Buenas pessoal,
Enquanto estava estudando para montar o sistema elétrico de nosso trailer, acabei adquirindo alguns equipamentos para montar um sistema de solar em pequena escala: um carregador PWM de 30A, uma bateria automotiva, e consegui até um par de placas solares usadas de 20W cada – uma não funcionava, mas era só o diodo de bypass queimado e simples de arrumar.
Com esse equipamento me familiarizei com os detalhes do processo… qual quantidade de luz solar gerava que tipo de corrente, diferenças de ângulo, e assim por diante. Me deu uma base legal para trabalhar no sistema de verdade que iria alimentar o trailer em viagens.
Depois que começei a trabalhar no sistema de verdade, esses equipamentos foram pro canto do escritório e ficaram meio de lado, mas a experiência inicial deixou aquele gostinho de quero mais. Logo de início já havia aparecido a vontade de um dia montar um sistema com essas partes que pudesse levar pra todo canto.
E eles ficaram lá, me olhando, por mais de um ano… sabe aquela sensação de culpa?
No feriado de ano novo agora no início de 2017, peguei toda aquela tralha e montei o brinquedo:
Então basicamente é uma caixa de ferramentas com 5 baterias de chumbo-ácido – 48Ah ao todo – com um carregador solar adaptado pra fechar de forma a ficar interno na caixa e protegido da chuva. As placas são conectadas com um par de engates rápido e podem ser desconectadas e guardadas quando não estiverem em uso.
Na própria caixa também tem um plug 12V tradicional de carro, conectado no lado oposto do carregador, para picos de corrente sejam servidos pelas baterias e não pelo carregador.
Nessas fotos a caixa ainda usava papelão para segurar as baterias no lugar e isolar um pouco a temperatura entre elas (dissipando pra cima e pra baixo, mas não pra vizinha). Depois substitui o material por lã de vidro, que absorve melhor impactos e resiste melhor ao fogo.
Levamos para uns dois ou três acapamentos já, e foi bastante útil algumas vezes. Agora estou pensando em passar ele pra frente pois fica muita tralha levar essa caixa e o gerador ao mesmo tempo, e eles servem mais ou menos o mesmo propósito, apesar de que com algumas vantagens e desvantagens em ambos os lados.
Os pontos mais óbvios é que o gerador funciona desde que tenha combustível, tem uma potência maior, mas faz bastante barulho. Já a caixa funciona desde que tenha sol em algum momento do dia, tem uma potência menor, e é completamente silenciosa.
Bom, em fim, funcionou, e ao menos os pedaços do projeto não estão mais olhando pra mim!