Bom dia pessoal,
Como comentei antes, após muitos meses de espera a Felícia finalmente chegou e ficou disponível para nós no fim de maio:
Com toda a função da pandemia, por essas alturas já estávamos isolados em casa há meses, e também cansados da rotina de isolamento. Agora com uma casa sobre rodas tinhamos a possibilidade de viajar sem quebrar o isolamento, e resolvemos colocar isso em prática e fazer uma grande volta exploratória por Portugal.
Nossas primeiras etapas foram curtas, de dois ou três dias, pois precisávamos testar a nova casa e descobrir se haviam problemas maiores que deveriam ser resolvidos antes de confiarmos nosso bem estar de forma mais significativa. Não encontramos nenhum problema relevante que não pudéssemos resolver ainda em viagem com uma caixa de ferramentas simples. Depois disso fizemos uma etapa de uma semana, por volta de 1000km. Finalmente, aproveitando o trabalho remoto e o período de férias de nosso filho, fizemos uma etapa de três semanas onde percorremos 2200km em 44h de estrada.
Com essa etapa finalizada já estivemos literalmente nos quatro cantos de Portugal, por boa parte do litoral oeste, percorremos o curto mas famoso litoral sul de Portugal, conhecemos alguns pequenos trechos da extensão leste, e atravessamos a montanhosa extensão norte. Pelo centro estivemos em várias localidades durante estes percursos, incluindo o ponto mais alto do país com 2000 metros.
Ainda assim, não nos enganamos e não acreditamos que conhecemos Portugal por completo. Longe disto. O país é pequeno mas é extremamente denso e rico em detalhes. O que conseguimos construir com essa viagem parece-nos mais uma noção básica das grandes diferenças entre as regiões. Conseguimos também encontrar lugares que esperamos poder voltar.
Foram dias incríveis que ficarão consoco, mas que devido a extensão e a grande densidade do percurso, não acredito que conseguirei fazer um relato sequencial aqui que seja agradável de acompanhar. Ao invés disso, conforme o tempo e a memória possibilitarem, as vezes vou comentar sobre algum local ou algum evento que tenha ocorrido, e que talvez seja de interesse geral ou no mínimo digno de ser gravado para nós mesmos recordarmos um dia.
Aos poucos vou enviar algumas fotos, para colorir a história…
Serra da Estrela, a caminho do ponto mais alto
Caminha, foz do Rio Minho e ponto extremo noroeste. Portugal a esquerda, Espanha a direita.