Geladeira 12V no controlador solar?

Uma pergunta rápida, geladeira 12v gela bem uma cerveja :beers: no verão ? Hehehe :yum:

amigo, em breve responderei sua pergunta, colocando uma geladeira 12v no home e o primeiro produto a gelar cerveja. Abraço.

Boa hehehe !!!
Sou fã de uma cerveja artesanal , aqui em Estrela - Rs, terra da Polar, pegou uma febra faz tempo.
Vários amigos se juntam para fabricar, tem em torno de 35 micro cervejarias, e 2 grande , com ótimas cervejas artesanais , Por isso, a pergunta !!! hehe
Grande Abraço

1 curtida

Muito obrigado pela grande ajuda Gustavo. Abraços.

Gela muito bem, Leandro. Na verdade a nossa geladeira do trailer é melhor que a nossa de casa para esse fim, pois ela tem um compartimento logo abaixo do congelador que deixa as latinhas super geladas sem congelar.

Dependendo onde deixamos o trailer no verão, as latas ficam geladas por semanas mesmo sem conexão com a rede elétrica. Eu seguido brinco com o pessoal que ofereço algo gelado lá que aproveitem, pois foi gelado pelo sol! :smile:

@Marlon De nada! Qualquer coisa estamos as ordens.

3 curtidas

Hehehe ! ótimo saber gustavo !!! Vlw

1 curtida

amigo como havia combinado respondendo gela realmente muito bom geladeira com motor 12v com consumo baixo e com ajuda do painel solar melhor artesanal vai ficar melhor aquele abraço.Elzo.

3 curtidas

vou pegar carona nesse tópico aqui.
@Gustavo eu tenho em casa um controlador PWM de 30A se não me engano.
Estou pensando em converter a geladeira (frigobar 120lts) para 12v.
Digamos que eu não vá usar o arcondicionado enquanto não tiver uma fonte de 220v externa, para alimentar bomba dágua, frigobar 12v, uma tv pequena de lcd 12v, quantos paineis e de que tamanho eu precisaria e que tamanho de bateria tu achas que eu deveria comprar?
Digamos num modo “low coast” o basicão mesmo hehehe.

1 curtida

Buenas Giuliano!

Se o objetivo for ficar desconectado com algum conforto com o equipamento básico funcionando, não tem como fugir muito do que fizemos pro Balão. Tem que ter ao menos uns 500W, pra com perdas pessimistas de 40% (inclinação inadequada, sujeira, etc) ainda sobrar uns 300W reais, que nos 12V dariam 25A teóricos. Com 5h de sol bom, terias 125Ah pra passar o dia e a noite. Nós começamos com duas baterias de 63Ah cada, pra 126Ah. Funcionava, mas ficava muito apertado, e se desse um dia mais nublado começava a ficar preocupante. Colocamos mais uma, ficando perto dos 190Ah… ficou mais tranquilo.

Lembrando que o peso das baterias é grande… pra uma conta aproximada rápida da pra dividir os Ah por 4 (190 / 4 = 47.5kg). Isso pra uma bateria chumbo-ácido razoável (quanto pior a bateria, mais barata, menos chumbo, mais leve). Nem sempre vale a pena esse peso.

1 curtida

Gustavo, mais uma dica sobre as baterias, estou vendo o custo beneficio e a heliar freedom DF2000 de 115A tá com um valor bacana, depois para um upgrade pra ligar em paralelo a ela eu serei obrigado a usar também outra de 115A ou poderia adicionar uma de 55A por exemplo?
E sobre os paineis solares, meu controlador é PWM de 30A, como fica melhor eu comprar os paineis, poderia comprar dois paineis de 150w por exemplo e mais adiante mais um ou dois? acho que daí tem q ver qual o limite de tensão de entrada no controlador correto?

1 curtida

Olá Giuliano,

Achei algumas mensagens antigas que eu não tinha visto… desculpe a falta de resposta aqui.

Já resolveu essa questão das placas? Como está a função do trailer?

1 curtida

Oi Gustavo, o trailer tá bacana, faltando um pouco de tempo pra sair mais vezes mas isso é detalhe, logo se ajeita.
Sobre a energia estou justamente numa duvida cruel.

