Mapas tradicionais tem o seu valor

Boa tarde campistas,

Por falar em viagens, vou compartilhar uma brincadeira que fazemos por aqui. Apesar de toda a tecnologia e dos aparelhos que levamos conosco para orientar-nos durante a viagem, algo que fizemos e que tem um resultado bastante interessante é utilizar um marcador em um mapa tradicional, para vermos os caminhos por onde já estivemos.

Por exemplo, algo desse tipo:

O resultado em um mapa grande nos permite ver claramente as regiões mais visitadas e os caminhos ainda por explorar, e também nos lembra de regiões bonitas por onde estivemos e que deveríamos retornar.

Temos três mapas grandes que mantenho dessa forma hoje em dia.

Uma boa semana a todos.

3 curtidas

Que legal isso !!!
Já pensei isso tb , mas tipo um mural grande no meu escritório !!!

Pode também fazer uma lista simples no Excel , exportar com “ ; “ , e importar um Google mapas. Aparece todos os locais da lista.
Uso isso em meu trabalho !!!
Faço sempre isso no final de cada ano !!!

3 curtidas

Olá Leandro. Achei fantástica essa sua dica! Você poderia informar melhor como seria essa lista? Nome de lugares? Coordenadas? Grande abraço.

1 curtida

Tudo bem @Miranda !?
Vou tentar escrever o passo a passo logo abaixo, mas vou explicar como eu faço, talvez entenda melhor.
Eu uso basicamente uma lista de um banco bando de dados do excel do meu trabalho, exporto ele em CSV, e depois importo no google mapas conforme última foto.
Você pode testar , abrir uma planilha básica no excel , com cidade e estado, colocar 2 ou 3 cidades, depois ir em salvar como tipo CSV, depois faz a importação no google como um teste.

Acessa aqui o google e clica em iniciar:
https://www.google.com/intl/pt-BR/maps/about/mymaps/
Aqui algumas fotos:

Essa é a forma que uso, mas pode ter outras formas.
O legal disso, que salvando no google maps, nunca mais você perde nada , vai ficar lá pra sempre !!!

Achei até um mapa salvo, que nem lembrava mais, fala em MAPA COLABORATIVO CAMPISTAS.NET , provavelmente salvei aqui do blog.
https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1Mo0FSu2XtGSVAhbf_-axGosE75g&hl=pt-BR

Espero ter ajudado , grande Abraço !!!

3 curtidas

Depois te ter pesquisado sobre o google mapas e achar essa função uso muito essa outra que vou explicar abaixo.
Você pode criar listas do seus lugares ( foto ) , e ir salvando tudo que quiser.
Nós aqui , fizemos uma viagem ao Chile ano passado e criamos listas por cidades de todos os lugares que queríamos conhecer, chegando lá, abrimos o google mapas , olhávamos o que estava mais perto e visitávamos.
Legal disso, que nunca mais perde.
Se quiser repetir a viagem está tudo pronto, ou quiser compartilhar com algum amigo sua viagem, em alguns cliques faz isso…
Achei bem legal, e já compartilharei com amigos que viajam muito, e uns não sabiam, e começaram a usar também !!!

3 curtidas

Ajudou muito Leandro. Parabéns pela excelente didática. Pode ser compartilhado? Ou seja, você poderia compartilhar com outra pessoa essa viagem ao Chile? Muito obrigado e um grande abraço.

3 curtidas

Pode ser organizado de forma a ser compartilhado sim, Miranda. Por exemplo, todos os lugares na nossa categoria de #locais aqui no Campistas estão em um mapa dessa natureza para que possamos ter o mapa associado.

2 curtidas

Oi Leandro. Consegui importar a lista, ficou muito legal. Só não consegui fazer essa segunda dica onde consta “Seus Lugares” marcados, salvos, visitados, mapas. Isso só aparece em celular? Qual aplicativo? Grande abraço.

2 curtidas

Olá Gustavo, tudo bem? Você teria alguma dica de onde comprar os mapas atualizados? Tenho visto alguns no Mercado Livre, ele à pena comprar lá? Desde já agradeço. Grande abraço.

2 curtidas

Bom dia Miranda,

Especificamente no caso de mapas, eu gosto muito de comprar ao vivo, pois acho difícil de ter uma ideia boa da qualidade e do tamanho das informações no mapa sem pegá-lo, abri-lo, etc. Sempre compro os nossos em livrarias, e as vezes tenho que procurar por mais de um lugar ou voltar várias vezes no mesmo até achar algo que seja de acordo com o que procuro.

Os mapas físicos que mais gosto de usar atualmente são relativamente detalhados, com uma proporção de 1:300.000, ou 1cm por 3km. Para dar uma ideia eles dividem uma área que seria mais ou menos do tamanho de um estado do Brasil em três partes separadas, de forma que as informações são bem visíveis e os mapas não são ruins de manipular.

Eu brinco que a vantagem do mapa físico é que apesar dele ter uma tela gigante, consome muito pouca bateria. :joy:

1 curtida

É verdade, não tinha pensado em mais esta vantagem, sem gastar bateria. Muito obrigado Gustavo. Grande abraço.

2 curtidas

Excelente… gosto da idéia de pegar no mapa, parece que enxergo melhor os destinos do que quando olho ao celular ou notebook.
Sou novo aqui no grupo e já aprendi muita coisa lendo tópicos antigos! A educação e respeito nas postagens por aqui são impressionantes, pretendo continuar fazendo parte dessa família! grande abç a todos.

2 curtidas

Seja bem vindo, Leonardo!

2 curtidas

Há alguns anos costumo montar mapas das regiões onde vou, mas montados do GMaps com detalhes num Photoshop e depois impressos.
Nunca me entendi com o GMaps ou Earth - depois de uns 12 minutos buscando 'salvar, por exemplo, desisto.

2 curtidas