Gerador Branco B4T 2000i

A primeiro momento levarei o gerador na caçamba, e estou pensando em fazer alguma caixa acústica para pôr sobre o gerador. Assim, não estou me preocupando muito ainda, mas já pensei em comprar outro gerador 4t para fixar sobre a lança, em frente a tulha. Eu tenho um 2t de 850W, pequeno, fraco e muito barulhento, por isso um 4t será item obrigatório.

Hoje foi o dia das coincidências na volta do gerador. O assunto apareceu primeiro em uma conversa com o @Dardo hoje a tarde, o que me lembrou que faziam duas semanas que não ligava ele. Fui lá e liguei ele e ficou 20 minutos funcionando para não deixar o combustível parado no carburador e também para fazer ele funcionar um pouco. Logo mais, por pura coincidência, chegou pelo correio o horímetro que havia encomendado da China já há meses, junto com a compra do próprio gerador. Aí fui lá para ligar o gerador novamente agora a noite e ele ligou e já apagou… ué… fui ver, havia acabado o combustível! Incrível… ficou 20 minutos ligado e eu desliguei ele segundos antes do combustível acabar.

Em fim… esse aqui é o horímetro:

Esse é o mesmo do @CarlosFanara pelo que ele falou, não por coincidência. Pesquisei bastante e esse era claramente a melhor opção. E não é caro pelo benefício… eu paguei 18 dólares na época. Considerando o custo do próprio gerador vale a pena para controlar o tempo de uso entre manutenções (óleo, etc). Esse modelo também controla o tempo de cada uso automaticamente, então acaba servido também para controlar o consumo de combustível.

A instalação é super simples… basta enrolar o fio na volta do cabo de vela, conforme fiz aqui para testes iniciais:

Depois instalei ele de forma mais permanente fazendo um pequeno furo no canto desse mesmo compartimento, e fixando o velcro que vem junto na parte superior de forma a não atrapalhar o uso das alças do gerador.

Aqui mostra ele com o gerador ligado, em modo de RPMs:

Dardo, fica a dica! :smiley:

A propósito, tenho que confessar que depois de dois anos de uso extensivo de energia solar no trailer, eu estou achando geradores desse tipo muito inconvenientes! Cheiram mal devido ao combustível, são barulhentos, pesados, precisam de manutenção e cuidado (óleo, no mínimo), logicamente precisam de combustível que é mais uma coisa para se preocupar e carregar (explosivo a propósito), e ocupam um bom espaço na bagagem. Tudo bem, o esquema de ter energia em qualquer lugar é maravilhoso, mas eu ainda não cheguei a conclusão se realmente vale a pena comparado ao inconveniente de não poder ficar na sombra desconectado por mais de 3 ou 4 dias e de não ter ar condicionado desconectado. Precisamos de mais algum tempo de experiência pra chegar a uma conclusão mais definitiva… vamos ver!

Boa noite Gustavo, vc fez exatamente com eu fiz para instalar e fixar o horimetro e o horímetro é idêntico ao meu, realmente temos que avaliar mais a utilização do gerador, nunca fiz o chamado camping selvagem, sempre tem uma tomada para safar. Mas o gerador tb me serve para a falta de energia em casa kkk. Não sei se lembrou de mim mas dei um pitaco na cuba de seu trailer e acho que foi aceito.

Grande abraço Carlos Fanara

@CarlosFanara Verdade, o gerador não deixa de ser um quebra-galhos. Quanto ao camping mais selvagem, nosso destino favorito é o Forte Santa Teresa mesmo. Foi lá que justificamos para nós mesmos o investimento. Em outros lugares até já tivemos casos de não ter eletricidade, mas nunca chegamos a ficar tanto tempo que o sistema solar não desse conta.

Quanto a cozinha, me desculpa pois não lembrava que a dica tinha sido tua, Carlos! Nossa, foi importantíssima essa dica na felicidade do casal dentro do trailer, muito obrigado! Já pensou a esposa louca comigo porque a pia da cozinha é de brinquedo e não cabe nada? :smile:

Valeu Gustavo, o importante é agradar as esposas, nossa vida fica bem mais fácil :grin: :grin: :grin:

Segue o manual do horímetro para quem tiver curiosidade e para eu mesmo achar em alguns meses:

@Gustavo, achas que um ar condicionado inverter resolveria a questão do pico inicial (quando o ar é ligado)? Também estou considerando o mesmo modelo do Branco, que está com um ótimo preço em comparação aos semelhantes de outras marcas, e minha esperança é que ele conseguisse tocar um ar inverter no modo inteligente.
Abraço!

Buenas @skydiver, seja bem vindo!

