Depois de passar dois anos só nas placas solares, resolvemos finalmente procurar um gerador a combustão para nos dar mais conforto quando ficamos na sombra por muito tempo. Não é que as placas solares não funcionem bem – muito pelo contrário. Por exemplo, algumas semanas atrás ficamos uma semana no Parque Santa Teresa no Uruguai, praticamente o dia inteiro na sombra:
Nesse caso as placas solares ajudam bastante. Mas todos os dias sobra um pouco menos de carga no final do dia, e depois de 3 ou 4 dias precisamos nos deslocar para recarregar.
Então fui atrás de uma alternativa, e depois de bastante pesquisa cheguei no tal Branco B4T 2000i, que aceita 1800W contínuos ou 2000W por um curto tempo (segundo o manual). Ele é um modelo silenciado e inverter, semelhante aos mais conhecidos Honda EU20i e Yamaha EF2000is, mas ao contrário destes, custa menos de seis mil reais. Na verdade, bem menos – dá pra comprar dois desses com o preço de um Honda. E aparentemente, a qualidade é razoável. Eu não consegui achar a fábrica original na China, mas a Branco é revendedora da Briggs & Stratton, e na Amazon encontrei o rapaz sob a marca, com bons reviews:
https://www.amazon.com/Briggs-Stratton-30651-PowerSmart-Capability/dp/B01A6I1WUC
Também consegui entrar em contato direto com o representante local perto de Curitiba, PR. Confirmei que haviam peças disponíveis (antes de dizer que eu queria comprar um ), e o atendimento foi bom. Ponto positivo.
Outro detalhe relevante é o fato de ser inverter. Isso quer dizer que a saída do motor é transformada de alternada (AC) em contínua (DC), e então passa por um cicuito inversor que transforma ela novamente em alternada. Isso permite que a saída seja muito mais limpa, e também permite ao sistema controlar em mais detalhe o comportamento do inversor. Mais um ponto a favor.
Bom peguei algumas economias, encomendei, chegou, e este último final de semana tive a oportunidade de realizar alguns testes já conectado ao trailer. Aqui está o rapaz descansando na grama, para se acostumar com o ambiente.
Não sei se dá pra perceber pelas fotos, mas o acabamento dele é ótimo. Essas partes pretas na volta da tampa e abaixo da alça de segurar ele são emborrachadas, e os pés são de borracha também para reduzir vibrações.
Bom vamos aos testes. Primeiro, se coloca o motor pra funcionar logicamente. Então vamos lá… abre o respiro do motor, liga afogador, gira chave geral (que na verdade libera o combustível também), desliga modo inteligente (mais sobre isso em seguida), puxa o cabo do arranque manual, e pronto… motor funcionando.
Então o primeiro teste relevante: ligar um dos ar condicionados do trailer. Já que temos um gerador, queremos o conforto de poder ligar o ar em dias de muito calor. Temos dois ar condicionados de 7500 BTUs que consomem em torno de 700W cada, então na verdade havia uma certa dúvida se ele seria bom o suficiente pra ligar. A aproximação “de guardanapo” é multiplicar por 5 devido ao pico inicial, o que daria 3500W, então na verdade era uma certa aposta se ele conseguiria ligar sem problemas.
Gerador ligado, entra no trailer, liga o ar e… funcionou! Ufa. Investimento já se tornou bom.
Agora, já que funcionou, resolvi abusar… tentei ligar o segundo ar ao mesmo tempo. Não é equivalente a um motor de 1400W porque o primeiro já estava rodando quando liguei o segundo, mas o teste é válido. Tentei e funcionou também, mas o motor claramente passou uma certa dificuldade para dar partida no compressor. Depois da partida, sem problemas. Segue uma foto do medidor no painel do trailer com ambos ligados:
Como se vê, baixou um pouco a tensão para 215V, o que não é inesperado nessas circunsetâncias, com um gerador de 1800W fornecendo mais de 1400W para dois motores, com uns 25 metros de cabo entre ele e os equipamentos. Eu também me esqueci de levar o multímetro RMS para ver se esses 215V são reais ou não. Quando complementar o teste comento abaixo.
Depois, como achei que o motor tinha passado um pouco de dificuldade para ligar o segundo ar condicionado, resolvi repetir o teste para ver o que acontecia. Em geral uma má idéia! E de fato o gerador desarmou… entrou em ação o sistema de sobrecarga do gerador e desativou a saída por completo. Enquanto isso o motor do gerador continuou funcionando. Ele só voltou a fornecer energia depois de desligar e arrancar novamente.
Okay, sistema de sobrecarga funciona.
Um ponto interessante: todos esses testes foram feitos com o modo inteligente desligado. Esse modo faz o motor variar a rotação conforme a demanda de energia. Isso é excelente porque aumenta a economia e diminui bastante o barulho. Então repeti os testes com o tal modo de economia ligado, e infelizmente como imaginava não deu certo. A razão é simples: a demanda de energia para ligar o motor do ar condicionado ocorre muito mais rápido do que o tempo de aceleração do motor. Sobrecarga!
Desliga, liga de movo… motor funcionando, inversor funcionando. Okay, parece confiável.
Bom, há uma saída para esse problema, que vou explorar nos próximos meses. O ar condicionado pode receber um sistema de “hard start”, que basicamente é um conjunto com um capacitor grande e um relé que fornece energia na hora do compressor ligar. Quando eu conseguir testar isso aviso.
Em seguida passei pro microondas, o que era um pouco preocupante porque ele consome em torno de 1300W. No final a partida foi até um pouco mais suave que a do ar condicionado, porém não cheguei a testar ele com o modo inteligente ligado. Era abuso na certa, já tinha testado o modo de sobrecarga o suficiente, e fiquei com medo de expor a eletrônica mais sensível do microondas a esse tipo de abuso (o ar condicionado é mecânico).
Fiz um par de vídeos para tentar demonstrar o nível de ruído e a diferença entre o modo inteligente desligado e ligado. Infelizmente, a captura do microfone não é nada realista, e parece bem mais alto (volume) e mais agudo (faixa de frequências mais altas do som mais aparente) do que ao vivo, então decidi não mandar porque ia atrapalhar mais que ajudar.
Ao invés disso, imagine o seguinte: com ele em modo inteligente e ao lado do trailer (2 ou 3 metros), fica bem confortável. Com o modo inteligente desligado (ou com maior carga, que dá na mesma) parece um pouco desconfortável e precisaria colocar mais longe. Pretendo fazer uma caixa para reduzir mais o barulho quando estiver tocando o ar condicionado, de forma a não incomodar nosso sono e nem a vizinhança.
Uma outra dica pra quem for comprar um gerador dessa natureza (todos eles): não deixe combustível parado no carburador, na bomba de combustível, e nem no tanque dependendo de quanto tempo for ficar parado. Quase todos eles tem uma forma relativamente fácil de tirar o combustível, e a razão de se fazer isso é para evitar que o combustível evapore e deixe uma “goma” pra trás que acaba atrapalhando com o tempo.
Falando em combustível, o tanque dele tem 3.6 litros, o que dá pra rodar em torno de 5-7h com um carga “média” pelo que li a respeito, mas não faço idéia do que isso signifique na prática ainda. Tenho que testar.
Pra fechar, aqui vai um vídeo da própria Branco sobre esse gerador: