Sistema solar portátil

Buenas pessoal,

Enquanto estava estudando para montar o sistema elétrico de nosso trailer, acabei adquirindo alguns equipamentos para montar um sistema de solar em pequena escala: um carregador PWM de 30A, uma bateria automotiva, e consegui até um par de placas solares usadas de 20W cada – uma não funcionava, mas era só o diodo de bypass queimado e simples de arrumar.

Com esse equipamento me familiarizei com os detalhes do processo… qual quantidade de luz solar gerava que tipo de corrente, diferenças de ângulo, e assim por diante. Me deu uma base legal para trabalhar no sistema de verdade que iria alimentar o trailer em viagens.

Depois que começei a trabalhar no sistema de verdade, esses equipamentos foram pro canto do escritório e ficaram meio de lado, mas a experiência inicial deixou aquele gostinho de quero mais. Logo de início já havia aparecido a vontade de um dia montar um sistema com essas partes que pudesse levar pra todo canto.

E eles ficaram lá, me olhando, por mais de um ano… sabe aquela sensação de culpa? :smile:

No feriado de ano novo agora no início de 2017, peguei toda aquela tralha e montei o brinquedo:

Então basicamente é uma caixa de ferramentas com 5 baterias de chumbo-ácido – 48Ah ao todo – com um carregador solar adaptado pra fechar de forma a ficar interno na caixa e protegido da chuva. As placas são conectadas com um par de engates rápido e podem ser desconectadas e guardadas quando não estiverem em uso.

Na própria caixa também tem um plug 12V tradicional de carro, conectado no lado oposto do carregador, para picos de corrente sejam servidos pelas baterias e não pelo carregador.

Nessas fotos a caixa ainda usava papelão para segurar as baterias no lugar e isolar um pouco a temperatura entre elas (dissipando pra cima e pra baixo, mas não pra vizinha). Depois substitui o material por lã de vidro, que absorve melhor impactos e resiste melhor ao fogo.

Levamos para uns dois ou três acapamentos já, e foi bastante útil algumas vezes. Agora estou pensando em passar ele pra frente pois fica muita tralha levar essa caixa e o gerador ao mesmo tempo, e eles servem mais ou menos o mesmo propósito, apesar de que com algumas vantagens e desvantagens em ambos os lados.

Os pontos mais óbvios é que o gerador funciona desde que tenha combustível, tem uma potência maior, mas faz bastante barulho. Já a caixa funciona desde que tenha sol em algum momento do dia, tem uma potência menor, e é completamente silenciosa.

Bom, em fim, funcionou, e ao menos os pedaços do projeto não estão mais olhando pra mim! :smile:

1 curtida

Muito interessante Gustavo, também gosto bastante dos sistemas alternativos, que na realidade a cada dia são mais presentes, e em especial, o sistema de placas fotovoltaicas, que aliados com as baterias, são muito úteis para os nossos RV`s.
Percebi, na minha viagem do ano passado para Bariloche e redondezas, que a diferença de funcionamento em latitudes mais distantes do equador, é perceptível, gerando menos amperagem/hora do que nas proximidades dos trópicos, onde normalmente utilizava a minha placa.
No teu caso, foi legal que arrumaste o “entulho” :smile: , más falando sério, bem legal a utilidade das placas, simples e eficaz, muito bem bolado, parabéns.
Grande abraço!

Dardo.

1 curtida

Obrigado, Dardo!

A eficiência baixa bastante mesmo, ainda mais que nossas placas estão na horizontal. Além do problema mais claro de não estar com o ângulo correto contra o sol, ainda é muito mais fácil o acúmulo de sujeira – mesmo quando guardado sob um bom teto. Limpando as placas durante um dia de sol, chega a dar gosto de ver a diferença que faz.

Pensei em bolar um esquema para levantar as placas, mas depois me dei conta que seria bobagem. É mais fácil, mais seguro, e muito mais conveniente super-dimensionar as placas. O cálculo de segurança que fiz foi com 40% de perdas em cima do necessário, dando margem pro ângulo, sujeira, e fiação.

Por enquanto estou satisfeito, a não ser quando falta sol por muito tempo! :smile:

5 publicações foram divididas em um novo tópico: Como medir a corrente do inversor

4 publicações foram divididas em um novo tópico: Geladeira 12V no controlador solar?

Pessoal, eu vou me desfazer desse equipamento pois não faz muito sentido levar ele, mais o gerador, além dos paineis do trailer. Acaba que fica parado aqui em casa.

Se alguém daqui tiver interesse, por favor entre em contato e fique a vontade para fazer uma oferta pelo conjunto completo montado de caixa, controlador, e placas, montados (sem as baterias pois já estão velhas). Desde que o fim seja para campismo para alguém que participe aqui, estou disposto a entregar por um valor abaixo do mercado.

Qualquer coisa avisem.

Oi Gustavo, quais são exatamente as peças??
Estou querendo montar um sisteminha pra montar no meu reboque pra acampamentos em barraca, de momento estou com uma bateria estacionária de 50Ah derrepente dá pra eu incrementar o sistema!

@Giuliano_mo É o conjunto completo que aparece nas fotos: controlador, caixa, placas, fiação, plug 12V, tudo montado. Só as baterias que não vou incluir no pacote porque estão velhas. Se te interessa entra em contato de forma privada que com certeza acharemos um valor que seja bom pra ti. Ainda mais que estás por perto e podes pegar ao vivo. Melhor que deixar tudo parado aqui.

Continua a disposição. Se ninguém se interessar vai acabar virando um presente pra alguém. :slight_smile:

meu caro @Gustavo eu já me perguntei se não seria util pra mim mas a resposta é que agora ainda não pois tenho que direcionar os QSJ (tradução: dindin, money, soldi…) para a construção, mas eu tambem resolvi fazer umas experiências.
comprei da china um controlador pwm 20A uma plaquinha 115x90 (da pra carregar celular) uma bateria de lipo de aeromdelo, tudo isto só pra ver como funciona. Eu gosto de aprender coisas novas e experimentando se aprende.

Sem pressão, Frank. :smile: A idéia é realmente achar um uso pro material que seja melhor do que ele ficar aqui olhando pra mim.

Sabes que essa idéia de montar um mini-laboratório foi exatamente o uso inicial do controlador e das placas? Realmente é muito bom experimentar com um modelo pequeno para pegar experiência.

Mas, LiPo? Tens certeza que o controlador vai entregar a tensão correta para essas baterias? Baterias de lítio são bem menos tolerantes a erros de tensão, e os acidentes com elas são bem mais sérios, tanto pela maior densidade quanto pela química que gera gases bem perigosos se chega a ocorrer um problema.

Eu já pensei algumas vezes em ir atrás de bancos de baterias de lítio para o trailer, devido a maior densidade (peso reduzido, mais energia), mas ainda não achei nem a bateria nem o controlador que eu tivesse coragem de ter dentro do trailer com a família dormindo dentro.

Sim @Gustavo lipo não é a bateria correta até porque o sistema não teria capacidade pra carrega-la, mas era a que tinha a mão. eu uso litio polimero (lipo) nos aeromodelos mas é bem critico o carregamento. Quanto as baterias para os RVs ainda são as baterias de gel as melhores, por ter uma durabilidade maior apesar do peso. Mas, sinceramente acho que logo teremos bateria de litio de praticamente uso geral, tal é a evolução nos ultimos tempos. quanto a risco de acidentes tudo é perigoso desde que não se dê o devido cuidado (exemplo uma bateria lipo poderia ser usada enclausura da em uma caixa de aluminio por exemplo). uma outra coisa interessante é que elas não são poluente tais quais a baterias de chumbo acido pois elas podem ser neutralizadas com água, mas vamos deixar por aqui pois a ideia é trocarmos ideias e não polemizar.

Concordo, e acho que até dá pra dizer com uma certa tranquilidade que o lítio já tomou conta nos mais diversos equipamentos, de celulares a carros. Mas por conta disso também temos visto acidentes com bastante frequência, alguns sérios, e em alguns casos mesmo sem consequências diretas houveram problemas de saúde de longo prazo por conta da fumaça gerada pelas baterias.

Então não é que não dê pra usar… o problema no meu caso ao menos é que eu fico com bastante receio de fazer um sistema pro trailer com baterias e carregadores importados pra esse tipo de material sem ter certeza absoluta da procedência e do nível de pesquisa e controle de qualidade empregados na fabricação. Mas, claro, no teu caso com um experimento controlado não há grandes problemas.

1 curtida

To batalhando mas os pilas nessa época tão pouco na guaiaca hehehehh