Sim, acho que não haveria problemas. Esse sistema econômico parece simplesmente desacelerar o motor e vai gradualmente aumentando a aceleração conforme a demanda aumenta, mas não dá tempo de acelerar rápido o suficiente para compensar o pico de demanda necessário para ligar esses motores elétricos tradicionais.

Com o ar utilizando o sistema inversor, ele primeiro retifica a corrente tornando AC em DC, e depois “inverte” novamente criando uma onda AC modulada de acordo com a necessidade. Então ao contrário do ar condicionado tradicional, esse mecanismo trabalha com potência e giro variáveis, e a demanda de corrente aumenta bem gradualmente.

Uma curiosidade é que esses geradores modernos, como o Branco que estamos conversando aqui nesse tópico e o Honda EU20i, também são inversores. Ou seja, a saída do motor que é naturalmente alternada (AC) é retificada (DC) e então invertida novamente. Por isso que a onda é tão pura como vemos no osciloscópio acima, apesar de ser um sistema mecânico e com rotação bem variável.

Então a corrente alternada é retificada, alternada novamente, retificada novamente, e alternada novamente! Que trabalheira. :smile:

Depois nos conta mais sobre teus planos, @skydiver.

Grande abraço!

Bem, eu testei ontem o gerador em diferentes regimes de carga, e o modo economy, automático, trabalha bem com o ar cond. e demais cargas menores, porém, quando liga o ar e o micro-ondas ao mesmo tempo, o sistema não dá conta de segurar; se utilizar ele no modo “normal”, mais acelerado, segura bem ambos os “pesos pesados” do consumo, pela vantagem do ar ser inverter, gerando menos carga ao gerador, ao não ter picos de partida.
Em marcha lenta, dá um pouco de ressonância, porém ao acelerar um pouco, desaparece quase que totalmente; vou continuar com os testes.
Abraços.

Dardo.

1 curtida

Uma publicação foi dividida em um novo tópico : Certificado expirado

Olá, obrigado por me aceitarem e por compartilharem o conhecimento!!
Este tópico salvou minha pele! Estou construindo minha van home e a questão AR/GERADOR estava me tirando o sono, pois um tecnico da Springer/Mideia por telefone havia me dito q o consumo de pico era em torno de 5000W!!!
Meu ar é 7.500 btu de janela e tava desistindo de instalar pois onde levaria um gerador desse na van?
Também pretendo ligar o gerador direto no ar, uma vez que minhas baterias são de lithiun e meu inversor de 500W.

Mais uma vez obrigado, vai ser BRANCO B4T na cabeça!!!

2 curtidas

Tenho um e toca tranquilamente um ar slpit Window Elgin 220v de 9000btu

3 curtidas

Valeu Carlos, estou montando meu home sem muito conhecimento e as vezes arrisco em usar materiais e equipamentos diferentes dos habituais como baterias de lithium e colunas de estantes industriais, então arriscar R$3000 em um gerador é difícil. Por isso agradeço imensamente os comentários de vcs, estou aprendendo demais aqui!!

2 curtidas

https://www.nowak.com.br/gerador-de-energia/gerador-de-energia-gasolina/gerador-de-energia-a-gasolina-branco-inverter-2-kva-inverter-b4t-2000i-monofasico-220v-60hz-ref-3500

Tá em promoção

Carlos, valeu irmão!!!
Ele é 220v e só uso 110v. R$2688 o 220v e R$2999 o 110v,da pra comprar um trafo de 5000va por R$120 kkkkk

1 curtida

https://www.olx.com.br/vi/522179810.htm

2 curtidas

Nossos dois ar condicionados (sala e quarto) são desse modelo:

1 curtida

Vamos la negociar kkk, valeu Carlos, mais uma vez

1 curtida

Pessoal,

Por favor, aproveitando o tópico… vcs acreditam que um inversor de onda pura de 3.000 W (com pico de 5000) consegue partir um ar condicionado como este postado pelo Gustavo (janela de 7500 btus) ?

Grato,

Marco

1 curtida

É bem difícil de responder porque o comportamento exato depende dos equipamentos exatos também, tanto do ar quanto do inversor. Quando a gente não sabe, um chute comum é multiplicar a potência por 5 pra ter uma ideia do pico inicial. Se fizermos isso nesse caso, 750W x 5 = 3750W. Dependo do inversor de 3k, ele aguenta porque é só um pico… mas não dá pra dizer nada com certeza sem saber do fabricante e testar pra ver o comportamento do equipamento.

Quando botamos o inversor de 4k, na verdade minha intenção não era usar efetivamente 4k… imagina… haja bateria pra aguentar algo assim! O objetivo era só robustez, pra diminuir as chances de ficarmos parados no meio do nada sem inversor. O preço que se paga, além do inicial é claro, é o maior gasto de energia “quiescente”: aquele gasto básico que vai fora só pra fazer o inversor funcionar.

1 curtida