões…tenho um ótimo fabricante aqui que me ofereceu um chassis novo, 3 x 1,40 por R$ 1500,00 com nota de reboque fechado. O que acham?

Bom, conforme havia mencionado antes, pensei em ter um ar condicionado inverter quente e frio de 6000 BTU’S sendo alimentado por inversor ligado a um banco de baterias suprido por 2 paineis solares e também durante o dia suprido em paralelo pela sobra da energia do alternador, algo em torno de 300W. Sei que o banco de baterias deve ser robusto e o uso do ar seria por pouco tempo, intercalado com um sistema de ar caseiro com grandes barras de gelo e/ou um desses refrescadores de caminhão (apenas para locais de baixa umidade).

Porém meu grande sonho é tentar fazer um sistema alternativo no motor do trator (veículo tracionador). Pensei em instalar um dumper (desvio) de forma a trazer uma tubulação desde antes da saída dos evaporadores de ar condicionado do carro, fazendo que todo o ar refrigerado quando o veículo estiver em funcionamento seja destinado através de uma tubulação extra para o meu reboque. o mesmo pensei em fazer com ar quente. Também pensei em utilizar o sistema do radiador para fazer aumentar a circulação de agua quente circulando em uma serpentina adicional de cobre instalada abaixo do piso do reboque para locais onde eu tenha muito frio ou neve. Penso que isso inclusive aumentaria a possibilidade de manter o motor bem refrigerado uma vez que a quantidade de agua circulando sobre a serpentina adicional seria bem maior.

Enfim acho que extrapolei meus limites com a paciência de vocês…peço desculpas pois de fato me empolguei…gostaria de opiniões a respeito desta possibilidade do “reboque fechado” tendo em vista minha dificuldade em obter documentação de trailer! Grande abraço a todos!

1 curtida

Buenas Dede, seja bem-vindo ao Campistas.net!
Infelizmente não posso te ajudar muito, pois sempre comprei os meus Trailers prontos, mas como você bem diz, neste Fórum temos gente que idealizou e construiu seus próprios projetos e foram bem sucedidos.
A grande vantagem que eu vejo na construção do teu próprio Trailer e’ poder fazer exatamente como você imagina, com suas dimensões e prestações particulares de cada projeto, embora tenho visto que no andar do trabalho, tanto de idealização quanto de construção, mudanças vão aparecendo e isto considero como algo muito bom, pois aprimora o projeto inicial.
Fico na espera junto contigo, daqueles que podem se expressar com propriedade deste teu belo sonho, que e’ também o de muita gente (ja’ me peguei diversas vezes pensando se pudesse refazer o Guanaquito, quais coisas mudaria ao meu gosto!)
Grande abraço Dede, e não desista do sonho!

Dardo.

2 curtidas

Boa tarde, @Dede seja bem-vindo, e que em primeiro lugar posso te falar é que aqui vc vai encontrar vários amigos que apesar de não conhece-los pessoalmente vc verá que são amigos.
Quanto ao projeto, algumas ideias que não sei se as melhores:
-pense em um projeto que seja técnica e financeiramente executável
-tente um projeto conhecido para evitar frustrações
-evite projetos muito demorado para não desanimar no caminho
-evite projetos paralelos para não perder o foco
-e este que acho talvez o mais importante é ter a cumplicidade da esposa ou namorada se for namorada é mais fácil rsrsrsrsrs
e alem de tudo fique vontade para compartilhar suas duvidas ou aqui, ,particular ou pessoalmente; a proposito qual sua cidade?

2 curtidas

Não gostei daquele assento de plastico que resolvi fazer outro(cara chato rsrsr)

2 curtidas


Colocando tanques (como é demorado parte elétrica e hidráulica) serviço demorado e não aparece, ruim de fazer pois é tudo em baixo ou escondido mas faz parte do cardápio, fazer o que?

3 curtidas

Muito Obrigado Dardo pelo seu incentivo! Vamos em Frente!