O que tenho hoje em casa:

  • Bateria freedom estacionaria 115A nova;
  • Controlador de carga solar PWM 30A;
  • Fonte chaveada 30A;
  • O conversor original do trailer Karmann ghia.

O que eu queria era algo assim, viajando durante o dia painéis solares estariam alimentando a geladeira e carregando a bateria, qdo eu chegar no camping ligaria o trailer na rede 220v e esta faria o papel de alimentar os 12v pro trailer e recarregar as baterias.
Aí não sei se passo a geladeira pra 12v com compressor e unidade de comando da resfriar (aprox. 1000reais), ou se compro um inversor da Serrana de 600w senoidal puro (http://www.serranaenergia.com.br/produtos.php?pid=200) garantem que toca um frigobar de 120lts numa boa.
Não sei tb como interligar a parte solar com o carregador de baterias 220v, essas coisas hehehe
Como viu estou bem perdido.

Hoje eu estou com o conversor original do trailer funcionando só que não uso ele pra carregar a bateria por medo de danificá-la, uso apenas pra suprir os 12v do trailer (bomba dágua e iluminação) e uso pra carregar a bateria o controlador de carga solar com a fonte chaveada de 30A como se fosse o painel solar, regulei a fonte no máximo e sai 15v aí a bateria fica sempre carregada em flutuação.
Na verdade eu queria retirar o conversor original do trailer e fazer um sistema novo mas parei nessas duvidas hehehe.

queria começar com 300w de painel solar aí não sei se é melhor 2 paineis de 150w ou apenas um de 300w e por aí vai

1 curtida

Se entendi bem o sua ligação ficaria o seguinte, na bateria você ligaria o controlador de carga e os aparelhos em 12V. No controlador, as placas solares e a fonte. Existem fontes que funcionam de 96V a 280V, são as melhores para o uso em camping, onde nunca se sabe qual a voltagem vai encontrar. (A que eu tenho é da marca Usina, que é fabricada numa cidade aqui perto e já tem o controlador embutido, mas existem outras marcas).
O ideal seria ter todos os equipamentos em 12V pois, cada vez que você transforma a voltagem uma parte da energia é perdida em forma de calor. Os inversores perdem em média 10%, ao longo do dia pode ser a diferença de ter a geladeira ligada o dia todo só com energia solar, ou não. mas realmente o preço da conversão não é muito convidativo.

2 curtidas

Se o valor não for problema, em geral a conversão da geladeira para 12V é bem melhor. Do contrário vais ter que andar sempre com o inversor ligado, em viagem e também quando parar em algum local sem energia. Eu prefiro ver o inversor como um mal necessário… é muito conveniente ter 220V (ou 110V) disponível quando precisamos, mas inversores costumam ser gastadores, esquentam, alguns são barulhentos, e são mais uma peça para dar problema. Se o inversor desliga no meio da viagem por qualquer razão por exemplo, a geladeira já não funciona mais.

Desses 300W é bom considerar como uns 180W (60%) devido ao ângulo, sujeira, etc, que não é muita coisa. Já que estás planejando agora, eu tentaria fazer um projeto para uns 500W, para ter por volta de 300W reais disponíveis para o trailer. O custo vai aumentar um pouco, mas não é muito, e com essa quantidade de energia já dá pra brincar de ficar desconectado um final de semana ou mais em algum lugar mais remoto, por exemplo.

A principal questão para ter em mente entre uma placa de 300W ou duas de 150W é a tensão (voltagem). Placas maiores normalmente elevam a tensão para 30V ou mais, para diminuir as perdas. Para usar bem essa energia, o controlador necessariamente deve ser um MPPT, que vai transformar a tensão alta em maior corrente na baixa tensão, ao invés de simplesmente “cortar” a tensão por volta dos 14.5V e mantendo a mesma corrente, como fazem os controladores PWM puros.

Também assino embaixo do que o Leandro falou acima.

Depois nos conta como ficou.

Grande abraço!

1 curtida

Estava dando uma olhada nos equipamentos.
Acho que eu teria que colocar dois paineis de 260w então, um controlador MPPT de 40A e passar a geladeira pra 12v trocando o compressor.
resumo da ópera uns 3mil reais!!!

