Geladeira 12V no controlador solar?

Dei uma olhada no manual dele agora e se for o mesmo ele mostra em uma das telas a potência gerada ao longo de um período (em kWh), e permite zerar o contador também. Essa é a melhor forma de medir porque vai te dar o valor real ao longo do dia, independente da tensão ou corrente momentâneos.

Com isso seria bom ver duas informações: energia total gerada ao longo do dia zerando no início e lendo no final, e pegar um período de 30 minutos bem ao meio do dia com sol forte, e ver qual a energia gerada nesse período. Com esses dois dados, ficaria fácil termos uma ideia do comportamento do sistema como um todo.

1 curtida

Entendi, vou fazer as medições e comento em breve o resultado.
Quanto a geladeira vc acha normal um consumo médio de 5,5Ah (média, varia de 4,5 a 6,5) e na função turbo quase 7Ah, sendo q o manual informa o consumo médio de 3,8Ah e 5Ah na função turbo.
Obs: (geladeira 67L Resfriar)
Agradeço a atenção e retorno em breve

1 curtida

Se esse é o consumo quando está ligada e o ciclo de trabalho dela é perto de 25% como indicado acima, está bem razoável. O manual normalmente é meio otimista mesmo, e não inclui fatores como a perda dos cabos, temperaturas acima do padrão, etc. O importante é que com esse consumo dá para manter ela ligada 24h com placas solares com muita folga. Só tem que acertar o lado da carga.

2 curtidas

Olá amigos , obrigado por ter criado este canal e tópicos sou rancheiro e tenho inúmeras dúvidas e conto com os amigos aí .
Tenho um frigobar rural a lamparina a álcool em meu rancho, que nos salvou e salva faz 3 anos , a pergunta é : queríamos colocar uma geladeira de uns 180 litros 12 volts , temos uns 700 wts de placa solar e 220 de bateria , mas infelizmente as geladeiras convencionais 127 volts mais o conversor não tem oque aguenta , o problema é a partida da geladeira que faz com que a bateria sofra um baque grande e não aguenta passar a noite .
Alguém sabe me dizer se o motor compressor geladeira 1/6 tem pico , partida ? Se não ! Quantos amperes hora gasta da minha bateria ?