Boa tarde Frank! Vou responder a você que sou Maringaense, e já a quase 2 anos voltei a vier aqui em Maringá-PR. No entanto, pelas características das minhas atividades profissionais viajei por muitos anos, tenho bases em Florianópolis, Rio de Janeiro e Temuco-Chile. Portanto agora talvez ajude a explicar em buscar um veículo que me proporcione um pouco mais de conforto para o descanso durante as estradas…A propósito, vocês precisando será um grande prazer recebê-los nestes lugares. Você tem toda razão em seus conselhos. Para ser exato como estou no início uma das coisas de que pretendo não abrir mão é o prazer. Quero saborear cada etapa, portanto minhas metas não serão ousadas nem trabalharei com prazos agressivos. Também prometi não me aborrecer fácil na hipótese de insucessos…kkk. Como estou na etapa inicial no desenvolvimento do escopo, os impactos das alterações não provocam resultados catastróficos. Felizmente. E é por isso que desde o dia em que lhes perguntava a respeito da documentação, me surgiu uma nova idéia. Talvez ao inves de reboque fechado talvez eu altere para um reboque aberto mesmo, porém, neste caso, levando um “barquinho casa” sobre ele. Andei pesquisando e tem muita coisa que me agrada…vou tentar colocar umas fotos para compartilhar com vocês depois, porém desde já agradeço-lhes muito pela acolhida. Um grande abraço a todos e uma ótima semana.

2 curtidas

Eu queria construir um trailer porém essa questão da documentação está me preocupando, mesmo tendo uns “caminhos” a seguir não sei, parece que está afunilando esse caminho e acredito que seja mais complicado regularizar de verdade um trailer artesanal, mesmo assim continuo incentivando e empolgando quem queira se aventurar isso pois sou um professor pardal nato e acho que isso é muito divertido.
Estou procurando um trailer em péssimo estado mas com documentação para utilizar apenas o chassis e documentos mas até esses andam meio escassos no mercado.

Uma alternativa q eu estava pensando seria comprar um reboque carga aberta prontinho e fabricar um casulo para carregar sobre ele, então em caso de fiscalização eu estou carregando uma grande caixa sobre o reboque não importando o q tem dentro, se tem janelas, portas etc. no caso seria pra fazer um trailer intermediário entre um mini trailer e um trailer pequeno.

Mas enfim, sem extender demais aqui no topico do Frank, continuo acompanhando hein, está sempre tudo muito bem feito.
Gostei das caixas dágua, são da PPVILLE?

forte abraço a todos.

1 curtida

Bom dia pessoal!
Ando meio sumido, bastante correria por aqui.
@Dede, sobe a documentação, é algo simples.
Esse cara que tem o chassis, basta ele registrar no sistema do Denatran como Baú/Especial/Trailer.

O tamanho do chassis podes ajustar como quiseres, pois não precisa constar na nota fiscal para emplacamento.

Outra opção é mandar fazer o chassis num serralheiro, na medida que desejas, compra a nota fiscal e emplaca normalmente.
Numa pesquisa rápida:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-995898189-plaqueta-documentar-modelos-1-e-2-eixos-food-truck-treylher-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1069968620-documento-de-carretinha-e-trailer-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1055122002-documento-legalizaco-de-trailer-reboque-_JM

Eu comprei uma nota fiscal por 400,00 e paguei mais 200,00 de impostos pois pedi um valor de compra na nota fiscal de 4000,00. O vendedor recolheu os impostos sobre o valor declarado e paguei.

Com a NF em mãos, gravei o nro do chassis em uma chapa, soldei na longarina e fui pro CRVA emplacar como novo, sem nenhum problema.

Precisa apenas constar na “Espécie:” Especial.

Olá Frank! Muito obrigado por suas orientações. Certamente serão muito valiosas.

Fiquei devendo as fotos do meu “plano B”. Como sou novo aqui no fórum não consegui encontrar como anexá-las por aqui…vou tentar copiar e colar. Grande abraço.

obrigado pela atenção, quanto as fotos no “Campistas.net” tem um topico de como enviar fotos

@Frank Mas o que que é isso! Estas fazendo teu trailer ou criando uma linha de montagem pra produção? :smile: Muito lindo o trabalho! Nem parece que foi feito artesanalmente.

@Dede Seja bem vindo!

1 curtida

Olá Gustavo, obrigado pela acolhida!

1 curtida

Bom dia a todos do grupo, estou começando a planejar meu mini trailer e estou feliz de ter achado este grupo, além das dicas técnicas é muito legal a disposição de todos em ajudar, obrigado. Frank, parabéns pelo seu trabalho, será que vc podia me fazer um favor, (mal cheguei e já estou pedindo) detalhar mais como fazer aquele seu curvador de tubos? Procurano site www.derepentenaestrada.com.br ele também tem um canal o YouTube muito legal como muitas dicas sobre tudo que ele fez no trailer, inclusive a parte elétrica que é, “fazendo a parte elétrica com painel de controle em trailer motorhome ou kombi”, valeu, abraços a todos.

2 curtidas