2 curtidas

Olá amigos estou me adaptando ao uso da minha nova geladeira 12V com 67L.
Estou com problemas em manter ela ligada durante a noite, com 2 baterias de 115Ah em paralelo.
Ela esta conectada ao controlador de carga mppt epever 30A junto a um painel de 330W.
Durante o dia com o painel carregando uma média de 2Ah das 7:00 as 19:00 mais ou menos.
O compressor ajustado na temperatura minima fica ligado por 3 min e desligado por 10min repetindo esse ciclo e consumindo uma media de 4,5Ah quando ligado.
Gostaria de uma autonomia minima de uns 2 dias pelo menos sem conectar a tomada 220v.
Agradeço a atenção de todos.

2 curtidas

Bom dia Leonardo, seja bem vindo!

Parece que essa placa está carregando abaixo do esperado. Mesmo imaginando que 40% da capacidade nominal dela esteja indo fora por sujeira, cabos, e por estar na horizontal, ainda assim seriam 198W, ou 15.2A em 13V. Bastaria uma hora e meia com essa potência para chegar na média que sugeriste de 2Ah por 12h (24Ah ao todo). Não pode estar certo isso.

Tens medidas mais detalhadas da carga da placa? Quanto ela gera com sol forte no meio do dia?

1 curtida

Bom dia amigo, segundo o proprio manual do painel sua corrente pico é de aproximadamente 8 Ah ja que ele opera em média 40V, quem faz esse ajuste é o controlador de carga q regula ate 13-14V, no meio dia com ceu aberto chega a 3Ah. Tambem acredito que a geraçao esta abaixo do esperado (60% de 8Ah deveria chegar a quase 5Ah).
Mas minha preocupação maior esta no consumo da geladeira, mesmo carregando as baterias na fonte Usina por 24h a geladeira consome a carga em menos de 24h. No meu teste a geladeira nao conseguia mais ligar depois da 1h da manha, mesmo a bateria marcando 12,1V quando o compressor liga a corrente de partida derruba a tensão pra menos de 10,8V o que faz a proteçao desligar o compressor, assim q ele desliga a tensão volta ao patamar de 12,1V e o ciclo se repete ate q eu desligue a geladeira, ou acione o carregador Usina.

1 curtida

Bom dia amigo, segundo o proprio manual do painel sua corrente pico é de aproximadamente 8 Ah ja que ele opera em média 40V

Normalmente a informação de corrente é dada na tensão de carga (13-14.5V), e não na tensão da placa, porque a tensão da placa vai variar conforme o controlador decidir. É isso que o MPPT quer dizer: Maximum Power Point Tracking… ou seja, o controlador vai descer ou subir a tensão dinamicamente para tentar encontrar o ponto de maior potência (maior tensão vezes corrente) daquele instante exato do sol, para depois transformar a tensão de entrada para a tensão de saída estável de carga. Isso ocorre rapidamente e com frequência, então não é uma boa forma de se analisar a produção de energia da placa.

Por curiosidade, essa também é uma das principais diferenças em relação ao controlador PWM. Esse último corta a corrente ao invés de transformá-la. Então uma placa que gere 5A em 32V vai gerar no máximo 5A em 14V se o controlador for PWM, mas vai gerar 11.4A ou mais na mesma situação se o controlador for MPPT. Esse é a teoria que explica porque placas maiores “precisam” de controladores MPPT. Não é que precisem necessariamente, mas a energia vai fora de outro jeito.

Então para confirmar: como é que estão sendo medidos esses 2A de média por 12h?

Mas minha preocupação maior esta no consumo da geladeira,

Se o consumo da geladeira informado estiver correto (4.5A em 12V, ligada 23% do tempo), isso parece normal e bastante razoável para uma geladeira de 60 litros que funcione em 12V. O problema não é desse lado… é o sistema de alimentação que não está dando conta de reabastecer as baterias.

Em todo caso, vou repetir a pergunta acima para a geladeira: como está sendo medido este consumo?

1 curtida

Todos esses dados estou coletando direto do controlador, tanto a corrente do PV como a corrente da carga (no caso a geladeira).
O controlador epever tem um display que mostra todos esses dados.

1 curtida