Buenas Matheus,
Quanto tive que decidir onde ligar a geladeira, realmente fiquei na dúvida se fazia uma ligação diretamente na bateria ou não, e entendo porque eles recomendam isso. A grande maioria de problemas nesse tipo de instalação, principalmente quando envolve inversores (caso diferente), são relativos ao equipamento não receber a tensão e corrente necessárias. No momento que eles recomendam ligar tudo diretamente na bateria e especificam um cabo adequado, acabam-se uma série de questões relativas ao compartilhamento de corrente com outros equipamentos que eles não precisam mais resolver.
Dito isso, eu acabei optando por ligar somente o inversor e o controlador solar diretamente na bateria, e todos os demais equipamentos 12V passam através do controlador solar. Eu fiz isso principalmente para me beneficiar do controle mais refinado que esse tipo de equipamento faz com relação a carga que ele passa para os equipamentos. Como um exemplo simples, o controlador solar desliga completamente a carga se a bateria atinge um ponto específico de tensão, e isso já ocorreu no trailer mais de uma vez por problemas diversos.
Para fazer essa ligação foi usado um cabo de 50mm que vai da bateria até o controlador solar, e depois cabos de 6mm para os principais equipamentos (geladeira, motores, etc), e a capacidade do controlador solar não é excedida pelo total dos equipamentos 12V. Ainda assim, existem determinadas situações em que se percebe a interferência entre os equipamentos, por exemplo com a tensão descendo mais do que deveria no momento em que se abre uma torneira e a bateria está mais baixa. Sabe aquela rápida baixa de luz no momento exato em que se liga um motor? Isso é a tensão descendo mais do que deveria no circuito.
Mesmo assim eu aprecio os benefícios de ter tudo ligado através do controlador, e isso nunca me causou problemas reais. Mas por esses detalhes não dá pra tirar a razão do pessoal da Refrináutica quando eles sugerem algo diferente e mais robusto sob o ponto de vista da geladeira.
Se eu tivesse que recomendar algo a respeito seria configurar a instalação elétrica de forma que arrependimentos sejam possíveis sem maiores transtornos, e que uma ampliação do esquema original possa ser feita com alguma facilidade. Por exemplo, no projeto que fizemos eu procurei colocar as principais entradas e saídas passando pelo mesmo lugar na tulha onde os equipamentos estão e então por um painel comum onde todos os disjuntores ficam localizados (todos os equipamentos tem disjuntores individuais), para que seja fácil reconfigurar. Com isso, já fizemos melhorias desde o projeto inicial, como por exemplo adicionar um disjuntor para a geladeira (era a única de fora, porque tinha medo de que ela fosse desligada sem querer) e também foi adicionado um seletor de rede automatizado entre o inversor e a rede externa, e as duas mudanças foram baratas e triviais.
Então, se quiseres colocar a geladeira no carregador solar também, desde que seja fácil modificar caso dê errado, não vejo problema. Só cuida para que os cabos sejam adequados e que a soma dos motores e da geladeira (mais alguma folga pra luzes, etc) não excedam a capacidade de corrente do controlador. Dificilmente o motor da geladeira vai queimar se for de boa qualidade porque naturalmente esses motores são feitos para trabalhar com baterias que tem tensões bastante variáveis.
Aproveitando o assunto, gostaria de dar uma dica mais geral: cabos são resistores, e quando a gente trabalha com tensões mais baixas tipo 12V, as pequenas perdas são muito relevantes. Perder 10V em 220V passa desapercebido, mas perder 1V em 12V é a diferença entre um equipamento funcionar ou não! Então, precisamos ter cuidado com a bitola utilizada para os fios, e levar bastante em conta tanto a corrente quanto a distância entre os equipamentos. Quanto maior a corrente, maior a relevância da distância no cálculo, e visse-versa. Se o inversor está a 20cm da bateria, a bitola é uma, se está a um metro, a bitola necessária já é outra. Como uma dica simples, se ao calcular a perda mais do que 2% da tensão vai “ficar” no condutor, a bitola está errada (12V x 0.98 já é 11.76V).
Temos importantes empresas no Brasil trabalhando com trailers ou motorhomes que não levam isso em conta. Precisamos cobrar deles quando tivermos a chance para que no futuro o mercado como um todo saia ganhando (e nós também! ).